Re: Instalando freios de 280/288mm dianteira(sem adaptaçao)
Enviado: 20 Jan 2015, 23:19
José todo carro com essa configuração de distribuição 70/30 a dianteira trava primeiro, isso é segurança pro carro não rodar...
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não. todo carro é destinado freiar mais a frente. 70% da pressao hidraulica pra frente e o restante fica atrás na distribuição, pode variar um pouco os números dependendo da engenharia do veiculo, mas sempre a frente é mais que atrás, é a frente que esta com toda inércia. isso sempre vai fazer o carro afundar a frente, é físico. quem freia o carro é a frente, nao atras... atrás é so pra o carro alinhar e ajudar um pouco se tiver peso atrás. se fosse o contrario 30/70 , atrás abaixaria, e dava um cavalo. cavalo de pau é 100% atras por exemplo...As válvulas equalizadoras estão ligadas em alguma parte da suspensão e conseguem detectar o mergulho da frente, mudando a distribuição da pressão hidráulica?
não, esta esquecendo novamente. ao melhorar os freios(disco maior) seja la onde for, tem que aumentar o diâmetro das rodas pra caber os discos e pinça. isso te obriga a por 4 rodas maiores, portanto nao tem como travar as traseiras nessa situaçao como ja explicado. roda maior gera mais torque naturalmente, mais torque, precisa de disco maior. entao nao tem como travar. e nao esquece que esta distribuído pra nao travar atras 70/30%Mas, numa situação onde mantém o sistema dianteiro e melhora o traseiro, a tendência é que as rodas traseiras travariam antes das dianteiras, certo?
não te preocupe com isso, sempre foi possível antes mesmo da troca. como ja explicamos, todo carro tem "70/30%" na distribuição de forças... ou seja, a frente sempre afunda.*Quando montei os discos frisados e ventilados do Corsa 1.6 no meu carro, fiquei com medo de desbalancear o conjunto, fazendo com que a frente afundasse e por consequência as rodas traseiras travassem antes das dianteiras. Isso é possível?
exato José, a ilustração fica mais fácil quando agente lembra que pra afrouxar um parafuso emperrado(disco de freio) se usa uma alavanca maior(roda). ou seja o parafuso que no caso seria o disco de freio acaba cedendo a força maior do torque feita pelo cabo estendido que no caso seria a "roda maior". então todo aumento de torque tem que acompanhar o aumento do disco de freio pra nao falhar os freios, e isso pouca gente sabe. ou faz que não sabe em alguns casos isolados.José Leal escreveu:Rafaelo, vc acertou o "ponto G" da minha dúvida. Eu não tinha levado em consideração o diâmetro maior da roda.
sim, esse efeito que tu sentiu na pratica é oque expliquei antes, do aumento do torque proporcional ao aumento do raio, porem se tivesse aumentado o diâmetro dos freios seria o contrario do ocorrido. se pisaria bem menos no pedal pro carro parar... eu ja tive rodas 15" no monza hatch e com freios de fabrica 236mm e pistao 48mm era horrível!!!! ja tive 14" e ja tive 13" com mesmo freios de fabrica, nessa ultima era menos pior pq esse modelo é ruim de freios de qualquer forma rsrsrsr. nao é atoa que em 1988 o monza usou pistao 54mm e manteve os 236mm, ate ja discuti isso aqui mas o pessoal acha que falo demais. é ruim mesmo fazer oque.José Leal escreveu: De fato, quando troquei as rodas originais 13 pelas ventilador 15, ainda com o sistema de freio original, senti que poderia afundar mais o pé no freio sem que as rodas travassem. Mas eu imaginava que seria somente pelo fato da troca dos pneus 165 pelos 195. Como disse, eu não pensei na "alavanca" maior que a roda 15 proporciona.
A troca do disco de freio sólido pelo ventilado foi justamente para evitar o fadigamento do sistema.
verdade, saíram poucos modelos com EBD, na Bosch foi apenas a partir de da versao 8.0 que sairam na GM acima de 2009 agile,vectra,astra,zafira. e diga de passagem ultrapassado! o bosch 8.0 foi lançado em 2004José Leal escreveu: Sobre o sistema ABS, meu Vectra tinha, apesar de ser um modelo antigo Kelsey Hayes. Mas lembro-me que tinha tb o sistema EBD. Obviamente era bem mais seguro frear o carro e ainda tinha a possibilidade de manobra-lo.
Sem palavras pela excelente explicação. Só posso agradecer mesmo.
Grande abraço!