Essa última semana continuei os trabalhos em meu SL/E. Assim como fiz com a porta esquerda, abri a porta direita e limpei rigorosamente por dentro, com o capricho de polir os liames da fechadura e da trava. As canaletas onde corre o vidro, deixei de molho em solução de água + amaciante, solução já conhecida aqui no fórum e que, de fato, é muito eficiente. Também lubrifiquei o trilho onde corre o suporte do vidro.
O plástico que usei para isolar o forro é de excelente qualidade e o preço... vocês não acreditam... salgadíssimo... :smt010
Nessa parte de recortar e colar o plástico, contei com a preciosa ajuda de meu pai. Primeiro, provisoriamente, fixamos o plástico na porta com fita crepe para recortar o retângulo da maçaneta interna, assim já tínhamos um ponto de âncora para fixar o plástico e fazer as demais marcações.
Depois, marcamos o contorno da porta, retiramos o plástico, e o cortamos, com excesso, de forma ainda não definitiva. Após novamente fixá-lo na porta, aproveitando o recorte da maçaneta interna, e prender com fita crepe, marcamos as posições das presilhas e dos parafusos do descança-braco. Então, retiramos o plástico, mais uma vez...
Com o plástico na bancada, retiramos o excesso das beiradas e cortamos os buracos, com passador cortante. No lugar da luz de cortesia, fizemos um corte em H, para deixá-la passar para dentro.
Quando fiz o serviço na porta do lado esquerdo, achei que as fitas de velcro fizeram com que o forro ficasse afastado da lataria além do desejado. Então, dessa vez, preferi usar uma fita de espuma dupla face, dessas que com uma película plástica protegendo o adesivo. Colamos a fita em toda a borda do plástico e usamos o passador para cortar no lugar dos buracos.
Após a lataria da porta onde fica o forro ser descontaminada com álcool etílico líquido (sorte que tínhamos um resto aqui em casa, já que não acha mais), colamos o plástico na porta, com o cuidado de primeiro resgatar o chicote da luz de cortesia, passando pelo corte em H, para fixar na lanterna presa ao forro. Esta, por sinal, troquei por uma nova, original, que tinha em estoque.
O forro de porta deste lado está surpreendemente preservado, até com a etiquetinha de época (acho que peguei sua mania, Evandro, kkkk). Trocamos todas as presilhas por novas, já que elas se estragam sempre que se tira o forro. As presilhas velhas devem ser retiradas com muito cuidado, para não estragar o eucatex do forro. A técnica é tirar as presilhas girando e não simplesmente puxando.
A colocação do forro na porta é relativamente simples, primeiro encaixa em cima, tendo certeza que encaixou direito, depois pressiona em baixo, para que as presilhas entrem nos buracos da lataria. O mais chato é aparafusar o descança-braço porque as roscas, nas buchas presas na lataria, são inclinadas, e a posição que se deve ficar é um tanto desconfortável.
Nesse final de semana, de 03 e 04 de Agosto, ocorreu um evento de carros clássicos aqui em minha cidade, o 6º Poços Classic Car. Acho que ainda não é amplamente conhecido, mas está crescendo bastante. Para a cidade é muito bom, traz muitos turistas e muito movimento. Se me permitem um off, umas fotinhas de umas beldades em exposição.
O triste é que não vi nenhum Monza :smt010 . Entre os nacionais conhecidos das décadas de 70 e 80, vi muitos Fuscas (originais e transformados), Brasilias, Kombis, Opalas (talvez uns 20), Corcéis (I e II) e alguns Fiat 147. O que percebo (posso estar errado) é que parece que o Monza não tem muito prestígio na comunidade de antigomobilistas (se bem que não seja realmente um carro antigo ainda), tomara que essa situação mude, para a satisfação de nós monzeiros.
Mas, se não vi nenhum Monza, por outro lado, achei ssa preciosidade aqui, que estão pedindo R$500,00 no Mercado LIvre, mas que comprei por R$50,00. Um manual de Monza em branco, completamente virgem, nessas barracas que vendem coisas antigas, sempre presentes nesses eventos.
Por ora, é isso, pessoal. Como sempre, qualquer comentário é bem vindo! :smt023