Bomba de combustível do Monza

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Bomba de combustível do Monza

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Galera, estou quebrando um pouco a cabeça em relação à bomba de combustível. Troquei o plug da bomba recentemente, tudo ok, ela está armando, mas não está jogando lá para o TBI, será que é pq está na reserva ou há algo de errado? Tipo polaridade invertida? Penso que se estivesse invertida ela nem iria pegar. Eu troquei o plug da bobina também, mas o carro dá centelha e pega no GNV, morre em seguida pq a TBI não está muito apertada. Mandei o torneiro fazer parafusos novos M10 e vou adaptar um maior, pq os m8 estão com rosca ferrada. Enfim, pega no gás e morre em seguida pq gás é combustível pobre e como está meio solto, é mt ar para pouco gás. Acho que se o plug da bobina estivesse ao contrario nem pegar o carro iria, certo? Enfim, grato demais se alguém puder me ajudar. Abraços.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Sobre instalações de GNV, aqui no fórum existe muitos tópicos falando algo a respeito e também de má instalação e mistura.

Sobre a bomba, a tomada só entra nela numa posição e se for invertido os fios ela ira mandar combustível de volta ao tanque. Se o carro está com combustível na reserva deve olhar se o painel está marcando corretamente a quantidade de combustível no tanque, pois o Monza EFI possui certas deficiências no tanque, quando está a menos de 1/4 estando numa rampa com a frente muito para cima.

Lembrando que a pressão ideal de linha de combustível (líquido) é de 2bar e, também verificar profissionalmente como está a instalação do GNV, se de repente não está criando transtornos com faísca nas velas e corte no bico injetor.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível do Monza

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

dutra s a escreveu: 29 Set 2021, 01:24 Sobre instalações de GNV, aqui no fórum existe muitos tópicos falando algo a respeito e também de má instalação e mistura.

Sobre a bomba, a tomada só entra nela numa posição e se for invertido os fios ela ira mandar combustível de volta ao tanque. Se o carro está com combustível na reserva deve olhar se o painel está marcando corretamente a quantidade de combustível no tanque, pois o Monza EFI possui certas deficiências no tanque, quando está a menos de 1/4 estando numa rampa com a frente muito para cima.

Lembrando que a pressão ideal de linha de combustível (líquido) é de 2bar e, também verificar profissionalmente como está a instalação do GNV, se de repente não está criando transtornos com faísca nas velas e corte no bico injetor.

abs estamos ai
Acredito que a instalação não está boa. Porquê esse carro usava mesclador de nylon bem vagabundo, não tinha nem o furo para o motor de passo trabalhar. Não tem emulador de bico e sim um relé e também não tem variador de avanço. Eu ganhei recentemente de um amigo esse variador, pretendo instalar depois.
Antes os fios da bomba estavam cortados e emendados, pq as vezes meu pai quando iria deixar o carro na rua, ia lá e desligava a bomba através da emenda. Quando invertia os fios a bomba não chegava a pegar... Amanhã eu irei verificar, mas creio que não esteja errado, pois eu refiz a fiação de certa parte. É um fio roxo com branco (acredito ser o positivo) emendei com um vermelho para fácil identificação, e o marrom com preto. Emendei e coloquei termo retrátil, depois da emenda tem o plug, que aliás, comprei um novo. Coloquei vermelho com vermelho e azul com preto. Vermelho lado esquerdo e azul lado direito.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Igor, você pode optar por um modo mais correto de corrigir esses problemas.

Pode iniciar em remover a tomada da central (U.C.E.) e acompanhar se cada fio está indo para o seu lugar de origem e obedecendo sua função com base na imagem postada e ajuda aqui do fórum, estando com a bateria desligada e com um simples voltímetro/multímetro, feito isso, basta verificar ponto de sincronismo do motor na correia, ponto de avanço do distribuidor com uma pistola estroboscópica, pressão de combustível em 2bar ,velas e cabos corretos (tudo como se não existisse GNV nele), só depois e se ainda quiser você pode reinstalar o kit GNV de forma correta como bem quiser que fique nele.

No geral e em primeiro lugar, ele deve funcionar corretamente com todo sistema elétrico de forma original.

Eu em particular não gosto de GNV, mesmo porquê a maioria dos fabricantes de peça não dão garantia por ser GNV colocado e não de fábrica, mas não vem ao caso relacionar mais motivos além de muitas discussões que já foi registrado aqui, mas posso afirmar que um Monza EFI bem ajustado de injeção original, mecânica de suspensão/pneus etc... é muiiiiito econômico ainda mais a gasolina, mesmo estando com o preço de hoje, isso é provado!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder