REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Raphael Ventura
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REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Grandes compadres.
Como Vão
Comprei velas resistivas ngk embaladas pela acdelco, segundo o vendedor, e fui numa casa de gnv para regular, entretanto especifiquei que queria o carro bem potente prioritariamente na gasolina, quanto ao gnv não me interessa a potencia, desde que seja economico... e ele regulou as velas acdelco 041LR5XB resistivas para 0,65, o que acham desta medida????
me deem uma luz..
Quero o carro com potência na gasolina, alias, comprei estas velas porque o carro está difícil para dar a partida quente no gás ou frio na gasolina, hehehe, provavelmente deve ser este o problema não é? além do mais, o motor esta falhando nas acelerações... engasgando, e o carburador está limpo e regulado, os cabos de vela, bobina e rotor são novos bosh
abraços
Raphael Ventura
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Fastback »

Cara, verificaste também o estado dos cabos de vela??

Quanto à vela, tenho um material aqui a respeito delas:
MEDIDAS E VALORES DO SISTEMA

Velas de ignição

Álcool/E100
Gasolina/E2o

Abertura da vela
R41XLX-ll
R44XLX-ll

1.0 1.1 mm
Ou seja, pelo menos ao que tudo consta, a abertura deve estar entre 1 a 1.1mm, menos do que isso oferece muita resistência para a faísca, o que pode ocasionar falha na mesma e uma folga muito pequena pode deixar a faísa intensa, às vezes até demais.
Não sei lhe precisar com exatidao o que pode acontecer mas já ouvi coisas do tipo esquentar demais a ponto furar pistão, desgaste prematuro do eletrodo e etc.
Eu acho que o bom seria você abrir um pouquinho mais essa folga no eletrodo e ver o comportamento do carro...

Abração!
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Raphael Ventura
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

daqui a pouco então esatarei saindo pra regular em 1.0 vlw cara abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Voltei de lá agora e o cara me disse que se colocar a regulagem das velas em 1,0 ele vai ficar pipocando no gnv :? por isso ele pôs 0,65, regulagem que segundo ele é a que ele usa em carros 0km em que ele instala o gnv, e me disse que com essa regulagem o carro também não terá problemas na gasolina e terá rendimento igual...
será que procede???????? estou com as velas nas mãos... e devo instalar a noite pois eu só tenho a chave em casa... e ai? o que vcs acvham?
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Fastback »

Então cara, realmente, pode ser que 1mm seja muita abertura pro GNV... Mesmo assim, ai você tem que ver o teu uso né? Porque, se for pra rodar muito na gasolina, pelo menos eu faria ai um "meio termo", talvez 0.8 pra evitar algum tipo de problema com bobina, distribuidor ou mesmo algo que possa danificar o motor.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não entendo muito de motores à gás, mas sempre me ensinaram que qto maior a distância entre os eletrodos das velas, melhor para a queima do combustível (qualquer combustível) na câmara de combustão. Motores de alto desempenho usam 2 velas, para aumentar o tamanho da centelha.
À medida em que se aumenta a folga, paralelamente à melhora na queima, vai-se abrindo caminho para mais problemas de fuga de corrente de alta tensão pelos cabos, isolamento de louça das velas, etc. Nunca problemas para a queima.
Um motor de Monza à gasolina deve ter uma abertura de 1mm para rodar com economia e desempenho. Isso para velas comuns, não as com 'groove', ou corte em V. Nestas a folga é sempre menor, mas não 0,65 :smt018
Já no gás acredito que essa abertura de 1 mm também não traga problemas. Eu tinha uma revista que falava sobre motor à gás, italiana (os italianos são pioneiros nesse tipo de combustível), e recomendavam abrir bem a folga.
Já 0,65 acho muito pouco, para qualquer combustível :smt017
Outra coisa importante é a 'temperatura' da vela, isto é, sua temperatura de trabalho. Cada tipo de vela tem a sua, que é determinada pelo comprimento do eletrodo central, dentro da câmara de combustão.


Abraços
Luiz Carlos
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

certo.... acho que vou dar um jeito de aumentar a folga pra 1,0 vou ter que ver outro lugar q faça isso.
O meu principal ideal é deixar o carro com toda a sua vitalidade e força na gasolina, quanto ao gnv só o que me importa é a economia e a estabilidade no rendimento do motor, sem falhas ou rateadas
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Fastback »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:À medida em que se aumenta a folga, paralelamente à melhora na queima, vai-se abrindo caminho para mais problemas de fuga de corrente de alta tensão pelos cabos, isolamento de louça das velas, etc. Nunca problemas para a queima.

Abraços
Luiz, lembro-me de ter ouvido falar sobre alguns problemas referentes à abertura da folga do eletrodo e, ao ver este teu comentário acabei lembrando... Realmente, o que afirmaram (em outro forum...) é que uma abertura maior gera um certo benefício na queima, porém, ao mesmo tempo também pode haver um esforço maior por parte do distribuidor e seus componentes (bobina impulsora, modulo HEI e etc) seria isso mesmo ou estou enganado?

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