BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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dutra s a
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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De fato, a peça original é raro achar e pegamos a aceitar paralelo por obrigação. Sei como é isso muito bem, porém, temos que ficar atento sempre sobre qualidades desse paralelos, principalmente onde foram fabricados. As peças Delphi por exemplo, é recomendado (se achar) Made In America ou canadense

Sobre o HEI, não sei explicar se tem peças internas que possam provocar avarias em adiantar ou atrasar ponto, mesmo porque, não é peça móvel como distribuidor e não deveria fazer isso, mas tenho 2 módulos HEI originais GM + 1 Gauss + 1 Marelli + 1 ching-ling, provavelmente da marca Euro.

O original GM estou usando no carro, se eu botar o da Gauss tenho de adiantar o distribuidor, se eu botar da Marelli ele fica neutro tanto adiantando como atrasando, não muda nada, se eu botar Euro tenho que adiantar menos que o Gauss e, no caso do original GM, eu tenho que atrasar, senão ele fica dando falhas.

Essas variações se aplicam tanto com motor quente como frio, também se eu for sair com motor frio usando o HEI original GM, o carro fica acelerado demais, até o ponteiro sair da faixa azul e desligar a pré resistência de aquecimento do coletor de admissão, e nisso, a lenta fica normal. Já com os outros módulos HEI, isso não ocorre, no diagnostico da injeção via pisca não dá nada atualmente e não sei o tempo de injeção do meu atualmente, mas sei que estou andando no entorno de 21º de avanço.

Não sei dizer se isso ocorre por eu estar usando motor 2011/2013 onde o comando possa ter aluma diferença (e tem) no levante em inicio de abertura e fechamento de válvula e ponto neutro, mas com o motor antigo original dele algumas vezes (nem sempre) na mudança de modulo HEI a variação era notável andando com o carro.

abs estamos ai
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Felipe Lichirgu
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

dutra s a escreveu: 01 Mai 2020, 00:04 O original GM estou usando no carro, se eu botar o da Gauss tenho de adiantar o distribuidor, se eu botar da Marelli ele fica neutro tanto adiantando como atrasando, não muda nada, se eu botar Euro tenho que adiantar menos que o Gauss e, no caso do original GM, eu tenho que atrasar, senão ele fica dando falhas.

Essas variações se aplicam tanto com motor quente como frio, também se eu for sair com motor frio usando o HEI original GM, o carro fica acelerado demais, até o ponteiro sair da faixa azul e desligar a pré resistência de aquecimento do coletor de admissão, e nisso, a lenta fica normal. Já com os outros módulos HEI, isso não ocorre, no diagnostico da injeção via pisca não dá nada atualmente e não sei o tempo de injeção do meu atualmente, mas sei que estou andando no entorno de 21º de avanço.
Concordo com que o Dutra disse sobre o HEI. Antigamente, não notava isso, mas com o passar do tempo e experiência passei a perceber tais diferenças. De fato, os HEI originais proporcionam um funcionamento melhor do motor. E isso faz sentido, pois o HEI é nada mais que um módulo de potência da bobina de ignição. Dado isso, a sigla dele HEI é High Energy Ignition module. Traduzindo, 'módulo de ignição de alta energia'. Provavelmente, os HEI paralelos não cumprem bem esse papel, fazendo com que tenha a necessidade de avançar mais o ponto para ter um funcionamento mais proveitoso. Percebo que os HEI originais funcionam melhor no avanço de fábrica.
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Felipe Lichirgu
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Ipanema escreveu: 30 Abr 2020, 22:08 Olá pessoal, vou dar um relato parcial.
Chegou o tal bico Multiqualitá e realmente ele é muito parecido ao original. Coloquei no carro e se terminaram os engasgues na primeira volta que dei sem mudar os outros componentes.
Percorri uns 15 km e tirei as velas para ver e estavam clarinhas, nada de carbonização absurda de antes. O contrário acontecia com o bico Euro. Chegou o HEI usado original, mas não me aguentuei e coloquei no carro para ver se estava funcionando, até mesmo para poder devolver em caso de avaria.
Dei mais uma volta com o carro e tudo ok, aparentemente em um breve percurso de 10 km. Notei depois foi que na lenta se terminaram ou diminuíram em muito uns sopros ou" pufs", não sei dizer se foi o bico ou o HEI, pois praticamente foram trocados quase ao memso tempo, como falei.

