Customização: Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Tanque de plástico eu não sei como é.....até pq só o kadett saiu com isso. No monza sempre foi usado o de metal.

Bom pessoal, na hora do almoço, eu fui buscar o soldador, e, finalmente consegui alguém pra olhar o carro. Bom, o cara olho o carro e orçou somente as soldas em R$ 450,00 :shock: :o Vou ver se consigo derrubar uns 100 reais nesse orçamento, deixando o serviço pelo menos por 350,00 ou no máximo 400,00.

Vamos às considerações do profissional. Ele tem todos os tipos de solda, de oxigênio à tig. Ele falou que se fizer no oxigênio não vai prestar. E na mig fica bom, mas, segundo ele, tem uma solda (eletrogeneo), nem sei se é assim que escreve, se é isso mesmo, até pq nunca vi esse tipo de solda. Ele me disse que era melhor que a mig, no meu caso em específico, pois é a que menos esquenta a chapa, a mig pelo fato de ser a gás, ainda aqueceria um pouco mais, e no meu caso, como as chapas já são "velhas", quanto menos aquecer, melhor, isso segundo ele. O cara tá certo? Da uma força ai, Rafaelo e Ivan, heuehuehe :smt021

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Rafaelo »

ele ta certo sim em partes. a MIG ou TIG vao te servir de qualquer forma vai caber oque ele sabe melhor soldar TIG é bucha... o gas é justamente pra nao contaminar e nao furar a chapa, sem ele furaria ou empenaria metal fino. com a MIG solda minimo 0.80mm com arame e gas adequado. e com a TIG solda incriveis minimo 0.50mm e olha que esquenta horrores TIG segredo esta no gas argonio que esfria a chapa e proteje a poça. entao nao faz sentido oque ele disse, talvez ele ta cantando no teu ouvido.

solda 'eletrogêneo' desconheço.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rafaelo, pelo que eu entendi, parece que essa solda dá só um curto nas chapas...., não aquece, nem nada e não usa nenhum tipo de gás. Ele disse que dá pra fazer em dois dias o serviço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Rafaelo »

coleta mais informação sobre ela pq desconheço tentei colocar no google e nada mostra por esse nome. "curto" pela logica seria 'solda ponto' cria uma fusão(curto) mas isso como o nome diz é so ponto. original usa isso pra unir paineis, alias o painel corta fogo e soldado com solda ponto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Acho que é essa ai mesmo, solda ponto, pq ele disse que era apenas um curto entre as chapas e que não esquenta quase nada, aquece muito pouco só no local da solda.... mas vou confirmar com ele e te falo aqui.
Ele só trabalha com soldas... tem uma variedade imensa de soldas. Vi um chassi de um Suziki Vitara que ele fez, perfeito, IGUAL ao original.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por IRAUPP »

A MIG no caso para do aço carbono se utiliza o CO2 puro, este processo ao meu ponto de vista é o que menos esquenta a chapa no quisito de consertos pequenos, já que o aparelho tem vários ajustes de corrente e velocidade de avanço do arame. Por exemplo se você vai soldar chapas de 1,00mm existe o arame de 1,00mm usa-se ele e velocidade do arame baixo, mas não é uma regra já que depende do aparelho, normalmente o aparelho de 90A a corrente oferecida contempla soldar chapas de 6mm, nestes casos se altera a corrente e a velocidade do arame aumentando os mesmos até ter a solda coerente.
Obs.: Não estou considerando a questão da solda ponto que se o chapeador mudar a peça inteira fazendo como o original com certeza é melhor.

Do restante Diego sábias as palavras do Rafaelo.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Beleza, pessoal... tirei foto da máquina de solda, é essa aqui:

Imagem

Agora acho que dá pra saber do que se trata :mrgreen: Eu, como não entendo disso, não sei :lol:

Essa aqui é uma TIG, tava no conserto:
Imagem

E aqui é o cofre do motor depois de uma limpeza básica, tirando a sujeira mais pesada:
Imagem
Todo esse sujo no chão, caiu após a limpeza.

Tem muito sujo ainda, 15 anos de sujeira acumulada. Limpei, pois tenho certeza que o funileiro não vai limpar. O cara parece ser profissional, MAS ninguém sabe, vai que tem um servicinho porco pelo meio. Para não correr o risco de soldarem por cima do sujo, dei uma limpada. Depois vou dar mais uma caprichada.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por IRAUPP »

A outra acho que também é uma TIG, repara a tocha com eletrodo também, se ele for profissional, com a TIG a solda fica muito boa mesmo.

Boa Sorte Diego!
Responder