Ventoinha não desarma o segundo estágio

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ventoinha não desarma o segundo estágio

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Amigos, tentei procurar algum tópico que respondesse minha pergunta, como não achei (talvez eu não tenha pesquisado corretamente), resolvi fazer esse tópico.
É o seguinte: gostaria de saber se é normal a ventoinha não baixar do segundo estágio quando aciona a primeira vez, ao andar com o ar ligado. Eu ligo o carro e o ar e tudo certo, ele aciona o primeiro estágio e vai subindo a temperatura dentro do tempo esperado, mas assim que liga o segundo estágio, não desliga mais. A não ser que eu pegue a estrada e ande um bom tempo.
Se alguém tiver informações sobre isso, agradeço. Se for normal, melhor ainda. É um Hi Tech 93/94, com sistema de gás 134?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desarma o segundo estágio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Edinho_sl escreveu: 03 Nov 2021, 18:15 Amigos, tentei procurar algum tópico que respondesse minha pergunta, como não achei (talvez eu não tenha pesquisado corretamente), resolvi fazer esse tópico.
É o seguinte: gostaria de saber se é normal a ventoinha não baixar do segundo estágio quando aciona a primeira vez, ao andar com o ar ligado. Eu ligo o carro e o ar e tudo certo, ele aciona o primeiro estágio e vai subindo a temperatura dentro do tempo esperado, mas assim que liga o segundo estágio, não desliga mais. A não ser que eu pegue a estrada e ande um bom tempo.
Se alguém tiver informações sobre isso, agradeço. Se for normal, melhor ainda. É um Hi Tech 93/94, com sistema de gás 134?
Com ar ligado e motor funcionado, a ventoinha sempre ficará ligada, mesmo se o motor estiver frio e acabado de ligar.

O sistema de gás refrigerante R134a saiu original de fábrica nos modelos 96. Todos modelos 94, inclusive o Hi Tech ainda saiu de fábrica com sistema R12.

No meu Monza GLS 96, como já foi comentado aqui no fórum em vários tópicos sobre esse tema, com ar ligado funciona assim: ligou o ar condicionado, mesmo com motor frio já ativa o compressor e a ventoinha no primeiro estágio. Depois de algum tempo ligado à ventoinha vai para o segundo estágio e depois alterna entre primeiro e segundo estágio, conforme necessidade de temperatura do morir e pressão do sistema de ar condicionado.
O compressor também ativa e desativa conforme a necessidade de ficar ligado conforme a solicitação indicada má alavanca. Ou seja, fica ligado até atingir uma temperatura ou pressão e desliga. Depois liga novamente se essas grandezas abaixarem.
Outra cousa, se o compressor estiver ativo e o pedal do acelerador passar do meio curso, o compressor desarma e volta assim que o motor encher e entrar em alta rotação e arma novamente, ele desarma para sair se uma situação de emergência.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Edinho_sl
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Mai 2018, 13:26
Cidade: Sao Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desarma o segundo estágio

Mensagem não lida por Edinho_sl »

Sim, entendi. O gás é 134 porque eu tive que trocar mangueiras e condensador dias atrás. Fico mais tranquilo com essas informações.
Outra coisa , a temperatura chega rápido ao meio da escala, mas em nenhum momento passa disso. Fiz limpeza de radiador e troca de líquido de arrefecimento por segurança.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desarma o segundo estágio

Mensagem não lida por dutra s a »

Edinho, você deve monitorar bem isso, mesmo trocando a água e botando nova com ou sem aditivo, pois ultimamente as bombas d'água estão dando surpresa, caso não esteja sabendo. Se a bomba for original GM você deve avaliar, se já foi trocada fique esperto, por outras tente acompanhar com um scanner a temperatura com a indicação do painel, as vezes um simples mal contato engana mesmo, porque todos EFI /MPFI deve possuir (aproximadamente) o mesmo tempo para esquentar e momento de acionar a ventoinha.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha não desarma o segundo estágio

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Edinho

O assunto ventoinha no Monza com ar condicionado é complexo.
Dependendo do ano do carro a coisa funciona de um jeito.
No meu Monza anterior, GLS 2.0 94/95, funcionava assim:
Com ar condicionado desligado, enquanto o ponteiro da temperatura não atingisse o meio da escala, nenhuma velocidade da ventoinha entrava. Quando o ponteiro atingia o meio da escala, a ventoinha entrava na velocidade baixa. Sempre na baixa.
Com ar condicionado ligado, quando o ponteiro da temperatura atingia o meio da escala, a ventoinha entrava na velocidade alta. Sempre. A velocidade baixa nunca entrava com ar condicionado ligado.

Já no meu atual Monza, um GLS 2.0 94, a coisa é diferente:
Com ar condicionado desligado, quando o ponteiro da temperatura atinge o meio, entra a alta velocidade da ventoinha. A baixa nunca entra com ar desligado.
Com ar condicionado ligado, logo que se liga o ar a ventoinha entra na baixa velocidade. Quando o ponteiro da temperatura atinge o meio, a ventoinha passa para a alta velocidade. De tanto em tanto, quando a pressão do condensador (na frente do radiador do motor) atinge determinado valor, a ventoinha também entra em alta velocidade, mas volta para a baixa quando a situação cessa, isto é, a pressão cai, por causa do aumento do fluxo de ar.

No seu carro, pelo ano, o funcionamento deve ser igual ao do meu.

Pelo que você diz, existe algum problema com a pressão do gás no condensador.
Como seu Monza originariamente usava o gás R-12 e você está usando o R-134, que funciona com pressões diferentes, talvez o pressostato que aciona a ventoinha está sendo acionado erradamente. O fato da ventoinha desligar na estrada é porque, no sistema Multec 700, quando o carro atinge determinada velocidade, a ventoinha para de ser alimentada (pelo menos já li isso em várias fontes).

Sugiro a troca do pressostato de acionamento da velocidade alta da ventoinha por um que seja do Monza 96. Para substituir esse item não é necessário esgotar o gás. Pode-se trocar o mesmo com o sistema abastecido de gás.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder