Customização: Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em uma das visitas que fiz a fabrica da GM em São Caetano do Sul, ao visitar a linha de montagem, na parte de pintura, com a carroceria vazia, mas cm portas e capôs e, dão 2 banhos na carroceria para limpar e desengraxar. Depois mergulham a carroceria inteira em um produto anti ferrugem, vai para um processo de secagem e fica estocada. Depois é que a carroceria entra na linha de montagem, onde três braços de robô faz a pintura externa, e uma pessoa faz a pintura interna e parte externa onde os braços do robô não alcançam, tudo com a peça em movimento. Aí volta para sala para secagem e cura da tinta.
Depois, a carroceria volta para linha de montagem, onde as portas são removidas e seguem em uma linha enquanto a carroceria vai para outra linha. No final, as portas voltam para mesma carroceria já os dois montados com acessórios para aquele modelo. E a linha de montagem segue... Gostei muito desse passeio e do sincronismo das peças chegando e funcionários trabalhando. Visitei toda a linha de montagem, inclusive os testes finais até o carro ser liberado para transportadora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Lucas_Zenna
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 122
Registrado em: 10 Mai 2010, 14:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Lucas_Zenna »

Caracaaaaa. Fiquei sbendo agora que vc estava reformando a carro. Concerteza que acampanhar tudo apartir de agora..

Estou louco para ver e resultado final. Essa Monzeira com o Tero Solar.. Quam sabe o meu não é o proximo. Depois de tudo que eu vi vc fazendo, não sei se o meu não vai ganhar um ar-condicionado... hehehe....

Se Monza concerteza não vai ter nenhum igual.


Abs.....
Editado pela última vez por Lucas_Zenna em 23 Dez 2011, 10:40, em um total de 1 vez.
Lucas Zenna
Monza Class-1993 2.0 EFI Gasolina
Farroupilha - RS
Fotos:
viewtopic.php?f=33&t=16139
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Rafaelo »

hoje, carros de extremo luxo e de marcas de grife nao estao mais usando robos em pinturas por motivos obvios a falta de qualidade. a unica coisa que ainda é automatizada é o banho de imersao de tratamento de estamparia esse que o carlos se referiu, ja que é algo que precisa ser 100% imersao pra pega todos os lugares onde pistola nao entra.

tenho visto varias linhas de montagem em documentarios entre eles dessas marcas e todas elas me chamaram atenção pra uma coisa...
*ferrari *bugatti *bwm *audi *porsche *bentley *lambo

e todas elas sao feito pintura manualmente sem uso de robos. o problema da automatização é uma só a qualidade, a qualidade se perde pq o robo nao sabe parar quando começa a escorrer ou nao chega em todas as areas pintadas. a unica coisa que é feita sao os banhos de tratamento quimico da estamparia essa é automatizada em tanques. ate mesmo o wash e vinilico sao aplicados manualmente.

inclusive sao feito trabalha de funilaria com uso de massas e limas,tasos mesmo sendo estamparia nova elas tem deformidade. no caso da audi e bently(reconhecida pela extrema qualidade) usam paquimetro,nanometro tal a qualidade :) a lateria é reta onde deve ser e é ondulada onde deve ser, bunito de ver o trabalho artistico.

tenho colegas da area que trabalham em linha de pintura e todos dizem a mesma coisa, concertam as cagadas dos robos. segundo eles as vezes tem que passar na inspeção de qualidade(escorrimento,material estranho no filme,local mal pintado e principalmente defeito como a casca de laranja)

tenho conhecidos da area de polimentos no caso a Lincholn polidores, que presta serviço pra FIAT, Peugeot so pra fazer o trabalho da retirada da "casca de laranja" exessiva feita pelos robos.

nosso I30 2010 venho polido da agencia pra tirar o exesso da casca de laranja, esses carros populares é assim mesmo. ate um corsa 98 zero que agente tinha venho com um baita "macarrao" na caixa de ar hehehe.

por isso digo qualidade se faz manualmente e nao por robo, alias em uma marca dessas nao lembro agora usava PPG ceramic nano acho que era uma alema. a audi faz todo o processo de trabalho de entamparia e funilaria manualmente depois que sai da prensa e e feita a montagem do carro parcial(lataria crua ainda)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Confesso que no processo produtivo de pintura não tenho muito conhecimento.

A cabine de pintura da GM de SCS, é fechada, e esterilizada para evitar sujeira, inclusive o pintor que faz o serviço manual. Nós visitantes, vimos o serviço através de vidros. Não podíamos chegar perto. Fiquei impressionado com cada borrifada de tinta dos braços dos robôs. Elas (de longe) pareciam fazer uma emenda perfeita. Com duas borrifadas uma porta já estava totalmente pintada. O que foi mostrado para nós é que o desperdício é muito pequeno e o robô lê o carro e o tamanho onde vai pintar. Como disse todos os serviços são feitos com o carro (carroceria) em movimento.
No mesmo dia é pintado apenas uma cor para não ter desperdício com material e tempo, inclusive material de limpeza e solventes.

Havia uma parte onde se faziam retrabalhos, como o Rafaelo contou. Mas era depois da secagem da tinta, que a carroceria era avaliada, retrabalhada e voltava para repintura.

Também havia carros prontos para fazer retrabalho. Os defeitos, o que deu para ver eram pequenos amassados, que eram marcados com tipo de caneta e depois alguém fazia serviço de martelinho. Mas eram poucos carros separados para fazer esse serviço.

Creio que as fábricas aqui no Brasil devem usar os robôs para pintura e funilaria por conta da quantidade de carros produzidos por dia. No dia da visita se montava quase 900 carros por dia. Tem épocas que a produção chega a 1100 carros por dia.

Uma das coisa que me impressionou foi ver que a linha de montagem é uma só. Ou seja, por cima vem (vinha) Vectra, atrás, Classic, Astra, Astra, Vectra... Não havia uma sequência definida de carros. As peças para cada carro aparecia na hora da montagem e no tempo certo. Imagina aparecer peça para Vectra, mas naquele momento está um Classic? O sincronismo é impressionante e a linha não para.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:A cabine de pintura da GM de SCS, é fechada, e esterilizada para evitar sujeira, inclusive o pintor que faz o serviço manual. Nós visitantes, vimos o serviço através de vidros. Não podíamos chegar perto. Fiquei impressionado com cada borrifada de tinta dos braços dos robôs. Elas (de longe) pareciam fazer uma emenda perfeita. Com duas borrifadas uma porta já estava totalmente pintada. O que foi mostrado para nós é que o desperdício é muito pequeno e o robô lê o carro e o tamanho onde vai pintar. Como disse todos os serviços são feitos com o carro (carroceria) em movimento.
No mesmo dia é pintado apenas uma cor para não ter desperdício com material e tempo, inclusive material de limpeza e solventes.
Carlos é isso mesmo cada montadora tem um layout umas mais completas outras menos, mas basicamente é o mesmo processo. vale lembrar que mesmo com cabine pressurizada pode ter sujeira no filme é raro de acontecer mas nao impossivel, a pistola pode falhar e cuspir pedaços de material semi-seco entre outras causas. pos fabrica, geralmente quando entra na concessionaria algumas marcas tem serviço 3º como é esse o caso que falei pra alisar mais o filme do verniz pra aumentar o brilho. isso robo algum consegue fazer, tem que ser lixado manualmente e polido manualmente o brilho que proporcionado é algo de impressionar. depois disso pode ser feito a cristalização que é processo demorado de polimentos aumentando mais o brilho e a proteção. se voces verem um carro pintado s/polimento saido de fabrica e um com processo de polimento a diferença é brutal.
Carlos A. Freire escreveu:Creio que as fábricas aqui no Brasil devem usar os robôs para pintura e funilaria por conta da quantidade de carros produzidos por dia. No dia da visita se montava quase 900 carros por dia. Tem épocas que a produção chega a 1100 carros por dia.
exato, a produçao é muito alta pra ser toda manual, alem da alta demanda o pintor entraria fadigado, pintar um carro completo leva uma tarde inteira praticamente mesmo com materiais de alto rendimento. esses carros em especiais que falei sao manualmente pintado por serem extremamente caros e clientes exigentes, e a qualidade tem que ser acima de qualquer imperfeição que os robos cometem ou que nao consiga fazer(espelhamento). esses meu conhecido "pintores de montadora" contam que é um serviço exaustivo por nao poder parar e acaba prejudicante uma qualidade superior que poderia ser corrigido com mais tempo. e isso nao é só a GM nao... toda montadora "carro de forma" ate mesmo os medios luxos sao pintado a robo pela alta demanda. agora quando se fala em trabalho artesanal estamos falando de pintura manual que pode levar dias e é uma equipe que faz apenas um carro por vez, bem diferente de uma linha de montagem.

a pintura automatizada de montadoras é boa pq dependem do homem pra deixar melhor e alguns caso aceitavel como foi um lote que deu problema na FIAT por vim com casca de laranja muito acentuado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por david crozeta »

Esse ultimo funileiro ai tem que visitar umas oficinas que restauram antigos....
Onde a lata parece uma peneira de podre que tá...depois do trabalho feito ficam verdadeiras obras de arte...

Desencana...seu carro tirando aquela parte da parede corta fogo o resto é mamão com açucar...
No mais ta uma beleza..tudo desmontado,raspando toda a tinta velha,usando material de primeira...vai ficar impecável...
Nem se preocupe com montagem, vai tirar de letra....a elétrica estando todos conectores em ordem se torna fácil...o principal a se preocupar é em não riscar o carro com a montagem, é só ir na calma...mas isso é pra depois né, o foco agora é funilaria!
Depois é só curtir o sol de Fortaleza com o teto solar...vai ser de rachar o coco nesse sol ai....ha ha

O Rafaelo falou da Audi ...tem um vídeo bacana aqui....vale a pena ver até o final...
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

É David... o cara me colocou medo. Mas depois vi que o que ele disse não tem muito sentido, dai relaxei! Não vou mentir... estou com medo da montagem, desmontei coisa demais... Mas espero conseguir com calma, refazer tudo.

abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1308
Registrado em: 15 Dez 2006, 00:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Sheldonn »

Diego como vai o andamento do projeto? Você falou com mais alguma oficina?
Em minha opinião, em termos de serviço de funilaria e pintura, visto que o seu carro está completamente desmontado e quase totalmente removido gastar R$ 1.000 em materiais (sugiro a linha HS da Lazzuril) não seria um absurdo, muito pelo contrário estaria de bom tamanho. Em relação à mão de obra um valor entre R$ 1.000 e R$ 1.500 seria justo, isso sem incluir a colocação do teto solar e o reparo na parede corta fogo.
Com certeza você encontra aí em Fortaleza uma boa oficina para fazer o serviço no seu carro. Se a ideia é fazer um serviço de primeiríssima linha sem se preocupar com as expensas procure uma oficina certificada pela Cesvi Brasil, porém eu não vejo necessidade de se contratar uma oficina de altíssimo nível, visto que seu carro não tem muitos danos a serem corrigidos somente necessita de uma boa preparação e uma boa pintura, nada que um pintor experiente não consiga fazer.
Portanto mãos a obra meu amigo. Vá à caça de uma boa oficina para pintar o Monza. Estou na torcida por você. Abraços.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Responder