mspagiari escreveu: ↑22 Mar 2018, 22:30
Acho q descobri o q era... o tal "wd genérico" travou o miolo... resolvi injetando o bom e velho oleo singer e destravou, mas é necessário a troca do miolo, pq tá com uma folga entre as posições "B" E "1" e não trava o volante, o fato de não travar o volante seria o miolo? .
Isto q dá ficar borrifando wd genérico nas peças a toa.
De tempos em tempos eu aplico desengripante em todas as fechaduras, inclusive no cilindro de partida. Foi recomendação de um chaveiro e nunca tive problemas. Faço isso também nas fechaduras de casa e do serviço.
A trava do volante fica no cilindro externo. Vai ter de avaliar se o defeito está no cilindro interno que não a libera ou se é defeito mesmo do cilindro externo. Se remover o cilindro interno (miolo) e travar o volante o defeito está nele.
Pois é pessoal, eu sempre lubrifico com grafite em pó. Nunca tive problemas com as chaves, com exceção do Vectra que estava com problema no comutador (mau contato) daí a ponta do cilindro quebrou por força-lo indevidamente. Tem unas marcas de grafite que vem em spray. que alcança bem no fundo dos cilindros. O problema de utilizar spray com lubrificante líquido (óleo) é que com o tempo, a poeira e detritos pode travar as linguetas dos segredos. Já aconteceu uma vez comigo. Por isso eu deixei de utilizar (óleo lubrificante) nas fechaduras.
Abraços,
Gilmar
Imagino que o grafite suja muito também. Ele é pó e ocupa espaço nos cilindros.
Faz muitos anos que uso desengripante em todas as fechaduras dos carros, do serviço e de casa e nunca tive problemas. O próprio chaveiro de confiança recomendou o uso de desengripante e não usar grafite... Agora é de cada um...
Concordo plenamente com você. Todos lubrificantes tem seus prós e contras.eu já consegui recuperar uma chave seta lavando simplesmente com querosene enxaguando com água!
Mas cada um precisa avaliar e decidir. É isso aí.
Ab5,
Gilmar
Pior q taquei wd por prevenção, pq tava macio até demais.
O volante não trava qdo retiro a chave. Mas já comprei assim há 3 anos.
Bom,pelo menos voltou ao q estava antes, mas a chave sai do miolo mesmo com motor ligado, e o pior, descobri q qualquer chave liga o carro!!! Sei lá o q o ex-dono fez, creio q o encaixe da chave no miolo está com muita folga.
Mspagiari
Um bom chaveiro resolve o problema. Ele retira o cilindro e refaz os segredos, ou se estiver muito gato troca por um novo e refaz os segredos mantendo a mesma chave. Pode ser também que a chave esteja muito gasta, neste caso será preciso fazer outra, mas como eu disse lá acima, um bom chaveiro resolve o problema. No meu caso tive que fazer isso no meu Vectra, mantendo a mesma chave pra todas as fechaduras. Não época (uns 2 anos) paguei 50 reais.
Abraços
Gilmar
Eu tive problemas no cilindro (miolo) do meu EX SL/E 91 lá nos anos 90 e, nesse GLS 96 lá no começo dos anos 2000, tive problemas com a trava de volante.
O meu chaveiro resolveu os dois casos, no primeiro apenas com a troca do miolo e no segundo, com a troca do cilindro completo. Todos os dois fiquei com a chave original, onde refez o segredo, para que mantivesse uma só chave para todas as fechaduras e contato de ignição do veículo.