Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
chevrolongo
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Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

Saudações a todos os Monzeiros.

Ultimamente tenho lido tópicos sobre distribuidor carburado Monza, pois estou reconstruindo o Bosch original do meu Monza. Depois de ler bastante descobri que parece que em alguns tópicos sobre o assunto há uma confusão sobre as molas do avanço centrífugo. Acho que entendi (é possível que eu esteja errado e seria bom cruzar informações) depois de ter vários distribuidores desmontados que todos os distribuidores de ignição dos motores carburados independente do ano do modelo ou se for álcool ou gasolina tem 1 mola com um terminal diferente e outro c/ terminais iguais. Quero dizer, eles são 1 + 1. É por isso que no catálogo aparecem para os diferentes anos e modelos com numeração diferente, mas um a um. Exemplo: MOLA do contrapeso do distribuidor com terminais iguais dos anos 87 a 91, Motor a gasolina 1.8 Part number xxxxx Quantidade: 1// MOLA do contrapeso do distribuidor com terminais diferentes dos anos 87 a 91, Motor gasolina 1.8 Part number xxxxx Quantidade 1. Cada uma figura no catálogo separado para o modelo e ano em questão, mas o avanço do distribuidor de ignição sempre levará 1+1. Caso contrário, o catálogo mostraria a quantidade 2 com o mesmo número, é o que acontece quando as peças de reposição são as mesmas. Neste caso, como não vêm em pares, aparecem no catálogo para a quantidade 1. Por outro lado, não pude carregar dois iguais, pois carregar dois diferentes é justamente o que faz o avanço centrífugo funcionar corretamente. Um está sempre puxando e o outro é mais solto. Desculpe-me se houver erros gramaticais, mas escrevo do Uruguai. Acho que seria bom repensar esse velho tema para aqueles de nós que estão na restauração do nosso velho Monza.

Cumprimentos para todos!
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luiz sle
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por luiz sle »

chevrolongo escreveu: 21 Mar 2022, 22:08 Saudações a todos os Monzeiros.

Ultimamente tenho lido tópicos sobre distribuidor carburado Monza, pois estou reconstruindo o Bosch original do meu Monza. Depois de ler bastante descobri que parece que em alguns tópicos sobre o assunto há uma confusão sobre as molas do avanço centrífugo. Acho que entendi (é possível que eu esteja errado e seria bom cruzar informações) depois de ter vários distribuidores desmontados que todos os distribuidores de ignição dos motores carburados independente do ano do modelo ou se for álcool ou gasolina tem 1 mola com um terminal diferente e outro c/ terminais iguais. Quero dizer, eles são 1 + 1. É por isso que no catálogo aparecem para os diferentes anos e modelos com numeração diferente, mas um a um. Exemplo: MOLA do contrapeso do distribuidor com terminais iguais dos anos 87 a 91, Motor a gasolina 1.8 Part number xxxxx Quantidade: 1// MOLA do contrapeso do distribuidor com terminais diferentes dos anos 87 a 91, Motor gasolina 1.8 Part number xxxxx Quantidade 1. Cada uma figura no catálogo separado para o modelo e ano em questão, mas o avanço do distribuidor de ignição sempre levará 1+1. Caso contrário, o catálogo mostraria a quantidade 2 com o mesmo número, é o que acontece quando as peças de reposição são as mesmas. Neste caso, como não vêm em pares, aparecem no catálogo para a quantidade 1. Por outro lado, não pude carregar dois iguais, pois carregar dois diferentes é justamente o que faz o avanço centrífugo funcionar corretamente. Um está sempre puxando e o outro é mais solto. Desculpe-me se houver erros gramaticais, mas escrevo do Uruguai. Acho que seria bom repensar esse velho tema para aqueles de nós que estão na restauração do nosso velho Monza.

Cumprimentos para todos!
Bom dia!

Também tive dificuldades em conseguir colocar essas molas no distribuidor do meu Monza. Quando o comprei em 2012, o mesmo já veio sem, deixando o sempre com avanço incorreto. Além disso, a cápsula de avanço a vácuo estava furada, o distribuidor estava todo travado internamente por sujeira. Por incrível que pareça o carro funcionava bem rsrs

Numa busca rápida, achei fotos de 2 anúncios, com códigos diferentes, mas aparentemente a mesma peça: material, formato, quantidade de elos:
Mola-distribuidor-monza-82-83.jpg
Mola Contrapeso Do Distribuidor De Ignição Monza 82/83 - 94632553

Mola-distribuidor-monza.jpg
Mola Distribuidor De Ignição Monza Fase 1 - 52273387

Quando fabriquei as molas para o distribuidor do meu Monza, não fiz essa parte "maior" nas molinhas. Apenas a ancoragem para fixação, como as do distribuidor do amigo avvsilva, que criou esse ótimo tópico: viewtopic.php?f=6&t=29819

No meu, por ser 2.0 a álcool, utilizei 10 elos em cada uma das molas, tomando como referência as fotos que encontrei do distribuidor do David Crozeta desmontado. Nas fotos do link que mencionei acima, se observar, as molas tem apenas 7 elos, pois é um distribuidor de um Monza 1.8 gasolina.

Espero ter ajudado.

Luiz Fernando.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

20220323_122342.jpg
As molas de avanço centrífugo são diferentes, uma é mais forte e a outra é mais fraca e mais longa.

O avanço centrífugo varia o ponto de ignição em função do número de rotações do motor, atuando sobre o came do disjuntor, que avança em seu sentido de rotação.


O início da variação de avanço na faixa de baixa rotação do motor e a variação subsequente são determinados pelo tamanho dos contrapesos e pela força das molas. O final, por alguns amortecedores que impedem a abertura mais para os contrapesos. Para obter uma curva de avanço progressivo, as molas do contrapeso têm diferentes resistências. A que tem mais força tem uma certa folga em sua fixação para regimes baixos, a ação da força centrífuga é exercida apenas sobre a mola fraca até que ela absorva a folga de montagem da mola forte. A resistência que esta mola fraca apresenta ao movimento dos contrapesos dá origem a uma curva com inclinação característica e, a partir de uma determinada velocidade, quando a folga de montagem da mola forte foi totalmente absorvida, a segunda mola entra em ação, exigindo uma força centrífuga maior para superar sua força, o que resulta em uma curva de avanço com uma inclinação diferente.

Ao procurar no catálogo (Cep chev) a numeração das molas deve ser feita procurando a opção do ano e modelo, são duas molas para cada ano e modelo que são diferentes entre si, o distribuidor leva uma de cada, ELES NÃO VEM EM PARES como alguns acreditam.

Por exemplo: 52273381 MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais iguais: Motor a gasolina 1,8 Quantidade: 1// 52273382 MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais diferentes: Motor a gasolina 1,8 Quantidade: 1 //

Espero que este tópico seja útil pois também estava muito confuso sobre este assunto e não consegui encontrar uma explicação lógica, apenas à custa de pesquisar muito e examinar cuidadosamente o catálogo e seus respectivos números cheguei a esta conclusão que você tem certeza que é o preciso em relação às famosas molas centrífugas de avanço. Nos tópicos que li no fórum, vejo que muitos colocaram as molas em pares, ou seja, compraram duas molas do mesmo tipo, isso está incorreto, repito novamente, elas não vêm em pares, mas sim um de cada um de acordo com o ano e modelo.

Abraço para todos os Monzeiros.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite!

Chevrolongo, interessante sua observação. Realmente o Cep Chev aplica dois tipos de mola ao distribuidor.

Estou analisando o tema, e tomando o Cep Chev como referência, ficou inconclusivo quanto a quais molas devem serem utilizadas no distribuidor 2.0 a álcool.

O código do motor 2.0 a álcool no Cep Chev é "+LB7". Observe que, para esse motor existe a opção de apenas uma mola: "MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais diferentes - (52273387)"
Cep Chev mola distribuidor 2.0 álcool.png
Para os motores 1.8 álcool (+LB5) e 1.8 gasolina (+LN4), temos códigos para ambos os tipos de mola.

Luiz Fernando.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

Olá Luís,
Un placer intercambiar opiniones contigo.

Se você olhar atentamente o Cep Chev você verá que as molas para motores 2.0 gasolina e álcool usam os mesmos códigos, portanto podemos concluir que o erro do Cep Chev é não ter incluído (por padrão) a opção do motor a álcool, nada mais que nessa opção, então é mais do que lógico que a mola com o código 52273386 1987 motor 2.0 a gasolina, também seria adequada para o motor 2.0 a álcool por uma questão de lógica. Se todas as outras opções estiverem completas para todos os motores, anos e modelos, não pode haver um único modelo com um sistema diferente (2 molas iguais) quando todos os outros modelos utilizam o mesmo sistema de molas diferentes; é um sistema bastante conhecido e utilizado em muitos outros motores e marcas de avanço centrífugo com molas que dão uma curva de avanço mais proporcional ao acionar cada mola com menos força que a outra; Além disso, o Cep Chev sempre inclui 1 mola de cada (quantidade 1) em todas as opções, se a peça neste caso fosse a mesma, deveria ser: quantidade 2, como é em todas as outras peças, onde é o mesmo código para uma quantidade X. Pelo que vi nos catálogos de peças de marcas sérias sempre há erros, mas a maioria são pequenos e omissões, no entanto se se pesquisar, sempre se chega a uma conclusão lógica apesar das omissões. Volto a insistir que o sistema distribuidor Bosch, de todos os Monza que desmontei, funciona com um par de molas diferentes entre si, existem muitos outros distribuidores de inúmeros veículos em que as molas são exatamente iguais em força e em forma, este não é o caso do sistema de nossos distribuidores e seria algo bastante irracional do ponto de vista prático de uma Montadora como a GM que fez 20 modelos do mesmo carro e apenas um modelo mudaria o sistema de molas de contrapeso do avanço de ignição centrífuga excluindo uma pequena mola. O que muda nos modelos neste caso não é o sistema e sim a FORÇA DAS MOLAS. Já que o avanço que um motor 1.8 deve ter não é o mesmo que um 2.0 e um com gasolina e outro com álcool, mas sim o sistema de contrapesos que se aplica neste tipo de distribuidores de trabalhar com duas molas diferentes, isso não muda, é o mesmo sistema para todos os Monza que equipavam um carburador naqueles anos, já que o distribuidor também não muda, se você olhar para Cep Chev a maioria dos componentes são praticamente os mesmos para todos os anos e modelos, exceto os avanços, no avanço a vácuo, por exemplo, só muda a força da mola, que é no final das contas o que dará maior ou menor avanço à ignição, o mesmo acontece com o avanço centrífugo. Concluo então que essa variação entre as molas do avanço centrífugo é para falar de um sistema de avanço e não apenas uma mola aqui e outra ali, chego a essas conclusões por ter visto outros distribuidores de ignição de outros carros e também por ter reconstruído 2 Bosch Monza original e desarmou muitos outros. Agradeço sua importante observação porque para ajustar um assunto e para que ele se resolva de forma que seja útil para todos nós, é muito bom arquivar até que não haja dúvidas. Deixo-vos um grande abraço do Uruguai.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite, amigo!

Isso mesmo, todos os distribuidores possuem molas diferentes, tanto gasolina ou álcool, 1.8 ou 2.0.

Os motores 1.8 álcool e gasolina, estão bem esclarecidos pelo Cep Chev. Mas o 2.0 não, há um erro no catálogo, como você mencionou, há aplicação apenas de uma tipo de mola, ficou faltando a outra.

Seria interessante tentarmos chegar a especificação de cada aplicação de mola, de acordo com combustível e cilindrada. Dessa maneira, conseguiríamos deixar registrado no fórum, para quem fosse restaurar o distribuidor futuramente.
Uma hipótese, é de que o arame utilizado na produção dessas molas, seja o mesmo, variando a sua carga de acordo com a quantidade de elos.

Você tem referência de alguma das molas e sua aplicação?

Luiz Fernando.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

Mensagem não lida por chevrolongo »

Olá Luis...

