Relê do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Carlos A. Freire escreveu:Se o motor parou de girar, deve verificar se chega tensão nele. Se não chegar, não adianta mexer nele.
Se chega tensão e não gira, está com defeito e nesse caso é preciso ter conhecimento em motores elétricos DC para fazer manutenção. Pode ter problemas também nos contatos que vão na engrenagem, como mostrado neste tópico.
Se o motor gira, mas a engrenagem não, ela pode estar quebrada e pode ser substituída.
Para quem tem conhecimento em manutenção de motores elétrico é bem simples fazer esse tipo de manutenção.

Abs.

Carlos Freire
Bom, eu não tenho muito conhecimento, mas também não tinha quando comprei o carro e já fiz muita coisa nele, rs! Enfim, amanhã com uma lâmpada de testes vou verificar a tensão e a partir, dai procurar a origem do defeito. Vai ser tiro no escuro, mas vou tentar.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Então pessoal, o motor do meu limpador realmente foi para o beleléu. Troquei por um recondicionado do mesmo tipo (tomada branca) e agora me permanece uma dúvida.

A minha função temporizada (o primeiro toque para cima na chave do limpador, velocidade menor - sobe, desce, para; sobe, desce, para) parou de funcionar após a troca do motor, agora, na primeira velocidade, o motor trabalha na forma mais lenta, porém constante, não fica mais naquele movimento alternado como original. O que será que deu errado?
Uma outra coisa chata, é que as palhetas não ficam mais na horizontal quando descem para posição de descanso, elas ficam num ângulo de uns 15 graus mais ou menos.. Dá para regular isso colocando o motor em descanso e depois soltando e descendo as palhetas?

O relê está ok, troquei o relê temporizador original GM 90069864 azul que estava no meu carro, por outro também original. Assim como o fusível M2 de 15A que havia queimado. O comando do limpador também foi trocado.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17767
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descrição do problema, colocou um motor com aplicação errada para seu Monza ou o relê está com problema. Mas acredito no motor.

Quanto a posição de descanso, remova os braços das palhetas, ligue o motor do limpador e desligue para que fique na posição de descanso. Depois coloque os braços na posição desejada e aperte as porcas.

Não me lembro como é o eixo do motor do limpador do Monza antes de 93, com conector branco. Mesmo porque, tem Bosch, Arno e Delco e não foi informado qual estava e qual colocou.
Nos modelos de 93 em diante, o Bosch tem um encaixe que se errar a posição, a posição de descanso será com a palheta no fim de curso vertical. No Dyna e Delco importado, usa estrias que pode ser colocado em várias posição, causando erro de montagem.

Então, na montagem do motor na máquina, tenha certeza de que o motor está na posição descanso, se preciso ligue e desligue para que vá nessa posição e coloque o braço da máquina de maneira que fique alinhado com a haste do eixo do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 173
Registrado em: 10 Mar 2009, 10:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Takegava »

Pessoal, desculpa desenterrar este tópico mais uma vez, rsrsrsrs!

O Monza do meu pai é um Club 1994, e atualmente, o motor do para-brisa só funciona com a chave na terceira posição (rápida).

Vi que tinha um amigo com o mesmo problema neste tópico, mas como a maioria tinha problemas com a chave nas 1ª e 2ª posição, fiquei na dúvida se o problema do relê também se aplica com a chave na 3ª posição.

Caso seja problema no relê, alguém teria uma foto do local do relê, visto que ele não fica na caixa de fusíveis?
TAKEGAVA
Monza Classic SE 88/89 - 2.0 Álcool - VENDIDO
Monza SL/E 1993 - EFI 2.0 Álcool - Completo - ATUAL
Fotos ~~> http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=5&t=7651
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Takegava

Atrás da caixa de fusíveis existem 5 colunas com soquetes para relés.
Cada coluna possui 2 fileiras.
Quem serviu nas forças armadas sabe como é. :lol:

Segundo o catálogo de peças, nos Monza até 93 o relé temporizador do limpador de para-brisas (embora no catálogo conste o nome de relê do temporizador do lavador do para-brisas) é o da 2ª coluna, 2ª fileira.
É o relé de número 15 no desenho abaixo.
Seu número de peça é 52255944
Imagem

Se o catálogo que tenho aqui estiver correto e o relé for esse mesmo (não consta nenhum outro na figura para limpador de para-brisa), é isso aí.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Takegava
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 173
Registrado em: 10 Mar 2009, 10:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Takegava »

Boa tarde Luiz Carlos..

No meu caso, eu tenho um Monza 93, porém o problema em questão é no Monza do meu pai, um Club 1994
TAKEGAVA
Monza Classic SE 88/89 - 2.0 Álcool - VENDIDO
Monza SL/E 1993 - EFI 2.0 Álcool - Completo - ATUAL
Fotos ~~> http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=5&t=7651
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17767
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O problema é que o carro em questão é um Monza Club 94, onde todos relês temporizados estão em um módulo, fixado acima da caixa de fusíveis.
Recomendo abrir esse módulo e verificar se não tem trilhas da placa d circuito impresso abertas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caramba gente!

Como eu pude deixar de notar que o problema era no Monza 94 do pai do jovem? To ficando velho! :(

Bom, valeu a intenção. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder