Corto as molas ou não?
Corto as molas ou não?
Seguinte pessoal...
Meu monza tava com umas rodas orriveis de ferro...
Eram aro 13... coloquei umas 14 e ele ficou cerca de 5 dedos entre o pneu e a lata
Será que eu tiro um pouquinho da mola p ficar com mais estabilidade e dar uma aparência melhor ou deixo assim mesmo?
Ajudem aí...
Preciso de opnião de especialistas!!
Meu monza tava com umas rodas orriveis de ferro...
Eram aro 13... coloquei umas 14 e ele ficou cerca de 5 dedos entre o pneu e a lata
Será que eu tiro um pouquinho da mola p ficar com mais estabilidade e dar uma aparência melhor ou deixo assim mesmo?
Ajudem aí...
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:evil: jamais se corta molas....
a mola é progressiva...as pontas são moles e o centro bem firme...vc cortando os extremos ta deixando a parte dura da mola... incomodo ao guiar.... as molas correm risco de quebrar com o tempo...
vc anda raspando quase tudo que faz o escape abrir o bico e o monobloco começa a trincar...
pode ter ficado com medo....
mas é realidade....
se fizer isso vai ter que escolher rua e andar que nem cobra.... serpentiando de um lado pro outro desviando de buraco...
espero que as ruas dai sejam boas..
recomendo molas especiais aibach springs
a mola é progressiva...as pontas são moles e o centro bem firme...vc cortando os extremos ta deixando a parte dura da mola... incomodo ao guiar.... as molas correm risco de quebrar com o tempo...
vc anda raspando quase tudo que faz o escape abrir o bico e o monobloco começa a trincar...
pode ter ficado com medo....
mas é realidade....
se fizer isso vai ter que escolher rua e andar que nem cobra.... serpentiando de um lado pro outro desviando de buraco...
espero que as ruas dai sejam boas..
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Re: Corto as molas ou não?
Se vc for rebaixar não vá nessa de cortar só as molas!!!Tiago escreveu:Seguinte pessoal...
Meu monza tava com umas rodas orriveis de ferro...
Eram aro 13... coloquei umas 14 e ele ficou cerca de 5 dedos entre o pneu e a lata
Será que eu tiro um pouquinho da mola p ficar com mais estabilidade e dar uma aparência melhor ou deixo assim mesmo?
Ajudem aí...
Preciso de opnião de especialistas!!
Caso vc as corte, faça um trabalho no amortecedor...diminuindo a haste do mesmo; trocando o seu óleo por um mais grosso e por ai vai.
No meu caso, foi preciso apenas diminuir a haste do amortecedor(os amortecedores eram zerados). Vc fazendo esse trabalho nos amortecedores, seu carro ficará com o conforto bem proximo, se não igual ao de um carro original. No meu monzão, não noto diferença...ta mt bom de andar...fora a estabilidade, 100% melhor.
Quanto as molas traseiras, não da pra cortar mola traseira do monza...por conta do formato da mola, quer dizer, até dá...mas não fica bom. O que vc pode fazer, é rebaixar a traseira aquecendo a mola....vc esquenta a mola, ai o carro vai baixando....vc pede pro mecanico parar quando o carro tiver na altura que vc quer...pra resfriar as molas, use óleo...pra não "distemperar" o material da mesma.
Tem gente que não gosta de rebaixar.....mas o monza baixo, com uns aros bonitos...fica lindo de mais. Se vc quiser deixar o seu monza numa boa altura...nada de socar...tire 2 voltas ou 2,5 voltas....no meu caso, tirei o equivalente a 2,5 voltas, o pneu ficou alinhado com o paralama.....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Re: Corto as molas ou não?
pilotos de curvas e assasinos d furmigas cuidado!!.... :P fazem uma coisa irracional...Diego_Paiva escreveu:Se vc for rebaixar não vá nessa de cortar só as molas!!!Tiago escreveu:Seguinte pessoal...
Meu monza tava com umas rodas orriveis de ferro...
Eram aro 13... coloquei umas 14 e ele ficou cerca de 5 dedos entre o pneu e a lata
Será que eu tiro um pouquinho da mola p ficar com mais estabilidade e dar uma aparência melhor ou deixo assim mesmo?
