Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por pablopttm »

li uma vez em uma revista de 1992 se nao estou enganado que a Royale era o carro mais caro do Brasil,claro antes de chegar a suprema. e sobre o uno /mille. minha esposa tem um desses pé-de-boi / cesta básica como queiram chamar. tem tantos itens que faltam no carro que faz uma lista imensa ..kkkk
Não tem:
-trava de segurança no capo
-tampa do porta luvas
-pqp no teto
-bancos dianteiros com regulagem do encosto( e eu achava que o banco estava emperrado ...:lol: )
-ar quente
-retrovisor com regulagem interna
-parasol do lado do carona

e o resto entao , vish, nem pense que existe..kkkkk ac , dh , ve, te, essas coisas comuns em monza .
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Diogo Araujo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 152
Registrado em: 19 Mai 2012, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Diogo Araujo »

"Preço sugerido pela fabricante as concessionarias em 5/3/1995"
Imagem
Imagem Monza Tubarão 17" orbital kkkkkkkkk
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por jorgeAP »

Diogo Araujo escreveu:"Preço sugerido pela fabricante as concessionarias em 5/3/1995"
Imagem
Essa revista eu tenho!
Monza 91 automático (o melhor)
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Atualizando pelo IPCA o preço das carangas para valores de hj. Essa atualização é altamente confiável devido a estabilidade da moeda no período, não necessitando de outras ponderações.

Eram caros. Eu me lembro que eram os carros dos diretores e gerentes de multi-nacionais. Quando eu era estagiário na Alcan, meu gerente tinha um GLS 95, em 1995. Eu tinha um Fuscão 73 caindo aos pedaços...kkkk

Santana - R$ 82.879
Monza - R$ 84.042
Versailles - R$ 82.624
Tempra - R$ 89.157
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
Carlos Tagliacozzo63
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jul 2019, 22:35
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Carlos Tagliacozzo63 »

Sensacional o seu estudo !
Fiz uma conta semelhante com meu Monza GLS 1995. Top, com ar, Trio, disco nas 4, espelho fotocrômico e cinto 3 pontos atrás.

Como já era REAL, atualizei apenas pelo IPCA e deu uns R$ 160.000,00
Acho que distorceu. Ainda é muito caro !
Abraços CF

Evandro Monza SR escreveu: 24 Jan 2014, 21:34 Bom galera;

Uma coisa que sempre quero saber é... se esses carros antigos que vemos nas ruas fossem zero km, quanto eles custariam?

Ou melhor..quando eles foram faturados, lá na década de 80, se fosse hoje e em R$, quanto pagaríamos por eles?

E eles seriam equivalentes a quais carros? Seria o Kadett e o Monza um Cruze Sport 6? O Monza 500EF seria um Azera ou um Fusion? Um Santana seria um Passat? Uma Parati seria um Fit ou uma Space Fox? E... o maior dilema: Um Gol seria um Gol??? kkkk Um Uno seria um Uno????

Bom, com base nessa dúvida, resolvi escolher o ano de 1990 para pegar os principais modelos que pude encontrar preços em moedas da época. A dificuldade é que não havia tabela de preços de carros novos na QR, como hoje, então, tive que circular pelas 12 edições e buscando os preços em dinheiro da época.

Com os modelos, os preços e as datas em uma planilha, fiz 3 tipos de correções monetárias: 1 pelo método Tabajara e 2 por rigorosos métodos financeiros.
1 - Método Tabajara: eu verifiquei o preço de cada carro, e dividi pelo preço da capa da revista naquele mês. Isso me deu o preço do carro em quantidade de revistas Quatro Rodas. Isso feito, foi só multiplicar o preço do carro em revistas por R$ 14,00, o atual preço. É interessante porque esse método ficou relativamente próximo dos métodos financeiros tradicionais. Afinal, estamos comparando dois produtos industriais de custos relativamente complexos.
2 - Correção pelo IPCA, que é o índice oficial de inflação. Usando outros índices, como o IGPM, IGP-DI, etc, os valores se aproximam, então, decidi usar o oficial.
3 - Correção pelo Dolar.

Apesar de todo esse cuidado, existem distorções entre cada um dos preços, então, o preço que coloquei para cada carro na tabela é uma média dos 3 preços calculados acima. Isso para diminuir as distorções.

Temos que lembrar que o ano de 1990 fui um ano muito difícil, com congelamento (que afeta o método 1), inflação galopante (que afeta o método 2) e desvalorizações cambiais (que afeta o método 3). Por isso eu decidi pela média, pois essas bagunças na economia não aconteciam tudo ao mesmo tempo.

E porque eu escolhi o ano de 1990? Bom, primeiro porque eu estava interessado em saber sobre meu 500EF, que é 90. E depois porque, apesar de não parecer, o ano de 1990 oficialmente é o último ano da década de 80 (sim, é estranho, mas é assim...).

Bom, depois de tanto bla bla bla, e depois de muitas horas de investigação e contas, apresento-lhes a tabela abaixo. Espero que gostem, comentem e, caso tenham mais informações sobre carros, preços e datas do respectivo preço, em 1990, ou que tenham métodos melhores para correção, comparilhem aqui.

Imagem
Imagem

Alguns comentários que acho pertinente:

1 - A VW sangrava seu público mais seleto com os Santanas mais sofisticados.
2 - O Diplomata já tendo grande concorrência na gama de carros ofertados no mercado, pela sua evidente obsolescência. O preço dele demonstra isso.
3 - O preço do Kadett SL/E completo talvez se explique ainda pelo "efeito novidade"
4 - Carros menores e recheados conseguem ser mais caros que carros maiores e pelados (vejam Voyage GL x Santana CL), como acontece ainda hoje.
5 - O Uno Mille continua sendo um Uno Mille...kkkk

Bom... vejam os preços e cheguem as suas conclusões.

Abraços

Evandro
Responder