Sintomas estranhos

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Sintomas estranhos

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal

Ontem de manhã precisei sair com meu Monza e ele se recusou a 'pegar'.
Girava bem, ou seja, a bateria está boa, mas não acendia.
Saí com o Fiat Uno e hoje fui até a garagem ver se descobria qual era o problema.
Como comprei o Dashboard do Maiko, achei que seria fácil descobrir a pane, pois achei que ele indicaria qualquer erro do motor.
Conectei o Dashboard, liguei a chave de ignição e notei que o eletroventilador do radiador entrou na velocidade alta.
Achei isso normal, pois quando se faz aquela ligação na tomada ALDL com um clipe, para acionar o código lampejante, também acontece isso.
Mas o painel do equipamento não indicou nada além do nome dele (do dashboard). Todas as telas permaneceram sem nenhum caractere.
Desconectei o plugue do equipamento e tentei dar partida no motor. Mas logo que se liga a chave de ignição o eletroventilador também entra, em alta velocidade.
Vou tentar o velho método do clipe, pensei.
Mas, espetado o clipe na tomada ALDL e ligada a chave de ignição, a luz de injeção não se manifestou. A lâmpada não está queimada, pois ao ligar a chave de ignição ela acende e apaga em seguida (ela deveria permanecer acesa até o motor funcionar).
Para terminar, pela primeira vez nesses anos todos de Monza estou perdido.
Não sei se o Dashboard causou algum problema no sistema, no módulo, ou em alguma outra coisa. :(

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 02 Jul 2021, 18:12, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Comece verificando as tensões que entram na UCE e os seus aterramentos. Lembrando que 2 desses aterramentos estão no cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por LeoStrop »

Luiz Carlos,

Acredito que o dashboard só funciona com o motor ligado, pois é preciso que a bomba de combustível esteja ligada para ele funcionar. Mas o Maikko pode vir aqui depois confirmar essa sua dúvida. Mas dificilmente ele deve ter causado algum problema.

Sobre o seu defeito, um dia tive um problema parecido, onde a ventoinha ligava na primeira partida do dia com o carro frio, entre outros problemas. O defeito estava no plugue do sensor de temperatura que devido ao mau contato, enviava diversas informações erradas para a central. Talvez vale a pena desconecta-lo e tentar ligar novamente.
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por maiko »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 02 Jul 2021, 11:36 Olá pessoal

Ontem de manhã precisei sair com meu Monza e ele se recusou a 'pegar'.
Girava bem, ou seja, a bateria está boa, mas não acendia.
Saí com o Fiat Uno e hoje fui até a garagem ver se descobria qual era o problema.
Como comprei o Dashboard do Maiko, achei que seria fácil descobrir a pane, pois achei que ele indicaria qualquer erro do motor.
Conectei o Dashboard, liguei a chave de ignição e notei que o eletroventilador do radiador entrou na velocidade alta.
Achei isso normal, pois quando se faz aquela ligação na tomada ALDL com um clipe, para acionar o código lampejante, também acontece isso.
Mas o painel do equipamento não indicou nada além do nome dele (do dashboard). Todas as telas permaneceram sem nenhum caractere.
Desconectei o plugue do equipamento e tentei dar partida no motor. Mas logo que se liga a chave de ignição o eletroventilador também entra, em alta velocidade.
Vou tentar o velho método do clipe, pensei.
Mas, espetado o clipe na tomada ALDL e ligada a chave de ignição, a luz de injeção não se manifestou. A lâmpada não está queimada, pois ao ligar a chave de ignição ela acende e apaga em seguida (ela deveria permanecer acesa até o motor funcionar).
Para terminar, pela primeira vez nesses anos todos de Monza estou perdido.
Não sei se o Dashboard causou algum problema no sistema, no módulo, ou em alguma outra coisa. :(

Abs
Desenvolvi o DashBoard para funcionar somente com o motor em funcionamento, pois existe uma limitação em relação a alimentação no conector ALDL, para que o equipamento fosse de fácil instalação, sem a nescessidade de ligações elétrica externa.
Essa questão está descrita no manual do equipamento.

O scanner somente lê as informações do módulo e mesmo assim possui uma proteção eletrônica para que evite qualquer tipo de avaria ao sistema original do veículo.

Como você mencionou que o carro não ligou antes mesmo de conectar o scanner, acredito que não tenha relação ao uso dele.

É importante salientar que nem todas as falhas ou defeitos são registrados pela injeção eletrônica, portando nem tudo irá aparecer no scanner ou no código lampejante.

No seu caso iniciaria testando se há faísca (sistema de ignição), depois pelo sistema alimentação... Assim por diante.

Normalmente o eletroventilador é acionado se ocorre falha no sensor de temperatura ou se entra no módo diagnóstico (A+B) no conector ALDL.

Qualquer dúvida estamos a disposição.
Att. Maiko H.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por rafamts »

Conseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Conseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
Não, rafamts

Tive de vir para o bairro da Glória, para dar uma assistência a minha filha caçula, que teve neném (meu único netinho) e larguei o Monzão na Ilha. Estou desde o início do mês longe dele. Então não tive como investigar o que acontece. Mas notei um detalhe: quando substituí o distribuidor pelo xingling que tenho aqui, aquele sintoma de entrar o eletroventilador do radiador e o código lampejante não se apresentar, cessou. Mas o carro não pegou. Vou me certificar disso quando voltar, para ver se chego a um diagnóstico.
O ruim é que depois desse tempo todo a bateria já deve estar com pouca carga (apesar de ser nova) e vou ter algum trabalho extra.
Se não conseguir resolver rasgo meu diploma de mecânico. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por rafamts »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 30 Jul 2021, 18:29
Conseguiu identificar o problema do Monza, Luiz Carlos?
Não, rafamts

Tive de vir para o bairro da Glória, para dar uma assistência a minha filha caçula, que teve neném (meu único netinho) e larguei o Monzão na Ilha. Estou desde o início do mês longe dele. Então não tive como investigar o que acontece. Mas notei um detalhe: quando substituí o distribuidor pelo xingling que tenho aqui, aquele sintoma de entrar o eletroventilador do radiador e o código lampejante não se apresentar, cessou. Mas o carro não pegou. Vou me certificar disso quando voltar, para ver se chego a um diagnóstico.
O ruim é que depois desse tempo todo a bateria já deve estar com pouca carga (apesar de ser nova) e vou ter algum trabalho extra.
Se não conseguir resolver rasgo meu diploma de mecânico. :lol:

Abs
Conseguirás resolver o problema! Disso não temos dúvida! Possuo Monza há 12 anos e dificilmente entro em uma oficina por problemas mecânicos. Procuro resolver tudo aqui pela garagem mesmo! rs! Mas reconheço o papel fundamental desse fórum na solução de muitos problemas que já enfrentei com o Monza. Esse grupo é fantástico! No meu Uno 2002 fire (agora ´´masculinizei`` o carrinho! rs) sinto falta de um grupo de discussões tal como temos aqui nos monzeiros!

Meus parabéns pelo netinho! Muitas felicidades para ti e familiares!

Abraços,
Rafael
Daniel 2965
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Ago 2022, 17:08
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sintomas estranhos

Mensagem não lida por Daniel 2965 »

Olá pessoal, tudo de bom para nossos Monzas! Bom é o seguinte: meu Monza 91 álcool 2.0 está com esse problema, quando eu conecto o chicote do sensor MAP ele começa a jorrar muito combustível no TBI, parece que abriu um chuveiro no máximo, jorra álcool para fora so TBI. Alguém tem uma luz para este problema?
Responder