TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

Gilson_oa escreveu:Amigos,

Tenho um monza 96 2.0 , aqui em são paulo não estou localizando o tensor de correia do alternador, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a encontrar essa bendita peça....

Gilson,

há algo errado com o Ano/Modelo do seu GL... as informações sobre seu Monza. A partir de 1992 até 96 ssão com ignição eletrônica EFI ou MPFI

Aabs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Procure na Accioly 11 6120-6800, Koga Koga 11 6120-1000 e no Mercado Car 11 2206.5000.

Se não encontrar original, procure pela peça fabricada pela INA, que é quem fornece para montadora.

No Monza de 91 a 96 com DH original de fábrica, o tensionador atua na correia da DH e alternador.
No Monza 96, a correia dentada e tensionador são diferentes dos modelos anteriores.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por teste »

Uma Duvida, Pelo que eu entendi. no monza ate 95. para tirar a correia vc alinha o tencionador com um buraco, coloca um pino trava ele la. tira a correia, coloca outra, e solta o pino. certo? no caso de tencionar pela bomba dagua nao seria apenas nos monzas que nao tem tencionador? ou o unico que nao mexe na bomba e o 96?

Grato.!!!
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por waldir »

teste escreveu:Uma Duvida, Pelo que eu entendi. no monza ate 95. para tirar a correia vc alinha o tencionador com um buraco, coloca um pino trava ele la. tira a correia, coloca outra, e solta o pino. certo? no caso de tencionar pela bomba dagua nao seria apenas nos monzas que nao tem tencionador? ou o unico que nao mexe na bomba e o 96?

Grato.!!!

Há 3 situações:
1- se somente trocar a correia dentada e ou também o tensionador o sistema é esse mesmo, travar o tensionador para a correia sair e entrar mais fácil.

2- se for trocar a bomba d'água convém marcar a posição no bloco da anterior e ajustar a nova bomba para a marcação da anterior, para que o tensionador faça o seu papel de tensionar, ou terá que ajustar o conjunto girando a bomba para evitar a CD frouxa.

3- a bomba é tensionadora para veículos que não tem o tensionador para a CD

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 2&p=232736
Editado pela última vez por waldir em 31 Dez 2011, 09:39, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em todo Monza de 82 a 96 se pode tensionar a correia dentada pelo movimento do corpo da bomba d'água, independente de ter ou não tensionador e do tipo dele.

Vamos lá... O Monza de 89 a 95: Para remover a correia não é preciso colocar o pino, pois ele é apenas referência para montagem da correia. Pode forçar para baixo para tirar a pressão e remover a correia ou mesmo soltar o tensionador do carro.
Na montagem da correia é que se põe o pino de acordo com a situação de correia nova ou usada e faz o tensionamento pela bomba d'água. Neste caso, o tensionador não tem ajuste, apenas tem o furo para referência.

No Monza 96, não é preciso mexer na bomba d'água, pois o tensionador tem ajuste. Ou seja, se coloca a correia dentada e co uma chave chave alen (não me lembro se é 6 ou 7) estica a correia totalmente, dá duas voltas no motor e solta para que a marcação de referência fique na condição de correia nova ou usada, conforme o caso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por teste »

Dexa eu ve se eu entendi... na hora da montagem.. vc coloca o pino no tensor. ai vc tensiona pela bomba dgua. e depois vc tira o pino? e que eu nao entendo pq a bomba dgua tem um lugar certo pra fica. como eu vo tencionar e deixar ela no lugar certo
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

teste escreveu:Dexa eu ve se eu entendi... na hora da montagem.. vc coloca o pino no tensor. ai vc tensiona pela bomba dgua. e depois vc tira o pino? e que eu nao entendo pq a bomba dgua tem um lugar certo pra fica. como eu vo tencionar e deixar ela no lugar certo

A bomba d'água tem um movimento fora de centro no seu corpo. Então ao girar, se estica ou afrouxa a correia dentada. O pino no tensionador da correia dentada no Monza de 89 a 95 é para referência de que ponto a correia será tensionada. Não deve funcionar com pino aplicado. Na verdade o pino é uma ferramenta, onde tem uma ponta mais larga que a outra, como referência para tensão em correia nova ou usada.

A bomba d'água é fixada por três parafusos com arruelas, se soltar os parafusos e girar ela se mantém no mesmo lugar, e dependendo para o lado que girar estica ou afrouxa a correia.

No Monza 96, Vectra, Astra, Omega e até mesmo o Corsa que usa outra bomba e correia, mas é do mesmo jeito, se deixa a bomba no ponto de referência e estica a correia pelo tensionador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TENSIONADOR/ESTICADOR DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por teste »

Hum... mas dependendo eu posso da a sorte de trocar a correia sem precisar mexer na bomba. ou isso se torna obrigatorio???

Grato!!!
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder