COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 10 Mar 2021, 11:26 Carlos Freire escreveu:
O compressor dos modelos 96, bem como todo sistema é de gás R-134a e dos modelos até 95 é de gás R-12.
Carlos Freire, eu não tenho certeza, mas acho que saíram Monzas 1995 com gás R-134a.

O meu antigo usava gás R-12, mas era um 94 modelo 95.

Abs
OK. Pode ser, apesar de todos que vi 95/95 serem R-12 e, 95/96 e 96/96 serem R134a.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 10 Mar 2021, 11:32 Dutra escreveu:
De uma coisa eu tenho certeza, o suporte do compressor muda entre modelos caixotes e tubarões e no caso dos tubarões, não sei até que ano, pois quando fui colocar no meu, vi que tinha uma limitação no suporte. É para o caso de ter que trocar correia impedir uma torção máxima do compressor e, no meu suporte antigo não tinha essa limitação facilitando então, o afastamento dele para remover a correia.
De fato no meu antigo 94 modelo 95 eu substituía a correia facilmente. Era só afrouxar um parafuso ou dois e puxar o compressor para perto do motor.
No atual 94 não dá para remover ou instalar a correia sem afrouxar os parafusos de fixação do compressor. Afrouxando os parafusos, sem remover os mesmos, o compressor pode ser movimentado de maneira a liberar a correia para sair ou entrar. Mas eu acho que não é problema do suporte ou da polia do compressor. Acho (não tenho certeza) de que a correia era um tiquinho mais comprida. Segundo o catálogo de peças, o suporte é o mesmo para todo tubarão (91 a 96) e Kadett (89 a 98), número de peça 93222548.

Abs
Estou com problema de coxim dianteiro direito arriado, já tenho o coxim e falta substituir.
A correia que estava usando da Gates, deixava o tubo que sai do compressor muito próximo do suporte de fixação da bandeja. Coloquei a correia anterior, original AC Delco, que ao esticar deixou o tubo um pouco mais distante do suporte da bandeja. Por isso, a troca do coxim não é urgente, embora tenha a peça, como já foi dito.

Parece ter uma pequena diferença entre tamanho entre essas correias, mas nos dois casos, solto o parafuso de fixação do compressor e tiro e coloco com facilidade a correia.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire escreveu:
Estou com problema de coxim dianteiro direito arriado, já tenho o coxim e falta substituir.
A correia que estava usando da Gates, deixava o tubo que sai do compressor muito próximo do suporte de fixação da bandeja. Coloquei a correia anterior, original AC Delco, que ao esticar deixou o tubo um pouco mais distante do suporte da bandeja. Por isso, a troca do coxim não é urgente, embora tenha a peça, como já foi dito.

Parece ter uma pequena diferença entre tamanho entre essas correias, mas nos dois casos, solto o parafuso de fixação do compressor e tiro e coloco com facilidade a correia.
Como eu disse, no meu 94/95 era fácil remover ou instalar a correia do compressor. Não me lembro das medidas da correia dele.
No atual 94, com correia 10X850 (ou 10,5X850), para conseguir remover ou instalar só afrouxando os parafusos do suporte do compressor. Você tem as medidas da sua correia?

A tubulação do ar condicionado do meu tem um pequeno amassado, causada por atrito com a estrutura do carro. Tenho quase certeza de que uma correia 5 mm mais longa resolveria meu problema. Já experimentei uma 10mm mais longa mais aí não consegui dar tensão nela. Ficou frouxa.
Acho que, embora o suporte do compressor seja o mesmo para todo tubarão, a marca do compressor pode fazer diferença. Talvez uma pequena diferença na medida da polia do compressor, sei lá. Sei que é estressante mexer na correia do meu Monza. Dá muito trabalho afrouxar um monte de parafusos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 12 Mar 2021, 19:38 Você tem as medidas da sua correia?

A tubulação do ar condicionado do meu tem um pequeno amassado, causada por atrito com a estrutura do carro. Tenho quase certeza de que uma correia 5 mm mais longa resolveria meu problema. Já experimentei uma 10mm mais longa mais aí não consegui dar tensão nela. Ficou frouxa.
Acho que, embora o suporte do compressor seja o mesmo para todo tubarão, a marca do compressor pode fazer diferença. Talvez uma pequena diferença na medida da polia do compressor, sei lá. Sei que é estressante mexer na correia do meu Monza. Dá muito trabalho afrouxar um monte de parafusos.

Abs
Luiz Carlos.

No meu Monza GLS 96, quanto mais aproximo o compressor do radiador ou distancio do motor, sentido de tensionar mais a correia, mais próximo fica o cano/mangueira que sai do compressor e entra no condensador no suporte da bandeja de suspensão (conhecido aqui na capital paulista como espingarda).
A mangueira original /AC Delco, parece ser um pouco menor (muito pouco) do que a reposição Gates que estava usando.
Tanto que com a AC Delco antiga, a mangueira ficou mais longe.

Tenho uma outra correia da Goodyear que tem as mesmas dimensões da Gates, também foi um dia aplicada nesse Monza GLS 96.

A correia paralela está marcada como 10X850 e a AC Delco original, só tem o código de fábrica.

Vale lembrar que estando com coxim dianteiro direito em boas condições a mangueira citada fica longe do suporte da bandeja.

Segue imagens das correias:
Correia AC AC Delco.jpg
Correia AC Gates.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO DO MONZA / DENSO POR DENTRO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire escreveu:
No meu Monza GLS 96, quanto mais aproximo o compressor do radiador ou distancio do motor, sentido de tensionar mais a correia, mais próximo fica o cano/mangueira que sai do compressor e entra no condensador no suporte da bandeja de suspensão (conhecido aqui na capital paulista como espingarda).
No meu Monza GLS 94 quanto menor a correia, mais a parte metálica da mangueira se aproxima do suporte.
DSC07125.jpg
Nota: Segundo uma pesquisa que fiz com o número da AC Delco, sua medida é 10X835. Não sei se está correto. Tenho visto essa medida em correias Gates aplicáveis a Monza (7329). Tenho até uma aqui em casa.
correia gates 7329.jpg
correia gates 7329 2.jpg
Tudo muito estranho, pois se a 10X0850 fica curta demais aqui, a 10X0835 nem pensar. Isso no meu Monza, pois no seu, pelo que parece, a 7329 deve servir perfeitamente. Mais uma opção de compra para você. :D
Mas é preciso muito cuidado, pois na segunda figura diz que é compatível com a original 90169195. Na verdade, essa 195 é correia de alternador e as medidas dela são 10,5X935 ou X920. :(

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder