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Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 00:37
por Rafaelo
Diego Paiva escreveu:Ele falou que pra proteger a lata, basta o aparelho (é assim que ele chama o primer), que ai já fica bem protegidooooo!!! Se eu fizer meu carro nesse cara, meu monza não dura um ano, apodrece todo e vira pó!
pintor que nao usa mascara quimica da nisso mesmo nem esquenta :)

entao Diego, é complicado saber qual será o resultado, vai aprender no jeito mais dificil que é perolizado/verniz. no teu caso eu faria ate o primer onde nao precisa de muita experiencia, e compraria umas peças velhas no FV pra treinar. agente usa muito isso pra praticar.

oque mais vai ser complicado é a aplicação de massa e o lixamento, mas nada de outro mundo só precisa de experiencia. sempre tem um começo entao nao vejo problemas nisso nao... desde que tenha o equipamento correto,fazer um local de trabalho(fechado),equipamento EPI.

falta balanca de precisao mas isso custa 20,00 uma. mascara quimica 100,00 nova

monza83, pode ser pintar por partes sem dar diferença em tonalidade. seguindo o basico nao deixar no sol,usar o mesmo lote que comprou os materais,a mesma marca,mesma linha,o mesmo pintor é logico,mesma tecnica demao etc. eu ja fiz isso no monza no omega e outros carros e nunca deu diferença alguma e nem tem pq dar tal diferença seguindo esse processo. agora se usar tinta de marca diferente, usar o carro pintado e repintar meses depois pode sim ter diferença. isso nao é uma regra é sim uma exceção :smt023

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 00:52
por josé guilherme
c o local do estepe do meu tivesse assim eu tava contente kkkkkkkkkkk (seria comico c nao fosse tragico) :D

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 02:10
por Hartz88
Aproveitando que o tópico não está bloqueado,
gostaria de deixar os meus parabéns Diego, por tudo
o que tu está fazendo nesse 96, olhei todo o seu tópico e
realmente o seu serviço é de prima. :)
Realmente sem palavras, o carro é muito integro, vale cada
centavo que você está investindo, e como é um presente que
seu pai lhe deu....não vende não, nem por 20 mil depois de pronto. :smt018
Grande abraço! :smt023
Hartz.

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 07:30
por Diego Paiva
luiz sle escreveu:Diego, funileiro é muito relativo. Cada um acha que o que ele faz é o correto, o outro está errado. A único serviço que vi muito bem feito é o do Rafa. Nem é uma coisa de outro mundo, tendo os materiais é só ler/estudar sobre o assunto, treinar em alguma geladeira velha ou algo assim e tentar. Meu pai é metalúrgico, ele com certeza vai me ajudar um dia, talvez até na firma dê pra fazer o carro, lá tem de tudo. Todos os tipos de materiais para escape (Inox), solda MIG/MAG, etc. Tudo mesmo.

O compressor acho que seria o problema de custo maior, é necessário o de cabeçote duplo pra suprir a grande demanda de ar pra pintar teto, capô, etc. Peças grandes! Veja a possibilidade de aluga um por aí. O resto você já se atentou e sabe de tudo, menino estudado. hehe

Boa sorte.

EDIT: Compressor de no mínimo 170L.
Cara, o problema é justamente esse, cada um fazer o que ACHA correto e não fazer o correto. Funilaria já é uma coisa que eu tenho certeza que não faria... não teria paciência. Sorte a sua que tem seu pai pra ajudar, pq o meu só acha que e desmontei coisa demais :smt015

Pelas minhas conversas com o Dr. Rafaelo, um compressor de 100L daria conta de pintar o carro, sem dar faltas. Isso sem querer pintar o carro todo de uma vez. Faria assim: da uma demão de tinta no teto, espera encher, da outra...faz isso até a peça ficar bem pintada, geralmente 3 demão. Faço o mesmo com o verniz, daí não falta ar.
O custo desse compressor, ficaria na casa de - R$1500,00. Pistola de gravidade uns 150~200, mascara uns 100, lixadeira roto orbital ~200,00... balança, tacos, etc mais uns 200. Acho que com uns 2 mil e pouco daria pra comprar grande parte da peças. E é justamente esse valor, ~2000,00 que estão cobrando de mão de obra pra pintar o carro, ou melhor, pra melar o carro de tinta...
Rafaelo escreveu:
entao Diego, é complicado saber qual será o resultado, vai aprender no jeito mais dificil que é perolizado/verniz. no teu caso eu faria ate o primer onde nao precisa de muita experiencia, e compraria umas peças velhas no FV pra treinar. agente usa muito isso pra praticar.
Já tenho o teto do vectra, pra testar!!! kkk
Rafaelo escreveu: oque mais vai ser complicado é a aplicação de massa e o lixamento, mas nada de outro mundo só precisa de experiencia. sempre tem um começo entao nao vejo problemas nisso nao... desde que tenha o equipamento correto,fazer um local de trabalho(fechado),equipamento EPI.
Tenho ciência disso, vai ser ... aplicar essa massa, principalmente lixar!! Local eu ainda não tenho.... Teria que construir um barracão, tipo aquele que o Marcel construiu, com lona. EPI eu iria comprando, conforme necessidade.
Rafaelo escreveu: falta balanca de precisao mas isso custa 20,00 uma. mascara quimica 100,00 nova
Não conheço nenhum pintor que vá usar balança de precisão... acho que a diferença no serviço já começa ai! Eles vão no olhometro!!!!
josé guilherme escreveu:c o local do estepe do meu tivesse assim eu tava contente kkkkkkkkkkk (seria comico c nao fosse tragico) :D
Um dia vc dá um grau! :D
Hartz88 escreveu:Aproveitando que o tópico não está bloqueado,
gostaria de deixar os meus parabéns Diego, por tudo
o que tu está fazendo nesse 96, olhei todo o seu tópico e
realmente o seu serviço é de prima.
Realmente sem palavras, o carro é muito integro, vale cada
centavo que você está investindo, e como é um presente que
seu pai lhe deu....não vende não, nem por 20 mil depois de pronto. :smt018
Grande abraço! :smt023
Hartz.
Valeu amigo, esse carro, realmente eu não vendo. Espero que o resultado seja satisfatório no final! Por 20 mil é que não vendo mesmo.... só na reforma vai ser gasto mais da metade disso :lol: somando ao valor venal do carro, o valor final passa dos 20k, como ninguém vai pagar isso, e eu não tenho intenção de vender, ele fica por aqui mesmo!
weuller escreveu:Diego o que você disse tem toda lógica! Se é pra pagar que não entende, melhor aprender e fazer! Quem vai lucrar é você!

Acho que o único problema é se der algum erro em algum local, mas pelo menos não vai ter que pagar mão de obra desnecessária, vai ser somente material mesmo!

Agora estou pensando, vai preparar tudo pra pintura com aquele lanterneiro que é experiente! Não vai precisar massa em nada? Vai estar tudo desamassadinho lisinho?

Se for pegar o carro já na base pra mandar o wash e partir pra pintura compensa viu!

Abraço!
Sim, Weuller, o carro vai ser totalmente desamassado! Mas creio que o uso de massa de poliéster é indispensável... um pouquinho sempre vai! Vamo ver como as coisas vão caminhar.
Obrigado por deixar sua opinião.


Algumas fotos do serviço do funileiro:

Tudo cortado no disco de corte, nada de maçarico:
ImagemSoldas no padrão original (essas "bolinhas"):
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Close numa emenda, não sei se vai dar ver, mas tem tipo um risquinho. Esse risquinho é o cordão de solda que une duas chapas depois de lixado:
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O carro:
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Tudo na lata, todas as soldas feitas na mig. O carro é original cabine dupla, mas a carroceria estava muito ruim. Então pegaram a carroceria de uma cabine simples e colocaram nessa cabine dupla, fazendo uma espécie de "enxerto". Ficou muito bom, Se não fosse as partes soldadas, não daria pra distinguir se foi feito emenda ou não.... Isso pq ainda não tem massa, nem primer dando o acabamento. :smt023

Funileiro, creio que esse cara trabalha direitinho, agora pintor, só achei mela mão :(

Abraço a todos!

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 11:40
por Rafaelo
pois é Diego essa é a diferença que falo. esses tempo mostrei la pros 'aranha' o modo correto e 100% preciso de se catalizar a massa e os cara ficaram me olhando e pensando.... oque é isso rsrsrsrs. pra tu ve que ainda estao tudo parado no tempo fazendo coisa de milhares de anos atras. isso se acha Evolução das coisa, mete 100g de massa se tiver acima de 30ºC é 1% de catalizador entao coloca mais 1g de catalizador pronto é tao simples e seguro. mas ate explica pra esses cara e fazer intender precisa de semanas! uma coisa tao logica como essa. alias massa tu vai usar isso é obrigatorio especialmente no teto solar, nao tem mal nenhum nisso desde que catalizam corretamente, e nao façam lazanhas. max 0,50mm de profunidade é bem seguro e limpo.

é a maloquinha tem que ser de plastico transparente e que entre o carro pela porta da frente, nao custa muito caro tu montar. precisa de ripas,pregos,plastico,e principalmente exaustores isso é OBRIGATORIO um ventilador e outro exaustor. o bom é pintar pela manha onde ta fresco,a chapa do carro ta fria,tem menos poluição(po,fuligem,etc) e ta tudo meio humedicido o chao. ae tem a luz natural pra ajudar, uma lamterna de mao é inivitavel de usar.

acho que se tu fizer tudo correto tem boas chances de dar certo. treino no capo,lixa todo e manda a tinta e verniz compre material de 2º linha que isso nao interessa pra testar.


eu ainda acho mais valido tu mesmo fazer seu carro, uma por ser detalhista e outra pq o equipamento se paga. ou seja ele fica em casa e quando precisar ta la pra trabalhar e fazer outros carros por exemplo. é so fazer uns video de vc trabalhando e agente ve oque ta certo ou errado e oque pode ser melhorado. no começo vai ter muitas duvidas oque é natural. a estufa caseira com 300,00 monta ela pode usar 2 ventiladores de 40cm tapado com tela anti mostinhos, pra nao entra sujeira.

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 12:52
por Marcel Murai
Concordo com Rafaelo. Acho que o Diego poderia tentar fazer ele mesmo. Afinal, ninguem nasce sabendo. Aprendemos com cabeçadas.
hehe...e ferramenta nunca é prejuízo. Abcs!

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 14:07
por Diego Paiva
Justamente!!! A intenção é essa, ficar com o maquinário. Seria um belo investimento...

Hoje no caminho de volta pra casa, aproveitei e passei na loja de tintas pra cotar o material da lazzuril alto sólidos.
Verniz HS: 38 o litro (já com o catalizador)
Poliester verde rosseau HS: 60 o litro...

Bem mais em conta, se comparado ao PPG. Como provavelmente eu não vou pintar em estufa, pq eu mesmo vou fazer. Pintar com PPG seria jogar dinheiro fora, como diz o Rafaelo...

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Enviado: 16 Jan 2012, 15:11
por nizer
Diego Paiva escreveu:Como provavelmente eu não vou pintar em estufa, pq eu mesmo vou fazer. Pintar com PPG seria jogar dinheiro fora, como diz o Rafaelo...
Agora sim hein !!!!

é assim que se faz... largar na mão de qualquer um eh F :smt021

Agora vou grudar no forum toda hora pra ver o andamento da coisa toda...

dalhe camada de tinta ae pra ficar um espelho como ficou aquele Cavalier preto que um dia foi de CTBA... heheh