Página 1 de 2

Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 09:40
por kuhfuss
Senhores.

Vou instalar GNV no meu monza, tô pesquisando preço e os instyaladores estão dizendo que o monza não pega variador de avanço cabeado (instalado na roda fônica) pois ele não tem este sensor!!! :?: Só instalam o AGS que pega o sinal do MAF.

Esta informação procede?? Se procede, existe um outro tipo de variador que eu possa pedir que consiga avançar mais o carro? Acho que este AGS só avança 6º.

Será que o monza precisa mesmo de variador de avanço, com um motorzão desses???

Me ajudem aí, pois eu instalei no palio um AGS e ficou uma porcaria, só melhorou quando botei o Tury T30 cabeado.

sds.

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 09:52
por Carlos A. Freire
Com relação a adaptação para GNV não tenho muitas informações e por isso não posso ajuda-lo.
O Monza não tem roda fônica. O sensor de rotação e informação do PMS para o MCE do Monza EFI fica dentro do distribuidor, onde fica a bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 10:42
por Wagner
Bom dia pessoal!

Estou pegando uma carona.

Carlos Freire por gentileza traduza as siglas

MAF
PMS
MCE

Meu monza é SL/E 92 EFI 2.O GASOLINA e tem estas coisas,rsrsrsrsrs???????? :)

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 10:53
por Carlos A. Freire
Wagner,

MAF: mass air flow - medidor de fluxo de massa de ar, usado nos modelos MPFI.
PMS: Ponto morto superior - Quando pistão chega no ponto mais alto no cilindro.
MCE: Módulo de Controle Eletrônico ou Módulo de Injeção Eletrônica.

Abs,

Carlos Freire

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 11:49
por Wagner
Carlos A. Freire escreveu:Wagner,

MAF: mass air flow - medidor de fluxo de massa de ar, usado nos modelos MPFI.
PMS: Ponto morto superior - Quando pistão chega no ponto mais alto no cilindro.
MCE: Módulo de Controle Eletrônico ou Módulo de Injeção Eletrônica.

Abs,

Carlos Freire

:smt020 :smt020 eu sabia que podia contar com a turma vlw Freire, Abs.

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 12:04
por kuhfuss
Carlos A. Freire escreveu:Com relação a adaptação para GNV não tenho muitas informações e por isso não posso ajuda-lo.
O Monza não tem roda fônica. O sensor de rotação e informação do PMS para o MCE do Monza EFI fica dentro do distribuidor, onde fica a bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire

Carlos.

Liguei para umas 10 lojas de conversão, cada um fala uma coisa, só uma loja que acertou então, esse carro não tem sensor de roda fônica, ele falou que teria que instalar o variador na bobina do distribuidor (presumo que seja no PMS ou no sensor de rotação, sei lá rs) ou no MAF, só que no MAF eu sei que é pura ilusão, não avança porcaria alguma. Acabei de andar (agorinha mesmo) no Kadett de um colega meu aqui no trabalho, e é 2.0 MPFI, ele tirou o variador, e o carro anda muito no gás, a difernça é pouca, e com relação ao consumo está ótimo, fazendo uma média de 10 a 11Km por m³.

Tô chegando a conclusão que vou economizar uma pratinha na instalação, vou pedir pra colocar sem variador.

O que vc acha?

Por enquanto tô "correndo preço" rsrsr

sds

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 13:42
por 500EF
Vou repetir a sugestão que sempre dou para os donos de monza/kadett com GNV.

Se você anda muito mais com gás (só usa gasolina/álcool em emergências), você pode fazer uma marca no distribuidor na posição original e outra na posição avançada para GNV e andar com uma chave de boca no porta-luvas.

Assim, você faz um adiantamento que nem em sonho esses "variadoidos de avanço" vão fazer e se precisar em uma emergência, em 2 minutos afrouxa o parafuso do distribuidor, muda a posição para a marca original e aperta outra vez. :smt023

Re: Monza EFI tem sensor na roda Fônica?

Enviado: 07 Out 2009, 13:57
por Carlos A. Freire
Carlos.

Liguei para umas 10 lojas de conversão, cada um fala uma coisa, só uma loja que acertou então, esse carro não tem sensor de roda fônica, ele falou que teria que instalar o variador na bobina do distribuidor (presumo que seja no PMS ou no sensor de rotação, sei lá rs) ou no MAF, só que no MAF eu sei que é pura ilusão, não avança porcaria alguma. Acabei de andar (agorinha mesmo) no Kadett de um colega meu aqui no trabalho, e é 2.0 MPFI, ele tirou o variador, e o carro anda muito no gás, a difernça é pouca, e com relação ao consumo está ótimo, fazendo uma média de 10 a 11Km por m³.

Tô chegando a conclusão que vou economizar uma pratinha na instalação, vou pedir pra colocar sem variador.

O que vc acha?
O que posso dizer é sobre o sistema original do Monza. Como todos sabem, não sou fã de adaptações que alteram o projeto original do carro (GNV, álcool X gasolina, rebaixar suspensão, turbo, tunning...), eu não procuro nem saber como fazer.

O Monza EFI não usa MAF (medidor de fluxo de massa de ar), que usa é o Monza MPFI ou Kadett GSI. O Monza e Kadett EFI usam sensor MAP (sensor de pressão absoluta). Eles tem funcionamento diferentes.
A sigla PMS se refere ao pistão, ou seja, o momento que atingiu sua maior altura na subida, antes de começar a descer.

Se não sentir confiança ou se tiver resposta convincente sobre o funcionamento ou instalação nessa adaptação, procure outro reparador ou oficina.

Abs,

Carlos Freire