Direção puxando violentamente
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Direção puxando violentamente
Pessoal andei pesquisando aqui nos tópicos e não encontrei nd a respeito. O meu Monza de um tempo para cá, vem com um certo problema, que está me dando dor de cabeça. Eu já fiz 4 alinhamentos nele e nd. O que ele faz é o seguinte: quando eu acelero e ele passar em alguma elevação ou buraco, ele puxa o volante com força de um lado para outro, se eu sair do asfalto e passar na elevação, ele puxa o volante com forca para o lado, é coisa de louco. Já desmontei a suspensão dianteira e montei de volta do jeito certo, não adiantou. Já troquei as bucha das barra de direção, coloquei de PU e não adiantou. Já troquei a bucha bandeja e nd, os pneus eu uso roda do Astra 15 com 4 pneus novos, mas o problema já vinha de antes com as 13 , a cambagem esta 40- os dois lados a caixa de direção não tem folga ,aonde vai fixada a caixa não tem podres esta intacta. Eu não sei o que faço mais. Alguém já passo por isso, que o Monza acelerando ou só no embalo se passar numa elevação ou buraco o volante puxa para os dois lados... Muito obrigado a quem poder me ajudar.
- mspagiari
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Re: Direção puxando violentamente
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ex-monza 1989 sle preto
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Direção puxando violentamente
Acredito que o problema de diferencial mostrado no vídeo não se aplique ao Monza do Evandro, já que no vídeo o carro dá guinadas do nada, sem pegar obstáculos. Já no carro do Evandro o tranco só acontece quando as rodas encontram um obstáculo.
Muitos alinhadores não fazem o alinhamento completo no carro.
Já vi muitos que só regulavam a convergência. Outros a convergência e a cambagem.
Mas o ângulo cáster, que pode causar esse tipo de problema, não costumam regular, a não ser que o cliente peça. E à vezes cobram mais para fazer isso.
Se a suspensão (balanças, buchas, etc) estão legais, sugiro que seja medido o cáster, como última providência.
Abs
Muitos alinhadores não fazem o alinhamento completo no carro.
Já vi muitos que só regulavam a convergência. Outros a convergência e a cambagem.
Mas o ângulo cáster, que pode causar esse tipo de problema, não costumam regular, a não ser que o cliente peça. E à vezes cobram mais para fazer isso.
Se a suspensão (balanças, buchas, etc) estão legais, sugiro que seja medido o cáster, como última providência.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Direção puxando violentamente
Posso estar falando abobrinha, mas quando comprei meu Vectra 97, acontecia algo semelhante. Quando engatava marcha e arrancava, dava um estralo e a direção puxava para um dos lados, não me lembro para qual. Acontecia algo semelhante quando passava em buraco ou desnível da estrada. Fiz toda suspensão, incluindo troca de todos pneus em uma oficina de minha confiança e o problema continuou, daí descobri que era o coxim que segura a caixa de marcha que estava quebrado, mandei trocar e acabou o problema. Acho que desalinhava o carro, uma vez que há apenas três coxins e justamente com o traseiro quebrado.
Eu verificaria o estado do coxim, não custa dar uma checada.
Abs, Gilmar
Eu verificaria o estado do coxim, não custa dar uma checada.
Abs, Gilmar
Vectra 97 GLS
- mspagiari
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Re: Direção puxando violentamente
Luiz, realmente, alinhamento e cambagem tenho até medo...
O meu enquanto está andando reto e sem puxar nem penso em mexer.
Certa vez levei um Escort XR3 para alinhar e o carro começou a cantar pneu feio até na reta, tive q voltar lá para corrigir, o cara falou q deixou a cambagem muito positiva assim: \ / ... corrigiu e ficou bom...
O Monza qdo fiz a suspensão o volante ficou torto, voltei lá depois de uma volta de teste e o cara reclamou com má vontade para deixar correto, q era assim e tal, mas insisti e arrumou...
Mexanicos....
Precisa ver se o mecânico alinhou corretamente o carro de nosso colega, concordo.
O meu enquanto está andando reto e sem puxar nem penso em mexer.
Certa vez levei um Escort XR3 para alinhar e o carro começou a cantar pneu feio até na reta, tive q voltar lá para corrigir, o cara falou q deixou a cambagem muito positiva assim: \ / ... corrigiu e ficou bom...
O Monza qdo fiz a suspensão o volante ficou torto, voltei lá depois de uma volta de teste e o cara reclamou com má vontade para deixar correto, q era assim e tal, mas insisti e arrumou...
Mexanicos....
Precisa ver se o mecânico alinhou corretamente o carro de nosso colega, concordo.
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- Carlos A. Freire
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Re: Direção puxando violentamente
Meu Monza e todos veículos que tive, costumo fazer alinhamento a cada 10.000km ou se apresentar algum sintoma irregular, antes.
Nunca tive problemas com alinhamento errado. Apenas com serviço que queriam fazer sem precisar, como por exemplo, a cambagem. Isso em oficinas de alinhamento desconhecidas. Mas aí é de boa... É só pedir os valores e comparar com as especificações do manual do proprietário. Assim sabemos se tem ou não necessidade de cambagem, caster ou se estão querendo agregar valores ao serviço, rs!
Meu Monza está com 351.000km e nunca precisei fazer cambagem e caster.
Abs,
Carlos Freire
Nunca tive problemas com alinhamento errado. Apenas com serviço que queriam fazer sem precisar, como por exemplo, a cambagem. Isso em oficinas de alinhamento desconhecidas. Mas aí é de boa... É só pedir os valores e comparar com as especificações do manual do proprietário. Assim sabemos se tem ou não necessidade de cambagem, caster ou se estão querendo agregar valores ao serviço, rs!
Meu Monza está com 351.000km e nunca precisei fazer cambagem e caster.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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Re: Direção puxando violentamente
Regulagem de cambagem e de cáster normalmente se faz depois de alguma colisão ou coisa assim.
Esses ângulos não se alteram sozinhos.
No Monza, inclusive, para mexer nisso é complicado, pois não existe uma 'regulagem', como na convergência. É preciso substituir até a coluna completa, ou desentortar na prensa.
O Chevette tinha regulagem de cáster, através de arruelas. Já cambagem era preciso inverter pivôs, alargar furos de parafusos de fixação dos pivôs, etc.
Abs
Esses ângulos não se alteram sozinhos.
No Monza, inclusive, para mexer nisso é complicado, pois não existe uma 'regulagem', como na convergência. É preciso substituir até a coluna completa, ou desentortar na prensa.
O Chevette tinha regulagem de cáster, através de arruelas. Já cambagem era preciso inverter pivôs, alargar furos de parafusos de fixação dos pivôs, etc.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Direção puxando violentamente
Então vou ver essa questão do caster mesmo, que não foi feita. Vou puxar o valor no manual do proprietário, se eu conseguir resolver o problema volto aqui e posto. Desde já, obrigado amigos.