Correia em HNBR

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Correia em HNBR

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá, pessoal.

Algum tempo atrás surgiu aqui no fórum uma discussão (muito produtiva pra mim, aliás) sobre correias dentadas dos Monzas antigos e dos Monzas 96.
Eu achava na época que não era vantagem pagar muito mais por uma correia que fazia o mesmo serviço que outra mais barata.
O Carlos Freire, na época, me alertou para o fato de que as correias dos Monzas 96 e de toda a linha mais moderna de motores são confeccionadas usando um material mais resistente à contaminação por óleo, etc.
Na época eu não dei maior importância ao assunto, mas agora, me veio a seguinte dúvida: será que algum fabricante de correias dentadas para Monzas antigos produz correias em HNBR, o novo material, para uso nesses carros mais antigos?
Pesquisando na internet descobri que a Continental fabrica a correia Contitech CT959HNBR e dá como referência cruzada as correias para Monzas de 89 a 95 de outros fabricantes.

Imagem

Ela diz, no seu catálogo, que essa correia HNBR é aplicável a Monzas de 89 a 95, bem como ao Espero de 95 a 97.

Imagem

Em alguns anúncios na net, encontrei a correia de especificação CT959 (sem o HNBR). Enviei um email à referida fabricante para mais informaçõe a respeito das duas especificações, mas ainda não obtive resposta. Escrevi hoje. :)
Então faço aqui a pergunta: alguém sabe se essa correia CT959HNBR da Contitech pode substituir a CT959?
O número de dentes é igual (125), bem como a largura (20mm).
Se a correia em HNBR for aplicável, acho que é um boa, já que é um material mais resistente a contaminações. O preço dela atual parece compensar.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia em HNBR

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Luiz, pode usar sem problemas! Tem alguns anos que não vejo essa Contitech CT959 sem HNBR, acho que todas já vem com! No Monza nunca tive problemas com a Contitech, no Corsa Classic já fez barulho e troquei pela Gates!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia em HNBR

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tem alguns anos que não vejo essa Contitech CT959 sem HNBR, acho que todas já vem com!
Daniel

Só encontrei a CT959, sem o HNBR.
Comprei uma hoje, pois de tanto mexer na correia Gates que instalei um dia desses, fiquei com medo de ter danificado a mesma.
Custou baratinho, 22 reais. A CT959HNBR só vi na internet, a 37 reais e ainda tem o frete.
Vou instalar e ver se fica bom. Depois procuro com calma a HNBR, pois pra mim faz todo o sentido usar uma correia dentada mais resistente a óleo, graxa, calor e ozônio. Dá mais segurança.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia em HNBR

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Luiz,

Aqui, é o contrário! Uma vez que troquei alguns anos atrás, nem sabia o que era HNBR, guardei a correia usada na caixa que veio a nova para alguma emergência, um dia que fui organizar o porta malas foi que vi escrito na caixa HNBR pra minha surpresa.
Responder