Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona ?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 637
Registrado em: 29 Out 2007, 17:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona ?

Mensagem não lida por Monzorel »

Estou querendo trocar meu pistão de gasolina p/ álcool porem quero saber se preciso trocar o comando e cabeçote...ou simplesmente rebaixar pra 95,30mm
O que posso fazer pra ganhar uns 30 cavalos sem fazer muito barulho...tenho 2000R$ pra gastar neste motor.
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por Rafaelo »

nenhum dos 3.
*cabeçote alc/gas sao identicos.
*comando sao identicos.
*quando trocar o pistao ja vai estar com a taxa do motor alcool originalmente simples assim.

esse negocio de rebaixar pela altura sem medir e sem saber o quanto representa isso(ja que cabeçotes mudam a camera,cabeça de valvula,alguns tem altura diferente inclusive dentro dos GM original virgem) nao serve de parametro, nao é uma boa ideia nao... usar essa tatica. faça uma medição fisica pra saber a taxa atual e so depois calcule o quanto vai tirar com uma taxa em mente. cas queira mais potencia no alcool da pra por 13,5:1 com segurança

original vai ti dar 12:1 se for 2.0
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por monzausado »

a preparação do motor de um carro é necessário traçar algumas metas, eu digo que disponibilizar R$2k, é só a mao de obra em uma oficina especializada.
contudo há muito que pode ser feito em casa.

troca do comando, nem ao menos precisa abrir o motor,
nova carburação, já vi muitos exibidos com 40/40, mas dá para começar com a do xr3, ou uma 32/32
coletores: admissão e demissão, já foram retrabalhados e redimensionados?

a troca do pistão pode ser desnecessária, a menos que esteja pensando em forjados.

se abrir o motor pode dar uma leve aliviada nos pistoões, bielas ( leve 5 a7%) não esqueça de balancear, aliviar o volante somente se tiver corte de giro, fácilemente "atropela" as valvulas, ( sobre rotação)

selecionei alguma informação para iniciar:

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=18667
viewtopic.php?f=4&t=4830


entretanto se precisa de mais potencia descarte o GNV e todo seu peso

agora se deseja somente os 30cv a mais,
comando e carbura, acerte os coletores e guarde a grana para abastecer
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 637
Registrado em: 29 Out 2007, 17:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por Monzorel »

No caso quem vai fazer o trampo vai ser eu mesmo com auxilio de um profissional(meus cunhados)...quanto ao GNV já removi e deu 80kg de peças...ficou uma delicia...macio e acelera mais rapido...blz mas como posso saber o quanto rebaixar até chegar a 13,5:1 meu cabeçote tem 96mm o quanto devo tirar alem de colocar o pistão a alcool ?
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por Rafaelo »

tu tem que merdir o volume do pistao em pms,volume da camara de combustao,volume da junta depos calcular a taxa original. dae se faz um calculo pra saber o quanto remover pea pegar 13.5:1

tem um topicoo de como fazer isso aqui no forum procura pelo autor: dentinho. na net tem videos e o calculo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por monzausado »

Veja:
Se eu puder lhe recomendar,
Comece devagar, não mexa no cabeçote, este é irreversível e muito suscetível a quebra, o que você pode fazer é conferir se está plano (serviço de plaina) e colocar uma junta mais fina, como teu motor já está um pouco usado, aumentar a taxa pode representar fácil quebra,
Ou você retifica tudo, e dá uma incrementada, ou vai devagar.

O que pode acontecer com teu motor aumentando a tx.
Bater a saia do pistão, embora o pistão do Monza seja reto, a maior tx e teu cilindro meio gasto vai forçar um pouco mais para todos os lados,
Teus anéis desgastados não comportarão a nova taxa e deixam passar óleo (o motor começa a fumar)
Na parte baixa os casquilhos que já tem leve desgaste tenderão a "bater" devido às novas pressões (o motor começará a rajar)

Contudo a formula para medir a taxa é a seguinte:
Para efeito de preparação de um motor não devemos considerar a taxa informada pelo fabricante, e sim a taxa que seu veiculo possui. (por inúmeros motivos, entre ele o da quebra por excesso de pressão)

Volume do cilindro = {(diametro2 x 3.1416) /4} X (profundidade + espessura da junta)
Literal= o volume do cilindro é igual ao diâmetro elevado ao quadrado multiplicado pelo PI multiplicado pela soma da profundidade com a espessura da junta

E a parte de cima do cabeçote:
Esta requer um pouco mais de elaboração, vamos colocá-lo na bancada, com as válvulas fechadas e a vela de ignição, precisaremos conferir se estará no nível, em uma das cavidades dos cilindros coloca fluido hidráulico até transbordar, passe uma régua metálica para que o liquido fique nivelado com a parte de cima da câmara de combustão, retire com muito cuidado o liquido e coloque em uma proveta graduada (pode ser uma seringa para retirar)

Agora se você médio a taxa de compressão ou confia na informação do fabricante, podemos escrever uma nova formula:
Volume Câmara = ( Volume Cilindro) / (Taxa Compressão - 1)
Literal: volume da câmara de combustão é igual ao volume do cilindro dividido pelo resultado da taxa de compressão menos um

De posse destes dados vamos calcular a nova taxa de compressão:
Novo Volume Câmara = Volume Cilindro / (Nova Taxa de Compressão - 1)
Literal: novo volume da câmara de combustão é igual ao volume do cilindro dividido pelo resultado da nova taxa de compressão menos um

Como recomendação importante:
Faça e refaça os cálculos, depois de refeito, estime com o volume novo do liquido na câmara de combustão, observe que é um volume pequeno que alterou no seu caso esperamos algo entre 0,5mm a 2 mm, medidas maiores certamente você errou. Refaça.
Medidas menores que 0,5mm podem indicar que seu cabeçote já foi "mexido" pode ter sido rebaixado ou feito plaina ou qualquer outro trabalho

Voltando da retifica, re-faça os cálculos para ver se foi feito o serviço contratado, evite dar ouvidos aos mecânicos vendedores de balcão que afirmam que não precisa fazer nenhum calculo, preparar um motor, é uma ciência que pode ou não trazer conseqüências desastrosas ao bolso e a vida de quem está próximo

Minha experiência se resume a motores a ar, onde já investimos muito em preparação, tivemos muitas e muitas quebras, por erro de retifica ou por grosseria e preguiça de refazer os cálculos
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pistão alcool com comando e cabeçote a gasolina funciona

Mensagem não lida por 500EF »

Eu já tirei 2mm de um cabeçote GM 8v ( + 0,7mm da junta = 2,7mm de rebaixo).

E ainda ficou material lá no cabeçote para tirar mais 0,5mm se quisesse. Mas resolvi deixar, para não perder o investimento, caso um dia precise de dar uma aplainada... :wink:

Um kadett gsi do fórum cmracing também tirou um bife do dele recentemente + pistões do 2.0 à álcool + ignição CMPlus.

Para quem quer um "up" no motor, mas não quer turbinar, é o que recomendo sempre. Taxa + álcool + ignição. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder