Relê do limpador de para-brisa
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 176
- Registrado em: 25 Ago 2007, 12:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
No meu carro só não funcionava a temporização da posição 1, a temporização quando se liga o esguicho funcionava normalmente.
Testei a chave e vi que estava normal.
Daí fui para o relé temporizador, isto é, existe um relé só para temporizar quando se liga a posição 1 da alavanca ou se aciona o esguicho lavador. Era um resistor dentro do relé que estava com defeito.
Testei a chave e vi que estava normal.
Daí fui para o relé temporizador, isto é, existe um relé só para temporizar quando se liga a posição 1 da alavanca ou se aciona o esguicho lavador. Era um resistor dentro do relé que estava com defeito.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1502
- Registrado em: 19 Out 2009, 08:54
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
Pessoal...
O limpador do meu Monza parou de funcionar no 1º Estágio (c/ Temporizador) e no 2º Estágio (Vel. Média)
O esguicho tbm não funciona mais...
Ele só funciona na 3º Posição (Rápida), e ao desligar ela para onde estiver, NÃO retornando a posição de descanso...
O fusível está OK. Será o Relê que está com problemas ou seria a chave??? :smt017
Ajudem por favor, pois está chovendo para cá... kkkk!
O limpador do meu Monza parou de funcionar no 1º Estágio (c/ Temporizador) e no 2º Estágio (Vel. Média)
O esguicho tbm não funciona mais...
Ele só funciona na 3º Posição (Rápida), e ao desligar ela para onde estiver, NÃO retornando a posição de descanso...
O fusível está OK. Será o Relê que está com problemas ou seria a chave??? :smt017
Ajudem por favor, pois está chovendo para cá... kkkk!
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17769
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Sintoma é de relê com problemas. Mas sem estar com veículo presente para avaliação, não podemos dizer com certeza qual o defeito.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 148
- Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
O meu carro está com um defeito chato.
Quando liga o temporizador ele vai até o final e para no meio do vidro, nas outras velocidades ele funciona direitinho, massssss se vc desligar a chave do limpador ele para onde estiver.
Está osso.
Alguém poderia falar se é o relê, e onde esse relê se localiza, qual a cor dele?
Quando liga o temporizador ele vai até o final e para no meio do vidro, nas outras velocidades ele funciona direitinho, massssss se vc desligar a chave do limpador ele para onde estiver.
Está osso.
Alguém poderia falar se é o relê, e onde esse relê se localiza, qual a cor dele?
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4222
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
kadettazul
O sistema elétrico do limpador de para-brisas é um pouco complicado.
Além da alimentação elétrica do motor, que é ativada qdo se liga o limpador, existe um circuito auxiliar, responsável por levar as palhetas para a posição de descanso.
A alimentação desse sistema é ativada logo ao ligar da chave de ignição. Nota-se isso qdo se desliga o motor do carro com o limpador funcionando e as palhetas param no meio do caminho. Ao ligar a chave as palhetas se movimentam até a posição de descanso.
O que interrompe essa corrente é um interruptor dentro do motor do limpador.
Então, no seu caso, pode estar havendo problemas internos no motor (o interruptor não está fechando o circuito) ou a alimentação desse circuito, externamente ao motor, está interrompida.
Abraços
O sistema elétrico do limpador de para-brisas é um pouco complicado.
Além da alimentação elétrica do motor, que é ativada qdo se liga o limpador, existe um circuito auxiliar, responsável por levar as palhetas para a posição de descanso.
A alimentação desse sistema é ativada logo ao ligar da chave de ignição. Nota-se isso qdo se desliga o motor do carro com o limpador funcionando e as palhetas param no meio do caminho. Ao ligar a chave as palhetas se movimentam até a posição de descanso.
O que interrompe essa corrente é um interruptor dentro do motor do limpador.
Então, no seu caso, pode estar havendo problemas internos no motor (o interruptor não está fechando o circuito) ou a alimentação desse circuito, externamente ao motor, está interrompida.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17769
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Nos veículos que não tem temporizador do limpador, o retorno a posição de descanso é feita pelo próprio motor, onde na engrenagem tem chapas nas costas que dão contato com os terminais. Nos veículos com temporizador, o relê temporizador é responsável pelo retorno a posição de descanso e nas funções temporizadas, como a intermitência e o ciclo de três movimentos ao acionar o lavador do para brisas. Nesses casos, ao remover o relê temporizador, o limpador para onde for desligado.
Já temos tópicos sobre esse assunto, onde já foi discutido esse funcionamento.
Com relação ao defeito do Kadett Azul, eu procuraria verificar se a chave do limpador não está interrompendo a alimentação do relê ou motor, se a engrenagem ou os contatos internos não estão com problemas e o próprio relê temporizador.
Abs,
Carlos Freire
Já temos tópicos sobre esse assunto, onde já foi discutido esse funcionamento.
Com relação ao defeito do Kadett Azul, eu procuraria verificar se a chave do limpador não está interrompendo a alimentação do relê ou motor, se a engrenagem ou os contatos internos não estão com problemas e o próprio relê temporizador.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 148
- Registrado em: 27 Nov 2009, 23:08
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Relê do limpador de para-brisa
Então, eu lembro que aqui tem um tpc com a localização de tds os relês, mas não estou mais conseguindo acha-los.
Queria ver qual era o relê responsável pela temporização e pelo limpador.
O meu não funciona quando joga água, e o temporizador quando liga ele vai lá em cima e na volta pára no meio do vidro, quando ele temporiza de novo ele desce, sobe e pára de novo no meio do vidro.
E a outra coisa é que quando desligo a chave do limpador, ele para onde estiver, por isso acho q é o relê temporizador.
Queria ver qual era o relê responsável pela temporização e pelo limpador.
O meu não funciona quando joga água, e o temporizador quando liga ele vai lá em cima e na volta pára no meio do vidro, quando ele temporiza de novo ele desce, sobe e pára de novo no meio do vidro.
E a outra coisa é que quando desligo a chave do limpador, ele para onde estiver, por isso acho q é o relê temporizador.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17769
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Relê do limpador de para-brisa
Fica na parte traseira da caixa de fusíveis. Procure pelo código original: 93203242
Esse relê é utilizado no Monza de 82 a 93. A partir de 1994 passou a ficar interno a um módulo temporizado, onde tem várias funções.
Abs,
Carlos Freire
Esse relê é utilizado no Monza de 82 a 93. A partir de 1994 passou a ficar interno a um módulo temporizado, onde tem várias funções.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP