Página 1 de 1

Disco da embreagem colou!

Enviado: 09 Nov 2021, 18:57
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal!

Meu Monza está parado, depois de uma pane que até agora não consegui destrinchar (fiz até um tópico sobre isso).
Tenho conseguido fazer ele pegar e até dei umas voltas dentro da garagem do meu prédio, mas não tenho confiança para sair com ele na rua.
Ontem, domingo, depois de ficar fora de casa uns 15 dias, fui até meu apartamento, tirei e carreguei a bateria, dei partida normal, mas na hora de engatar uma marcha, não entra nenhuma. O disco de embreagem colou. Está chovendo muito no Rio e aqui a umidade é quase 100%.

Já ocorreu uma vez esse problema, e eu resolvi dando partida com uma marcha engatada, pé na embreagem e freio de mão acionado. Na outra vez esse macete funcionou de primeira. Bati na chave e o motor pegou e ouvi um estalo do disco soltando.
Desta vez a coisa está mais difícil, pois a vaga onde o Monza está não oferece segurança para eu fazer igual fiz na primeira vez. Se o carro andar para a frente cai no jardim do prédio. Se o carro andar para trás bate numa pilastra.
Tentei um macete diferente. Soltei o cabo da bobina, para o motor não pegar, calcei as rodas com caibros de madeira, acionei o freio de mão, engatei a primeira e acionei o motor de arranque com o pé no pedal da embreagem. O carro deu um tranco mas não passou disso.

Alguém conhece o procedimento correto paraa fazer o disco descolar? Sem ser remover a caixa e o conjunto da embreagem. :lol:

Meu carro é ano 94, isto é, não permite mexer no conjunto da embreagem com a caixa seca no lugar.

Abs

Re: Disco da embreagem colou!

Enviado: 09 Nov 2021, 20:38
por Carlos A. Freire
Não conheço outra forma. Empurre o carro para una área com mais seguraca e continue com trancos na embreagem.
Lembro que nos anos 80, fui com Passat TS que tinha na época, em intanhanhen, litoral de São Paulo, onde na época chovia muito. Passei em umas ruas alagadas e deixei o carro parado. Quando fui usar o carro 2 dias depois, a embreagem colocou e fiz esse mesmo procedimento até soltar.
Levou algum tempo, mas soltou.

Re: Disco da embreagem colou!

Enviado: 11 Nov 2021, 21:27
por Gilmar Martins
Olá! Tive problema semelhante com meu Vectra recentemente. Consegui "desgrudar" a embreagem, por engatar na terceira marcha e dar um pequeno empurrão pisando no pedal da embreagem. O empurrão foi bem pequeno mesmo, o espaço que eu tenho é cerca de uns 80 centímetros ou menos, descolou de primeira.
Abçs
Gilmar