Customização: Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por david crozeta »

Esse bocal do tanque é de praxe enferrujar ali....

Colocar dreno não vai resolver isso, pois a ferrugem aparece bem na borda onde vai a borracha e segura umidade.
Onde empoça a água está integro. :wink: Alem disso o funil fica pra dentro da carroceria,teria que colocar uma mangueira e jogar pra fora ou escoar no dreno traseiro.
Eu apenas trataria a ferrugem...

O meu eu lavei tudo antes de levar pra oficina com a wap, mas sujou muito na preparação do teto, ai foi lavado na oficina na hora de pintar e depois em casa lavei novamente para montagem... vale a pena fazer essas lavagens :smt023


Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

David, eu quero lavar por baixo.... aproveitando que tá tudo desmontado, pra tirar toda a sujeira, óleo, grude, etc.. Deixar brilhando por baixo. Sem falar que, a sujeira pode tá escondendo alguma avaria...esse é o objetivo também da lavagem, ver se tem algum dano coberto pela sujeira... Num era pra deixar o carro em si limpo, pq eu sei q na oficina vai sujar bastante...
E esse tipo de lavagem, não tem jeito, tem que ser no posto.... usando solupan, etc... pra tirar sujeira pesada!!!

Acho que vou montar a borracha do tanque com graxa, pra ver se protege.....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Rafaelo »

santana nao da pra generalizar, tu teve o azar de cair na mao de um boqueta malandro, oque eu faço é obrigatorio na area de pintura e funilaria nada de especial. assim como eu tem diversos profissionais qualificados e alguns ate melhor que eu em determinadas areas desses dois ramos automotivo. só faço que tem que ser feito.

isso é comum no monza por nao ter dreno. o monza tem varios erros de projetos, entao nao tem muito oque fazer, é limpar,pintar,passa um oleo na borracha pra facilitar a remontagem e tentar secas quando cai aqua ou combustivel que vai durar muito tempo.

o meu nunca teve ferrugem nessa area dificilmente via aqua e tb nao usavamos mangueira no carro nem eu nem meu pai, só cera liquida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rafaelo.... eu já te mostrei os serviços do funileiro. O serviço do cara é bem satisfatório, vc viu.
Mas pintor, já procurei feito um louco furioso e só acho boqueta! Ainda não vi um que pintasse direito mesmo.... os carros ficam bonitos e tal. Mas tem erros grosseiros, que a maioria deixa passar...E se vc for falar, o cara diz que não tem nada a ver, que é assim mesmo!!!
Esses dias, eu fui dizer pra um "pintor", que nas partes que ele lixasse até o metal, era necessário aplicar wash primer, ou preto vinílico.... o cara disse que isso não existia, e que essas coisas só eram aplicadas em chapas galvanizadas, como no caso a do corcel, com o único intuito melhorar a aderência. Mas em chapas "não galvanizadas", não precisava de nada disso, apenas primer!!! .... MEU, o cara num disse nada com nada, nem entendi o que ele quis dizer. Não rebati, pra gerar discussão. Mas enfim, se for pra cair na mão de um boqueta desse, melhor eu mesmo fazer, pelo menos não vou ficar chateado com ninguém, kkkkkkkkkk
Ele falou que pra proteger a lata, basta o aparelho (é assim que ele chama o primer), que ai já fica bem protegidooooo!!! Se eu fizer meu carro nesse cara, meu monza não dura um ano, apodrece todo e vira pó!

E o pior, nenhum cobra barato! Nem esse que disse que wash primer é desnecessário... É tudo caro.... tava pensando em pintar eu mesmo. O dinheiro que eu gastaria pagando mão de obra, compraria grande parte do material pra pintura, que seria:
-Compressor de ~100L
-Pistola
-Lixadeira roto orbital
-Tacos flexíveis e rígidos..

Será que fora isso, falta muita coisa? Acho que eu mesmo, com paciência e ajuda de alguém que entende, como o Rafaelo, posso fazer um bom trabalho. A intenção é de fazer, peça a peça.... nada de pintar o carro todo de uma vez. A intenção é fazer peça a peça, detalhe por detalhe... Coisa que a maioria dos profissionais não faz, pois pra eles o que importa é entregar o carro e receber o dinheiro.

Dá teu pitaco ai.

Abraços.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
monza83
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2010, 16:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por monza83 »

Diego, pelas andanças em oficinas com o Monza, os profissionais sempre me falaram que é melhor pintar o carro todo de uma vez, pq fatores como temperatura, umidade, diluiçao de solvente na tinta, etc influenciam na cor do carro. Assim sendo, o carro deve ser pintado todo de uma só vez.
É realmente dificil achar um bom profissional, mas não impossível. Não procure só por pintores que tenham grandes estufas, enormes compressores. O cara tem que ter uma infraestrutura sim, mas não é isso que garante um bom resultado. Prova disso é uma oficina gigantesca que tem perto de casa (Ribeirão Pires) chamada Classicos Caslini. Eu particularmente não gosto do serviço deles.
Chevrolet Monza SL/E 1.6 1983 (3ºdono)
Ford Verona LX 1.8 1991 (unico dono)
Volkswagen Polo Confortline 1.6 2004 (2ºdono)
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Quando falei em pintar por partes, seria preparar cada peça, as deixando prontas pra tinta.. no momento da tinta, todas seriam pintadas juntas... sacou?
Cara, ainda não achei um pintor que faça a tarefa direitinho. Até agora só vi 1 que trabalha direito... mas ele é muito ocupado e não tá pegando serviço geral. O resto é tudo mela mão... se é pra torrar dinheiro, prefiro torrar comprando ferramenta pra mim.... de quebra eu aprendo e ainda fico com as ferramentas! heuheu
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por luiz sle »

Diego, funileiro é muito relativo. Cada um acha que o que ele faz é o correto, o outro está errado. A único serviço que vi muito bem feito é o do Rafa. Nem é uma coisa de outro mundo, tendo os materiais é só ler/estudar sobre o assunto, treinar em alguma geladeira velha ou algo assim e tentar. Meu pai é metalúrgico, ele com certeza vai me ajudar um dia, talvez até na firma dê pra fazer o carro, lá tem de tudo. Todos os tipos de materiais para escape (Inox), solda MIG/MAG, etc. Tudo mesmo.

O compressor acho que seria o problema de custo maior, é necessário o de cabeçote duplo pra suprir a grande demanda de ar pra pintar teto, capô, etc. Peças grandes! Veja a possibilidade de aluga um por aí. O resto você já se atentou e sabe de tudo, menino estudado. hehe

Boa sorte.

EDIT: Compressor de no mínimo 170L.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
weuller
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1345
Registrado em: 01 Jun 2010, 22:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração/Reforma Monza GLS 96/96

Mensagem não lida por weuller »

Diego o que você disse tem toda lógica! Se é pra pagar que não entende, melhor aprender e fazer! Quem vai lucrar é você!

Acho que o único problema é se der algum erro em algum local, mas pelo menos não vai ter que pagar mão de obra desnecessária, vai ser somente material mesmo!

Agora estou pensando, vai preparar tudo pra pintura com aquele lanterneiro que é experiente! Não vai precisar massa em nada? Vai estar tudo desamassadinho lisinho?

Se for pegar o carro já na base pra mandar o wash e partir pra pintura compensa viu!

Abraço!
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
Responder