Como mencionei na mensagem anterior, a mola correspondente ao motor 2.0 álcool é a mesma do motor 2.0 a gasolina, estude o Cep Chev e você verá que 2.0 gasolina e 2.0 álcool usam todas as mesmas molas, então o erro de omissão em este caso tem o Cep Chev é facilmente resolvido por dedução. Ao comprar ou adquirir molas para um motor 2.0 a álcool, você colocaria a mesma mola de um 2.0 a gasolina para o mesmo ano em questão. Lembrando que é 1 "mola com terminais diferentes" e outra "mola com os mesmos terminais".

Quanto à fabricação de molas, como não estão disponíveis no mercado de reposição (aqui no Uruguai também não estão disponíveis) podem ser facilmente fabricadas com uma amostra. As molas do motor 1.8 possuem uma rosca de arame um pouco mais fina que as molas 2.0 e estas por sua vez possuem 1 ou 2 voltas a mais. Suponho que no Brasil, assim como aqui no Uruguai, haverá uma fábrica de molas. Obtendo uma amostra fiel da mola que obviamente tem que ser da especificação correta, elas são enviadas para serem fabricadas sem nenhum problema. É a única coisa que varia entre os distribuidores dos motores 1.8, 2.0 e a gasolina e álcool, a mola de avanço centrífugo e a mola de avanço a vácuo; Aliás, vou lhe dizer que aqui no Uruguai também se reparam as cápsulas de avanço a vácuo, se abrem, se retira a membrana furada e se coloca uma nova membrana do mesmo tecido e se deixa a mesma mola ou se coloca uma nova mola no mesmo se estiver cansado, eles fecham novamente e pronto. Restaurar esses distribuidores não é difícil, mas é bastante trabalhoso, mas olhando em ferros velhos eles são obtidos e restaurados através da troca de componentes. Também já vi reparos para distribuidores VW Santana (Bosch) no mercado livre do Brasil e muitos de seus componentes são compatíveis com distribuidores Monza, como as pequenas peças plásticas e as arruelas de fibra vulcanizada vermelha, que não são fibras de cortiça como eu visto que algumas pessoas pensam, mas fibra vermelha, essas arruelas não são para vedar as entradas de óleo como alguns presumem, a retenção de óleo é feita por um retentor que leva atrás do cubo do eixo, tais arruelas de fibra que são colocadas por dentro e por fora, intercaladas com as arruelas de fricção, para amortecer as vibrações. O distribuidor, sendo um dispositivo que gira em altas rotações, precisa neste caso de um amortecimento que absorva essas vibrações, para o qual são utilizadas essas arruelas de fibra; Se em vez disso o eixo estivesse apenas com arruelas de aço, acabaria danificado. Há quem coloque anilhas de cortiça, mas a cortiça não tem o poder de fricção que a fibra tem e acaba em pó devido à elevada fricção. Coisas para manter em mente.

Um grande abraço para você e estamos em contato trocando informações sobre os mistérios de Monza.
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Re: Molas de avanço centrífugo nos distribuidores com motor carburado:

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chevrolongo escreveu: 24 Mar 2022, 21:30 Olá Luis...

Como mencionei na mensagem anterior, a mola correspondente ao motor 2.0 álcool é a mesma do motor 2.0 a gasolina, estude o Cep Chev e você verá que 2.0 gasolina e 2.0 álcool usam todas as mesmas molas, então o erro de omissão em este caso tem o Cep Chev é facilmente resolvido por dedução. Ao comprar ou adquirir molas para um motor 2.0 a álcool, você colocaria a mesma mola de um 2.0 a gasolina para o mesmo ano em questão. Lembrando que é 1 "mola com terminais diferentes" e outra "mola com os mesmos terminais".
Chevrolongo,

Veja na imagem abaixo do CepChev:
Cep Chev mola distribuidor 2.0 álcool.png
Há especificação apenas de uma das molas para o motor 2.0 (com terminais diferentes). Álcool e gasolina são iguais. Não tem o código da segunda mola (com terminais iguais).

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