Olá pessoal,
Acabo de completar mais um capítulo na história da restauração do meu Monza. Dessa vez, renovei as proteções das correias e do cárter do motor, peças que muitos Monzas já não tem mais. Estavam bem estragadinhas, mas até que razoáveis para um carro de 24 anos de idade, principalmente a proteção das correias, deve ser por causa de os mecânicos apoiarem o macaco:
O primeiro passo foi um cuidadoso e demorado trabalho de funilaria, para tirar os amassados maiores. Depois, uma lixada de leve com a furadeira para dar uma afinada. Na proteção das correias, ficou com uma inevitável "barriga", visto que deve ter havido um esticamento quando o carro passou por uma pedra ou coisa assim. Nas peça original, na parte que tem um buraco ali, acredito que seria plana, alguém pode confirmar isso?
A proteção do cárter estava em estado bem melhor:
Em seguida, mandei as peças para o jateamento, para tirar toda a tinta velha. Pena que esqueci de tirar fotos após desse processo, elas ficam cor de cinza, totalmente sem brilho.
Para a fase de pintura fiz uma pesquisa citeriosa aqui no fórum. Alguns pintam com preto vinílico, mas os mais experientes dizem que preto vinílico não é tinta, é fundo. Consultei um dos mestres, o
Rafaelo, a quem agradeço imensamente pela ajuda. Ele me recomendou a receita tinta preto Cadillac PU mais pasta fosqueante na proporção de 30%. Então mandei preparar a tinta nessa especificação e comprei thinner, fundo e endurecedor:
Como não tenho conhecimento e nem condições de preparar em casa e pintar, mandei as peças e os ingradientes para um pintor conhecido de meu pai. Ele só entregou uma semana depois, mas prefiro assim do que aquele serviço porco para o dia seguinte. Observem o resultado.
Achei que o serviço ficou muito bom, completamente dentro das minhas expectativas. Optei por não usar massa, como o pintor sugeriu. Restaram apenas um resto de furos e sulcos de pedras que estavam nas peças. Apenas pensei que iria ficar um pouco mais fosco, como acredito que seriam as originais. Meu pai disse que com tempo elas devem ficar mais foscas. :smt017
E para fechar com chave de ouro, porcas e arruelas novos, os mais próximos dos originais que encontrei:
Bem, peço que comentem, seja positiva ou negativamente. Esse negócio de restauração de carro fica muito caro, então é tudo aos pouquinhos, não tem jeito...
Gastei nessa etapa de R$ 150,00 a R$ 200,00. :smt023