Meu ar quente ja foi desativado a anos bando de ...,e o cara que fez isso meu pai defende ele ate a mortepablopttm escreveu:o meu ar mesmo na cidade era assim ... o compressor ligava e desligava (por causa q o AR gela beem :smt114 ) só q qndo o compressor desliga ...no mesmo instante a ventilaçao tbm desligava ( o q eu achava estranho ) .. entao fui ali nakele ventilador q fik na parede corta fogo e fiz uma direta com 2 fiozinho q tinha ali q faziam o papel de desligar caso esfriasse muito ... deixei direto ... resultado: meu AR sai em temperatura negativa das aletas de ventilação ...(medido com multimetro) ... e como sempre fiko atento a qualquer coisa no carro ... sei q nao há vazamentos de gas ..entao o AR fika direto só desliga pela alavanca... consequencia : com a Direta nos fios mesmo sem gas no compressor .. se vc ligar a alavanca o compressor ira acionar e detonará seu sistema ...isso só vai acontece se o dono for descuidado. e se o AR ta gelando muito casanova ...da uma temperada com ele levantando a alavanca no quente ... assim a mistura do AR quente ira "descongelar" o evaporador ... e melhorará o ambiente...
uffa ...
Ar condicionado congelando
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Re: Ar condicionado congelando
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Re: Ar condicionado congelando
andre, e interessante voce levar o carro para tecnicos em ar. no meu o compressor desarma, mas o ventilador continua trabalhando. o do nosso amigo acima com certeza esta com problemas tambem. nao tente fazer nada sem saber, pois pode danificar outra coisa.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ar condicionado congelando
Casanova, como já disseram aí em cima, no sistema de ar cond. do Monza não existe termostato, que evitaria congelamento do evaporador, já que ele desligaria o compressor qdo o ar saísse muito frio.
Na entrada de fluido refrigerante do evaporador existe uma válvula que controla a passagem do fluido, restringindo-o, de modo a não passar muito fluido, o que causaria congelamento rapidamente.
Essa válvula, errôneamente chamada por técnicos mal informados de válvula de expansão, é conhecida por valvula palito.
Será que um inteligente não retirou essa válvula do seu carro?
Infelizmente para checar isso só tirando o gás do sistema e desconectando a tubulação de entrada do evaporador.
Abraços
Na entrada de fluido refrigerante do evaporador existe uma válvula que controla a passagem do fluido, restringindo-o, de modo a não passar muito fluido, o que causaria congelamento rapidamente.
Essa válvula, errôneamente chamada por técnicos mal informados de válvula de expansão, é conhecida por valvula palito.
Será que um inteligente não retirou essa válvula do seu carro?
Infelizmente para checar isso só tirando o gás do sistema e desconectando a tubulação de entrada do evaporador.
Abraços
Luiz Carlos
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Re: Ar condicionado congelando
Se a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
- tyo
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Re: Ar condicionado congelando
Exatamente, é a perda de pressão do gás, se expandindo, que faz ele ficar gelado, é igual latinha de desodorante acabando, fica trincando de gelada, kk!
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- dutra s a
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Re: Ar condicionado congelando
Tenho uma pergunta:
Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
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Re: Ar condicionado congelando
Ramirez escreveu:
O sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. E funciona!
Como eu escrevi lá em cima, ele possui um restritor chamado tubo de expansão e popularmente chamado de válvula palito ou válvula caneta ou canetinha. Tem outros nomes também, mas nenhum deles é "válvula de expansão".
O princípio de funcionamento do tubo de expansão é diferente do de uma válvula de expansão. A válvula tem sua abertura variável, ao passo que o tubo que a substitui tem orificios calibrados de diâmetro fixo.
A válvula é composta por um bulbo que funciona como um sensor de temperatura controlando sua abertura. Dentro do bulbo tem um gás parecido com o fluido refrigerante que aumenta a pressão com o aumento do superaquecimento.
https://youtu.be/0LrP9ZMawaQ
Estude mais sobre os assuntos antes de vir aqui desmentir postagens dos outros.
Abraços
RamirezSe a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
O sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. E funciona!
Como eu escrevi lá em cima, ele possui um restritor chamado tubo de expansão e popularmente chamado de válvula palito ou válvula caneta ou canetinha. Tem outros nomes também, mas nenhum deles é "válvula de expansão".
O princípio de funcionamento do tubo de expansão é diferente do de uma válvula de expansão. A válvula tem sua abertura variável, ao passo que o tubo que a substitui tem orificios calibrados de diâmetro fixo.
A válvula é composta por um bulbo que funciona como um sensor de temperatura controlando sua abertura. Dentro do bulbo tem um gás parecido com o fluido refrigerante que aumenta a pressão com o aumento do superaquecimento.
https://youtu.be/0LrP9ZMawaQ
Estude mais sobre os assuntos antes de vir aqui desmentir postagens dos outros.
Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 24 Dez 2022, 09:21, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
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Re: Ar condicionado congelando
Depende muito, no Monza EFI quem comanda o compressor é a ECU. Então, ela pode desarmar ele se vc pisar fundo no acelerador e ela entender que vc precisa de toda a potência do motor, além de desarmar ele quanto o pressostato de alta mandar por conta que a pressão já está alta, ai varia bastante mas é normal armar e desarmar.
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