Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá caros monzeiros,

Nesse tópico pretendo registrar alguns serviços que vou realizando no meu Monza SL/E 1989. Para quem ainda não o conhece, segue algumas fotos do mesmo:

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491

Não se trata exatamente daquelas restaurações agressivas, em que deixam o carro só na casca e que praticamente o remontam. Mas todo serviço que faço é com o máximo de capricho, de preferência sempre substituindo por peças originais (ou o mais similar possível). Tudo que desmonto gosto de limpar exaustivamente. É incrível como muitas vezes a obsessão traz resultados, hehe.
A seguir, apresento o serviço que estou fazendo na porta do motorista. Primeiro, fiz uma faxina dentro da porta. Serviço de dias, removendo aquela graxa velha abaixo do anti-ruído. O acesso é difícil e custa alcançar todos os cantinhos. Haja querosene... Para facilitar retirei a canaleta e os varões. Envolvi o motor do vidro com um saco e de tempos em tempos fui jogando água com a mangueira. Também, dei uma polida nos varões com Bombril e Kaol. Estavam bem oxidados. Infelizmente, não tenho imagens do serviço de limpeza.

Para colocar no lugar da graxa velha, apliquei na parte inferior de dentro da porta, a graxa da imagem abaixo. A idéia era usar o anti-rust da Texaco, mas li em alguns fóruns que não existe mais. Aqui na minha cidade, eu cheguei pedindo por "anti-rust" e foram logo franzindo a testa, como se não tivessem a mínima idéia do que é isso. Então, apliquei essa graxa para chassis que encontrei. Espero que cumpra a função desejada de prevenir ferrugens:

Imagem


Curiosamente, nos dias que estava fazendo a limpeza, uma bela hora o vidro desceu e não quis subir mais. De repente, fez um estalo e ficou muito pesado e então parou completamente. Não insisti, para não queimar o motor. O motivo foi o cabo de aço que desfiou e travou a roldana que vai dentro da máquina. Por sorte, o reparador tinha uma roldana em bom estado em estoque. Foi só trocado o cabo de aço da máquina. Alguns meses atrás o motor Carto original tinha sucumbido. Colocaram um da marca MKR e juraram que é Carto. Mas não gostei, faz muito barulho, parece um avião decolando. Tratei de procurar um outro Carto em ferro-velho. Encontrei um usado em bom estado, que, inclusive, está mais esperto que esse MKR novo. O MKR é este aqui, que vai ficar de reserva:

Imagem

Para aproveitar a porta aberta, resolvi mandar trocar o suporte do vidro na máquina porque observei que, embora o motor Carto que arrumei esteja bem mais silencioso que o MKR, o vidro do motorista ainda está um pouco mais barulhento se comparado com o vidro do passageiro. Então, pensei que o barulho poderia ser o atrito do suporte nas laterais da canaleta da máquina do vidro, onde corre o cabo de aço. Mas não adiantou muita coisa e, de fato, com o suporte original em mãos, vejo que está em perfeito estado:

Imagem

Como o plástico da porta já estava em péssimo estado, precisei de colocar outro. Nessa parte do serviço, contei com a ajuda do meu pai. Compramos a quantidade necessária do plástico transparente mais grosso que achamos. Primeiro, recortamos um retângulo um pouco maior do que o tamanho certo e fixamos provisoriamente na porta com fita-crepe para fazer a marcação do contorno final, do recorte da maçaneta e da posição das presilhas do forro e dos parafusos do descança-braço:

Imagem

Imagem

Para fazer os furos, usamos vazadores, um menor para as presilhas e um maior para os parafusos do descança-braço:

Imagem

(.. continua na próxima postagem ...)
Editado pela última vez por avvsilva em 29 Abr 2012, 19:52, em um total de 4 vezes.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por avvsilva »

(... continuação ...)

Para fixar o plástico na porta, estava pensando em usar uma fita dupla-face de espuma, de 2,5 cm de espessura. Mas meu pai me deu uma idéia melhor, bem mais durável, digamos assim, que foge ligeiramente da originalidade, mas é bem funcional: compramos um velcro em tira, que já vem com adesivo atrás. Ele tem 5 cm de espessura e o dividimos em 3 tiras de 1,6 cm, mais ou menos.

Imagem

Imagem

Então, fixamos nos 4 lados do plástico, previamente bem limpo com um pano embebido em álcool.

Imagem

Imagem

Fizemos o cortorno na porta também. Aí o plástico vai fixado por meio de velcro com velcro:

Imagem

Achei a solução muito boa. Assim, não estraga o plástico e não vai ter que colar de novo quando tiver que abrir a porta para fazer alguma manutenção. Logo, posto mais fotos, da reforma do forro.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

hmmmmm... boa. Também gosto desse lance de tirar, desmontar, limpar, reparar e voltar no lugar, se possível, com melhorias...

Esperando mais fotos...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Vinicius Renan
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 23 Jul 2011, 18:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por Vinicius Renan »

muito boa sua mão de obra em parcero!!! preciso fazer isso no meu, mais falta coragem!!!RSRSRS
Mais a dica foi muito boa , parabéns
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 609
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por jshawk »

Muito bom amigoo, melhor coisa que tem é da uma geralzinha no monzão...
To doido para tirar minhas ferias e dedicar o tempo no meu monza...

Abraçooo
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 397
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por Philipi15 »

Q da hora isso aew mano, parabens ficou rox esse serviço aew, vc é o cara ein
Imagem
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por filipenogueira »

caraca amigo, que talento deu no monzão hein...parabéns pela iniciativa, continue assim, queremos ver mais atualizações nesse tópico hein...rsrsrs..Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Obrigado pelos comentários encorajadores! Continuando com o processo de reforma na porta do motorista, apresento a seguir uma reforma que meu pai e eu estamos fazendo no forro de porta do meu Monza. Aliás, o certo seria dizer que meu pai está fazendo e eu olhando, rsrsrsrs. Ele faz as coisas com um capricho que tenho certeza que nenhum tapeceiro faria. Tem coisas que ele faz que supera o nível de qualidade da fábrica.

O meu monza tem acabamento interno cinza, fazia parte das opções dos chamados Monza monocromáticos de 87 a 90. Os acabamentos são difíceis de achar, ainda estou à procura de 2 luzes de leitura e 3 alças de teto cinzas. Uma das alças achei recentemente em um ferro-velho, infelizmente sem cabideiro.

O forro de porta do motorista estava em um estado que eu considero muito bom pela média. Ele tem pequenos rasgados nos lugares usuais: um perto da fechadura, outro perto de onde o quebra-vento raspa e outro proximo ao interruptor. O madeirite é original.

Imagem

Imagem

O primeiro passo foi retirar, com o máximo de cuidado, os grampos que prendem a pestana interna na armação de metal da parte superior do forro. São muito duros de tirar, eles atravessam a lata e a oxidação de 23 anos também dificulta. A armação de metal já estava separada do madeirite; o sistema de fixação consiste em umas rebarbas dos furos da armação que encravam no madeirite, a GM que me perdoe, mas que negócio mais precário.... :roll:, para um carro da categoria do Monza...

Imagem

Retirados os grampos e a pestana, descolamos o courvin e a espuma interna da parte onde os reparos são necessários.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, fixamos a armação de metal no madeirite com rebite de lona de freio (mais ou menos 3,5mm). Primeiro, aplainamos as rebarbas dos furos e depois passamos broca do tamanho apropriado para a passagem dos rebites. Uma solução que dá muita firmeza na fixação e evita o uso de cola, fica até esteticamente agradável.

Imagem

Imagem

Depois, tivemos que colar (aqui sim o uso da cola foi inevitável) a espuma interna na armação. É uma espuma muito delicada e já estava um pouco rasgada, todo cuidado é pouco.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora falta fazer a colagem do couvin, de maneira a minimizar os rasgos. Para tal, meu pai julgou necessário o lixamento das partes da armação onde o courvin vai encostar, porque a performance da cola ali é fundamental e a tinta iria dificultar a colagem. Quando fizermos a colagem final, posto para vocês verem. Aguardo comentários.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Responder