Só nos esclarece uma coisa: o ponto de ignição. Quando fez esses testes, estava no ponto original (10º APMS) ou com 20º APMS?
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Concordo com que o Dutra disse sobre o HEI. Antigamente, não notava isso, mas com o passar do tempo e experiência passei a perceber tais diferenças. De fato, os HEI originais proporcionam um funcionamento melhor do motor. E isso faz sentido, pois o HEI é nada mais que um módulo de potência da bobina de ignição. Dado isso, a sigla dele HEI é High Energy Ignition module. Traduzindo, 'módulo de ignição de alta energia'. Provavelmente, os HEI paralelos não cumprem bem esse papel, fazendo com que tenha a necessidade de avançar mais o ponto para ter um funcionamento mais proveitoso. Percebo que os HEI originais funcionam melhor no avanço de fábrica.
Apesar do nome do HEI, módulo de ignição de alta energia, ele não tem nada de alta energia. Quem fornece a alta energia (alta voltagem) é a bobina.
o HEI lida com baixas voltagens. Sua função é chavear o circuito primário da bobina de ignição.
A única outra função do HEI é servir de ponte entre a bobina de pulsos e o módulo de injeção (ECU), para o módulo saber se o motor está girando (para liberar bomba, válvula injetora e centelha) e também informar que o motor passou de 450 rotações. Nem isso, pois a informação de rotação que o HEI informa à ECU é baseada na frequência da corrente gerada pela bobina de pulsos. (também chamada bobina impulsora)
A única coisa que poderia diferenciar um HEI original e um não original seria o momento em que A ECU passaria a comandar o tempo da centelha. Isso a ECU faz baseando-se em informações de temperatura, rotação do motor, vácuo, etc.

Volto a dizer, já usei módulos HEI de 4 marcas diferentes e no meu Monza não houve nenhuma, absolutamente nenhuma diferença de desempenho com nenhum deles.
Para afirmar que módulo HEI não original é diferente, vocês precisam mostrar porque ele é diferente. Isso de "no meu carro é assim ou assado" não tem credibilidade. Não pra mim.

Nota. Existem módulos de alta energia. Eu instalei um (Delta Mark Ten B) no meu Chevette. Esse módulo mantinha o platinado, mas um circuito dele amplificava a voltagem de 12 para 400 volts e armazenada num capacitor (é por isso que esse tipo de módulo é chamado de ignição capacitiva) e despejava essa voltagem toda na bobina normal. Como a duração do pulso era muito baixa, não danificava a bobina. A saída da bobina passava dos 20 Kv para mais de 40 Kv. O resultado disso era que os cabos de vela não duravam nada. O motor ficava mais redondo na marcha lenta e com bateria baixa pegava até melhor do que com bateria boa. Isso porque se a bateria estivesse baixa o módulo mandava uma centelha com maior duração. Eu estacionava meu carro numa rampa. Engatava a ré, ligava a ignição, soltava o freio e o carro pegava sem andar nem um metro. Além dessa vantagem, tinha outra, que era nunca precisar substituir platinado, que, antes da instalação do módulo, gastava demais.

