teste escreveu:Dexa eu ve se eu entendi... na hora da montagem.. vc coloca o pino no tensor. ai vc tensiona pela bomba dgua. e depois vc tira o pino? e que eu nao entendo pq a bomba dgua tem um lugar certo pra fica. como eu vo tencionar e deixar ela no lugar certo
A bomba d'água tem um movimento fora de centro no seu corpo. Então ao girar, se estica ou afrouxa a correia dentada. O pino no tensionador da correia dentada no Monza de 89 a 95 é para referência de que ponto a correia será tensionada. Não deve funcionar com pino aplicado. Na verdade o pino é uma ferramenta, onde tem uma ponta mais larga que a outra, como referência para tensão em correia nova ou usada.
A bomba d'água é fixada por três parafusos com arruelas, se soltar os parafusos e girar ela se mantém no mesmo lugar, e dependendo para o lado que girar estica ou afrouxa a correia.
No Monza 96, Vectra, Astra, Omega e até mesmo o Corsa que usa outra bomba e correia, mas é do mesmo jeito, se deixa a bomba no ponto de referência e estica a correia pelo tensionador.
Abs,
Carlos Freire