A foto mostra a parte do motor que fica voltada para o radiador.
Esse bloco é do modelos mais novos, onde tem o furo do sensor de rotação e da vareta de medir o nível do óleo, que nos Vectra e Astra ficam mais próximos das correias. O furo maior do lado direito, vai o tubo do respiro do motor, que sobe até o cabeçote.
Quais seriam o tamanho dos selos do Monza? Consegui achar o de 34mm original, mas no CepChev, diz que o Monza usa selos de 34mm e 36mm, essa afirmação procede?
No meu só uso aditivo e água desmineralizada. Parei com água de bica!
Até agora nenhum problema desse tipo no carro. Adquiri agora um densímetro de água de radiador, aparelho que indica a proporção de aditivo no sistema de arrefecimento.
Pessoal, acho que estou um pouco voando, não em tudo, mas não vi ainda o papel principal dos selos. Quero trocá-los, pois já olhei tem uns 2 ruins no meu Monza. Mas sem eles ou com eles furados o que muda no motor?
Creio que muita coisa, mas exatamente o quê? :smt017
Vai vazar água! O papel deles é apodrecer com o tempo. São metais de sacrifício do motor, para o bloco não enferrujar eles atraem a ferrugem para eles.
Caso fique sem, ou furem não vai parar água dentro do motor e vai ferver. O mesmo de furarem.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
No funcionamento do motor não altera nada. O furos são para facilitar no momento da fundição e preparo do bloco, o selo serve apenas para tampar os furos e, são com material que a grosso modo se estragam rápido para preservar o sistema. Ou seja, enferrujam para que essa ferrugem não fique em outro lugar.
Se já tem conhecimento de 2 selos ruins, troque todos, pois o restante também devem estar ruins.
Na verdade, eles furam muitas vezes por falta de manutenção no sistema de arrefecimento, por falta de troca da água, limpeza e falta de aditivo na proporção correta.