Caramba! Fui ver na net e a tal ignição tá custando uma nota preta! Vendi meu carro por 2 mil reais! Só a ignição vale mais da metade disso!
mark ten b.jpg
Abs
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Luiz Carlos
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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Apesar do nome do HEI, módulo de ignição de alta energia, ele não tem nada de alta energia. Quem fornece a alta energia (alta voltagem) é a bobina.
o HEI lida com baixas voltagens. Sua função é chavear o circuito primário da bobina de ignição.
A única outra função do HEI é servir de ponte entre a bobina de pulsos e o módulo de injeção (ECU), para o módulo saber se o motor está girando (para liberar bomba, válvula injetora e centelha) e também informar que o motor passou de 450 rotações. Nem isso, pois a informação de rotação que o HEI informa à ECU é baseada na frequência da corrente gerada pela bobina de pulsos. (também chamada bobina impulsora)
A única coisa que poderia diferenciar um HEI original e um não original seria o momento em que A ECU passaria a comandar o tempo da centelha. Isso a ECU faz baseando-se em informações de temperatura, rotação do motor, vácuo, etc.

Volto a dizer, já usei módulos HEI de 4 marcas diferentes e no meu Monza não houve nenhuma, absolutamente nenhuma diferença de desempenho com nenhum deles.
Para afirmar que módulo HEI não original é diferente, vocês precisam mostrar porque ele é diferente. Isso de "no meu carro é assim ou assado" não tem credibilidade. Não pra mim.

Nota. Existem módulos de alta energia. Eu instalei um (Delta Mark Ten B) no meu Chevette. Esse módulo mantinha o platinado, mas um circuito dele amplificava a voltagem de 12 para 400 volts e armazenada num capacitor (é por isso que esse tipo de módulo é chamado de ignição capacitiva) e despejava essa voltagem toda na bobina normal. Como a duração do pulso era muito baixa, não danificava a bobina. A saída da bobina passava dos 20 Kv para mais de 40 Kv. O resultado disso era que os cabos de vela não duravam nada. O motor ficava mais redondo na marcha lenta e com bateria baixa pegava até melhor do que com bateria boa. Isso porque se a bateria estivesse baixa o módulo mandava uma centelha com maior duração. Eu estacionava meu carro numa rampa. Engatava a ré, ligava a ignição, soltava o freio e o carro pegava sem andar nem um metro. Além dessa vantagem, tinha outra, que era nunca precisar substituir platinado, que, antes da instalação do módulo, gastava demais.

Caramba! Fui ver na net e a tal ignição tá custando uma nota preta! Vendi meu carro por 2 mil reais! Só a ignição vale mais da metade disso!
Pois é, não tem jeito mesmo e também estou de saco cheio disso, é sempre desse jeito. Confesso que tento e não sou de desistir fácil não, mas não tem jeito.

Não sei qual o problema de não ler a postagem por completo, mas vi e aqui também tem muitos que não foi só comigo que aconteceu essa variação do HEI de marcas diferentes, pode não ter credibilidade com você e nem me preocupo com isso, mas o que acontece comigo eu relato (eu não invento e nem me acho o mais sábio de tudo) e antes de chegar dando martelada, eu procuro esperar mais informações de uma forma que eu venha entender claramente que estou sendo corrigido e ajudado e não rebaixado e empurrado como analfabeto em tudo, na área automotiva original e de preparações.

Em fim, é melhor falar de bicos injetores apenas, pois essa foi a razão de se ter criado este o tópico.

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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

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Felipe Lichirgu escreveu: 01 Mai 2020, 10:22
Ipanema escreveu: 30 Abr 2020, 22:08 Olá pessoal, vou dar um relato parcial.
Chegou o tal bico Multiqualitá e realmente ele é muito parecido ao original. Coloquei no carro e se terminaram os engasgues na primeira volta que dei sem mudar os outros componentes.
Percorri uns 15 km e tirei as velas para ver e estavam clarinhas, nada de carbonização absurda de antes. O contrário acontecia com o bico Euro. Chegou o HEI usado original, mas não me aguentuei e coloquei no carro para ver se estava funcionando, até mesmo para poder devolver em caso de avaria.
Dei mais uma volta com o carro e tudo ok, aparentemente em um breve percurso de 10 km. Notei depois foi que na lenta se terminaram ou diminuíram em muito uns sopros ou" pufs", não sei dizer se foi o bico ou o HEI, pois praticamente foram trocados quase ao memso tempo, como falei.

Só nos esclarece uma coisa: o ponto de ignição. Quando fez esses testes, estava no ponto original (10º APMS) ou com 20º APMS?
Olá Felipe, agora deixei como deve ser, em 10 graus, para poder seguir os testes com os parámetros originais. O CO havia deixado em 1,5v para ver se mudava algo com os bicos anteriores. Por agora vou deixar assim até fazer a primeira média de consumo.
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Felipe Lichirgu
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Ipanema escreveu: 01 Mai 2020, 13:40 Olá Felipe, agora deixei como deve ser, em 10 graus, para poder seguir os testes com os parámetros originais. O CO havia deixado em 1,5v para ver se mudava algo com os bicos anteriores. Por agora vou deixar assim até fazer a primeira média de consumo.
Isso mesmo, faça os testes nos parâmetros originais. E se possível, nos diga, posteriormente, como foi o comportamento com o bico Multiqualitá. Bom sabermos o resultado com o mesmo, até para ter como parâmetro de eventual uso futuro. Porque, as peças originais estão cada vez mais escassas. E quando se encontra, muito caras.
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Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Ipanema »

Felipe Lichirgu escreveu: 01 Mai 2020, 21:21
Ipanema escreveu: 01 Mai 2020, 13:40 Olá Felipe, agora deixei como deve ser, em 10 graus, para poder seguir os testes com os parámetros originais. O CO havia deixado em 1,5v para ver se mudava algo com os bicos anteriores. Por agora vou deixar assim até fazer a primeira média de consumo.
Isso mesmo, faça os testes nos parâmetros originais. E se possível, nos diga, posteriormente, como foi o comportamento com o bico Multiqualitá. Bom sabermos o resultado com o mesmo, até para ter como parâmetro de eventual uso futuro. Porque, as peças originais estão cada vez mais escassas. E quando se encontra, muito caras.
Isso Felipe, quanto mais informações conseguimos, mais opções de análises temos.

Hoje fui buscar a bobina original usada, que estava em ótimo estado visualmente. Não cheguei a medir sua resistência, pondo diretamente no carro para ver se funcionava. Uma coisa notei na hora, que o plug do chicote encaixa sem nenhuma folga na bobina, o mesmo não acontecendo com a Delphi nem com uma GM-Bosch original. Nestes dois casos, o plug fica com um leve "jogo" no encaixe com a bobina. Aproveitei e voltei a usar o sensor de temperatura original GM, já que estava usando um novinho da Delphi.

Ai pensei no que tu e o Dutra disseram de talvez o HEI mudar o ponto. Então fui medir e... o carro estava com 13 graus... e eu havia deixado com 10, como havia dito. Ou seja, essa mudança de Bobina + HEI + sensor temp. fez o ponto adiantar 3 graus. Se todos eles influenciaram ou não, não sei. só sei que mudou, pois não estava com tempo de ficar medindo o ponto com a mudança de cada um.


Outra coisa que também notei diferente foi na hora de usar a pistola, a marcação do ponto da polia me pareceu muito mais estável, se é que me entende. A marcação ficou mais parada e antes ela meio que dava uns pequenos saltos, tipo 1 grau... coisa assim.


Acho que o motor de passo não influenciaria muito no problema que havia, mas tirei o Delphi e também coloquei um GM.

Depois de trocar o bico, já andei uns 50 km e a vela ainda sem carbonizar, e o carro bem mais liso para andar.

Agora sim, praticamente não tenho mais o que mudar. É andar, fazer a média de um tanque, e checar as velas.

Depois disto voltarei a postar.

Abç
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