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Caso vc as corte, faça um trabalho no amortecedor...diminuindo a haste do mesmo; trocando o seu óleo por um mais grosso e por ai vai.
No meu caso, foi preciso apenas diminuir a haste do amortecedor(os amortecedores eram zerados). Vc fazendo esse trabalho nos amortecedores, seu carro ficará com o conforto bem proximo, se não igual ao de um carro original. No meu monzão, não noto diferença...ta mt bom de andar...fora a estabilidade, 100% melhor.
Quanto as molas traseiras, não da pra cortar mola traseira do monza...por conta do formato da mola, quer dizer, até dá...mas não fica bom. O que vc pode fazer, é rebaixar a traseira aquecendo a mola....vc esquenta a mola, ai o carro vai baixando....vc pede pro mecanico parar quando o carro tiver na altura que vc quer...pra resfriar as molas, use óleo...pra não "distemperar" o material da mesma.
Tem gente que não gosta de rebaixar.....mas o monza baixo, com uns aros bonitos...fica lindo de mais. Se vc quiser deixar o seu monza numa boa altura...nada de socar...tire 2 voltas ou 2,5 voltas....no meu caso, tirei o equivalente a 2,5 voltas, o pneu ficou alinhado com o paralama.....
disculpas o texto mas ñ sei se estão cientes:
temperar molas pra baixar (jamais!!!) faz com que deixe ela quebradiça ..se o carro é de uso diario e as ruas forem bem onduladas é um problema. quem soca o carro normalmente da umas aceleradas.......das gambis a melhor na minha opnião q funciona seria da presilia que encolhe o tal numero de elos q vcs preferem cortar ,mas mesmo assim com falhas.......
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mas na minha opniãoquem faz essas ``gambis´´ é como andar rapido só com o freio de mão pra frear um carro.(na certa uma hora vai passar sufoco!!!!)......vc está correndo o risco de quebras e chega a correr risco de vida....
vamos a uma teoria em um buraco....
na maioria das vezes quando a galera baixa o carro só corta elos da mola pra terem( tecnologia de boy a custo baixo).........vc ja está tirando o curso de amortecimento do carro por andar com ele mais baixo ...aliando com rodas grandes ja diminue o espaço entre paralama e roda o que possibilita o pneu ficar raspando no paralama..toda vez que estiver ondulação na pista...(rezultado pneu mais gasto nas bordas externas...( desgaste prematuro)... aliando a uma mola cortada ..( a mola helicoidal de qualquer carro começa com as extremidades macias e o centro firmes.... ..( função da mola é dar a altura e ela ser progressiva é de minimizar o impácto)....
-temperando molas vc está tirando as propriedades do material fazendo com que ela perca a elasticidade e fazendo que os próprios elos batam um no outro......facilitando a quebra pelas duas causas..
-cortando os elos, a mola perde a macies só ficando com a parte rigida tendo impactos forte nela ...
a mola menor, o amortecedor perde (dependendo da altura ) uma boa parte da função de amortecimento.( no amortecedor original)...
as vezes fazendo trabalhar o amortecedor até batente... o que rezulta em amortecedores com desgastes prematuros... ( vazamentos,fadigas)
e na certa vai sintir o incomodo do carro ficar quicando em ondulações..pela falta de ação dos amortecedores
uma haste trabalhada de amortecedor ja é um recurso válido aliando a uma mola especial feita por impresas conhecidas seria a melhor ideia pra ñ correr esses riscos...
carro baixo força até homocinética a ter vida util reduzida...
como eu disse...tecnologia de boy e pista..
ninguem vai fazer curvas a 160 por hora ...buscam vizual e pra isso tem q ser feito uma coisa boa..pq as ruas do brasil são pessimas
o barato sempre sai mais caro..
se for gastar com suspensão recomendaria uma suspensão 100% preparada , amortecedores ,torres ,molas,e até travessa anti torção... aquelas q ficam de uma torre a outra....evitam torções pela falta de macies da suspensão as ondulações variados da pista que fazem a carroceria torcer....
amo carros baixos.. teria o meu tmbm..mas por consiencia e por falta de dinheiro pra mandar minha suspensão pra uma impresa reprojetarem ta um pouco longe.. um serviço bom .....aii sim!! é serviço proficional de verdadeiros monzeiro!...
abraços galera..
Putz...
Que horor... Tudo issosó por uma voltinha da mola?!
Éh, naum tenho grana pra fazer uma suspensão preparada, estou quase optando pelo meu sapão... Verde já é, aindamais nessa altura... rsrs
Valeu pesooal pelas dicas, quanto sai mais ou menos pramexer em molas e amortecedores?? E pra fazer a suspensão inteira da monzera????
Que horor... Tudo issosó por uma voltinha da mola?!
Éh, naum tenho grana pra fazer uma suspensão preparada, estou quase optando pelo meu sapão... Verde já é, aindamais nessa altura... rsrs
Valeu pesooal pelas dicas, quanto sai mais ou menos pramexer em molas e amortecedores?? E pra fazer a suspensão inteira da monzera????
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Olhem só esse vectra galera....ele está dessa rabaixado a 8 anos, 8 anos com o mesmo dono...o vecão ainda é turbo.... a 8 anos rebaixado e num teve problema de nada.....um carro rabaixado, ainda mais como esse vectra, exige mais cuidados.... todo ano o dono desmonta td a suspensão pra ver se ta td OK... e anda com muito cuidado. REBAIXAR, É PRA QUEM GOSTA!!!
A suspensão desse vectra é fixa, os amortecedores foram trabalhados.
Fotos do vecão socado com umas roda 17":
A proxima coisa que farei em meu carro é colocar uma barra anti-troção.
A respeito de "temperar" a mola, houve um entendimento errado....não quis dizer que ao resfriar a mola com óleo vc estará deixando a mesma mais resistente....longe disso, quis dizer, que refriando a mola com óleo, esta sofrerá menos que se fosse resfriar com água.... já vi isso em vários site's de preparação.
http://www.carbritus.com/info/rebaixar.htm
Ai nesse site tem algumas informações sobre rebaixar, as presilhas para o rebaixamento parece se o menos indicado.
A suspensão desse vectra é fixa, os amortecedores foram trabalhados.
Fotos do vecão socado com umas roda 17":
A proxima coisa que farei em meu carro é colocar uma barra anti-troção.
A respeito de "temperar" a mola, houve um entendimento errado....não quis dizer que ao resfriar a mola com óleo vc estará deixando a mesma mais resistente....longe disso, quis dizer, que refriando a mola com óleo, esta sofrerá menos que se fosse resfriar com água.... já vi isso em vários site's de preparação.
http://www.carbritus.com/info/rebaixar.htm
Ai nesse site tem algumas informações sobre rebaixar, as presilhas para o rebaixamento parece se o menos indicado.
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na verdade no resfriamento é usado em um tambor oleo e agua a temperatura ambiente.....os dois por ñ se misturarem e pelo oleo ser mais leve fica na camada de cima....
nunca um ou outro....seria errado.
digo isso pq minha oficina tempera placas de bombas eagente usa esse mesmo processo de suas molas.....
no caso em placas de bomba de direção fica vitrificadas.... seria uma especie de reaproveitar as placas ja gastas....
e as molas perdem a elasticidade própria .
quanto ao vectra existe conserteza uma manutenção na suspensão..ou é carro que trafega ingatinhando....bem d vagar...ai nunca vai dar problema.....
um cara que sabe rebaixar e tem consiencia d andar na manhã em buracos...
nunca um ou outro....seria errado.
digo isso pq minha oficina tempera placas de bombas eagente usa esse mesmo processo de suas molas.....
no caso em placas de bomba de direção fica vitrificadas.... seria uma especie de reaproveitar as placas ja gastas....
e as molas perdem a elasticidade própria .
quanto ao vectra existe conserteza uma manutenção na suspensão..ou é carro que trafega ingatinhando....bem d vagar...ai nunca vai dar problema.....
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É isso mesmo, o cara é super cuidadoso, sou do mesmo jeito, cuido mais do monzão que de mimpaulinho_street13 escreveu:
um cara que sabe rebaixar e tem consiencia d andar na manhã em buracos...
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