Ar condicionado congelando

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
casanova
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1253
Registrado em: 24 Nov 2009, 07:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por casanova »

pablopttm escreveu:o meu ar mesmo na cidade era assim ... o compressor ligava e desligava (por causa q o AR gela beem :smt114 ) só q qndo o compressor desliga ...no mesmo instante a ventilaçao tbm desligava ( o q eu achava estranho ) .. entao fui ali nakele ventilador q fik na parede corta fogo e fiz uma direta com 2 fiozinho q tinha ali q faziam o papel de desligar caso esfriasse muito ... deixei direto ... resultado: meu AR sai em temperatura negativa das aletas de ventilação ...(medido com multimetro) ... e como sempre fiko atento a qualquer coisa no carro ... sei q nao há vazamentos de gas ..entao o AR fika direto só desliga pela alavanca... consequencia : com a Direta nos fios mesmo sem gas no compressor .. se vc ligar a alavanca o compressor ira acionar e detonará seu sistema ...isso só vai acontece se o dono for descuidado. e se o AR ta gelando muito casanova ...da uma temperada com ele levantando a alavanca no quente ... assim a mistura do AR quente ira "descongelar" o evaporador ... e melhorará o ambiente...

uffa ... :o
Meu ar quente ja foi desativado a anos bando de ...,e o cara que fez isso meu pai defende ele ate a morte
Monza Classic 1989 2.0 Alcool Unico dono Completo..

Imagem

Fotos
viewtopic.php?f=33&t=11555

Imagem
takeshita
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 23 Jul 2009, 12:16
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por takeshita »

andre, e interessante voce levar o carro para tecnicos em ar. no meu o compressor desarma, mas o ventilador continua trabalhando. o do nosso amigo acima com certeza esta com problemas tambem. nao tente fazer nada sem saber, pois pode danificar outra coisa.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Casanova, como já disseram aí em cima, no sistema de ar cond. do Monza não existe termostato, que evitaria congelamento do evaporador, já que ele desligaria o compressor qdo o ar saísse muito frio.
Na entrada de fluido refrigerante do evaporador existe uma válvula que controla a passagem do fluido, restringindo-o, de modo a não passar muito fluido, o que causaria congelamento rapidamente.
Essa válvula, errôneamente chamada por técnicos mal informados de válvula de expansão, é conhecida por valvula palito.
Será que um inteligente não retirou essa válvula do seu carro?
Infelizmente para checar isso só tirando o gás do sistema e desconectando a tubulação de entrada do evaporador.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Se a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por tyo »

RAMIREZ escreveu: 23 Dez 2022, 14:34 Se a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
Exatamente, é a perda de pressão do gás, se expandindo, que faz ele ficar gelado, é igual latinha de desodorante acabando, fica trincando de gelada, kk!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por dutra s a »

Tenho uma pergunta:

Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Ramirez escreveu:
Se a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
Ramirez

O sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. E funciona!
Como eu escrevi lá em cima, ele possui um restritor chamado tubo de expansão e popularmente chamado de válvula palito ou válvula caneta ou canetinha. Tem outros nomes também, mas nenhum deles é "válvula de expansão".

O princípio de funcionamento do tubo de expansão é diferente do de uma válvula de expansão. A válvula tem sua abertura variável, ao passo que o tubo que a substitui tem orificios calibrados de diâmetro fixo.

A válvula é composta por um bulbo que funciona como um sensor de temperatura controlando sua abertura. Dentro do bulbo tem um gás parecido com o fluido refrigerante que aumenta a pressão com o aumento do superaquecimento.

https://youtu.be/0LrP9ZMawaQ

Estude mais sobre os assuntos antes de vir aqui desmentir postagens dos outros.

Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 24 Dez 2022, 09:21, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por tyo »

dutra s a escreveu: 24 Dez 2022, 01:51 Tenho uma pergunta:

Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
Depende muito, no Monza EFI quem comanda o compressor é a ECU. Então, ela pode desarmar ele se vc pisar fundo no acelerador e ela entender que vc precisa de toda a potência do motor, além de desarmar ele quanto o pressostato de alta mandar por conta que a pressão já está alta, ai varia bastante mas é normal armar e desarmar.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder