Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Set 2009, 23:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por kuhfuss »

Senhores.

Vou instalar GNV no meu monza, tô pesquisando preço e os instyaladores estão dizendo que o monza não pega variador de avanço cabeado (instalado na roda fônica) pois ele não tem este sensor!!! :?: Só instalam o AGS que pega o sinal do MAF.

Esta informação procede?? Se procede, existe um outro tipo de variador que eu possa pedir que consiga avançar mais o carro? Acho que este AGS só avança 6º.

Será que o monza precisa mesmo de variador de avanço, com um motorzão desses???

Me ajudem aí, pois eu instalei no palio um AGS e ficou uma porcaria, só melhorou quando botei o Tury T30 cabeado.

sds.
A pé!!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com relação a adaptação para GNV não tenho muitas informações e por isso não posso ajuda-lo.
O Monza não tem roda fônica. O sensor de rotação e informação do PMS para o MCE do Monza EFI fica dentro do distribuidor, onde fica a bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por Wagner »

Bom dia pessoal!

Estou pegando uma carona.

Carlos Freire por gentileza traduza as siglas

MAF
PMS
MCE

Meu monza é SL/E 92 EFI 2.O GASOLINA e tem estas coisas,rsrsrsrsrs???????? :)
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner,

MAF: mass air flow - medidor de fluxo de massa de ar, usado nos modelos MPFI.
PMS: Ponto morto superior - Quando pistão chega no ponto mais alto no cilindro.
MCE: Módulo de Controle Eletrônico ou Módulo de Injeção Eletrônica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 298
Registrado em: 22 Out 2007, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por Wagner »

Carlos A. Freire escreveu:Wagner,

MAF: mass air flow - medidor de fluxo de massa de ar, usado nos modelos MPFI.
PMS: Ponto morto superior - Quando pistão chega no ponto mais alto no cilindro.
MCE: Módulo de Controle Eletrônico ou Módulo de Injeção Eletrônica.

Abs,

Carlos Freire

:smt020 :smt020 eu sabia que podia contar com a turma vlw Freire, Abs.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 119
Registrado em: 24 Set 2009, 23:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por kuhfuss »

Carlos A. Freire escreveu:Com relação a adaptação para GNV não tenho muitas informações e por isso não posso ajuda-lo.
O Monza não tem roda fônica. O sensor de rotação e informação do PMS para o MCE do Monza EFI fica dentro do distribuidor, onde fica a bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire

Carlos.

Liguei para umas 10 lojas de conversão, cada um fala uma coisa, só uma loja que acertou então, esse carro não tem sensor de roda fônica, ele falou que teria que instalar o variador na bobina do distribuidor (presumo que seja no PMS ou no sensor de rotação, sei lá rs) ou no MAF, só que no MAF eu sei que é pura ilusão, não avança porcaria alguma. Acabei de andar (agorinha mesmo) no Kadett de um colega meu aqui no trabalho, e é 2.0 MPFI, ele tirou o variador, e o carro anda muito no gás, a difernça é pouca, e com relação ao consumo está ótimo, fazendo uma média de 10 a 11Km por m³.

Tô chegando a conclusão que vou economizar uma pratinha na instalação, vou pedir pra colocar sem variador.

O que vc acha?

Por enquanto tô "correndo preço" rsrsr

sds
A pé!!!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por 500EF »

Vou repetir a sugestão que sempre dou para os donos de monza/kadett com GNV.

Se você anda muito mais com gás (só usa gasolina/álcool em emergências), você pode fazer uma marca no distribuidor na posição original e outra na posição avançada para GNV e andar com uma chave de boca no porta-luvas.

Assim, você faz um adiantamento que nem em sonho esses "variadoidos de avanço" vão fazer e se precisar em uma emergência, em 2 minutos afrouxa o parafuso do distribuidor, muda a posição para a marca original e aperta outra vez. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos.

Liguei para umas 10 lojas de conversão, cada um fala uma coisa, só uma loja que acertou então, esse carro não tem sensor de roda fônica, ele falou que teria que instalar o variador na bobina do distribuidor (presumo que seja no PMS ou no sensor de rotação, sei lá rs) ou no MAF, só que no MAF eu sei que é pura ilusão, não avança porcaria alguma. Acabei de andar (agorinha mesmo) no Kadett de um colega meu aqui no trabalho, e é 2.0 MPFI, ele tirou o variador, e o carro anda muito no gás, a difernça é pouca, e com relação ao consumo está ótimo, fazendo uma média de 10 a 11Km por m³.

Tô chegando a conclusão que vou economizar uma pratinha na instalação, vou pedir pra colocar sem variador.

O que vc acha?
O que posso dizer é sobre o sistema original do Monza. Como todos sabem, não sou fã de adaptações que alteram o projeto original do carro (GNV, álcool X gasolina, rebaixar suspensão, turbo, tunning...), eu não procuro nem saber como fazer.

O Monza EFI não usa MAF (medidor de fluxo de massa de ar), que usa é o Monza MPFI ou Kadett GSI. O Monza e Kadett EFI usam sensor MAP (sensor de pressão absoluta). Eles tem funcionamento diferentes.
A sigla PMS se refere ao pistão, ou seja, o momento que atingiu sua maior altura na subida, antes de começar a descer.

Se não sentir confiança ou se tiver resposta convincente sobre o funcionamento ou instalação nessa adaptação, procure outro reparador ou oficina.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder