Página 1 de 2

Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 24 Jun 2009, 12:55
por bergne
Caros colegas,
Preciso saber como instalar um solenoide para abrir o porta malas com um botão no painel do meu Monza 1992 SL/E E.F.I 2.0 e o esquema de ligação ... antecipadamente agradeço. :)

Re: Esquema de como instalar um solenoide no porta mala?

Enviado: 24 Jun 2009, 14:52
por Carlos A. Freire
No Manual de reparações do Monza 90, disponibilizado gratuitamente neste fórum, tem o esquema elétrico do Monza. No catálogo de peças CepChev de 2006, também disponibilizado gratuitamente neste fórum, você pode visualizar as peças necessárias para essa instalação. Com auxilio deles, ficará fácil fazer essa instalação, desde que tenha noção de elétrica de automóvel.

Abs,

Carlos Freire

Re: Esquema de como instalar um solenoide no porta mala?

Enviado: 25 Jun 2009, 11:19
por bergne
Carlos A. Freire escreveu:No Manual de reparações do Monza 90, disponibilizado gratuitamente neste fórum, tem o esquema elétrico do Monza. No catálogo de peças CepChev de 2006, também disponibilizado gratuitamente neste fórum, você pode visualizar as peças necessárias para essa instalação. Com auxilio deles, ficará fácil fazer essa instalação, desde que tenha noção de elétrica de automóvel.

Abs,

Carlos Freire
Caro Carlos, já baixei esse dois arquivos e não consegui resolver o problema, pois o que eu queria é o esquema de ligação do solenoide, eu ja sei que tem que puxar um fio do positivo da bateria para o solenoide, no solenoide tem dois locais para colocar o fio, se puxa tb o o negativo ou puxa da carroceria ...?

Re: Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 25 Jun 2009, 16:00
por Carlos A. Freire
Bergne,

na página de índice do esquema elétrico (02/17) do manual de reparações, vai encontrar o "R-8" (solenóide de abertura do porta malas) e "S-27" (interruptor de abertura do porta malas).
Na página 07/17 do esquema elétrico, procure os componentes "R-8" e "S-27". Vai verificar que um terminal do solenóide vai para terra, que pode ser a tampa do porta malas e o outro vai para o "+B " pós chave (positivo 12V que passa ter tensão depois de ligar a chave de ignição na posição II), passando pela chave e fusível.

Abs,

Carlos Freire

Re: Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 25 Jun 2009, 20:45
por ronaldo theodoro
Bergne,
o q vc tem é ma solenóide mesmo ou um dispositivo q parece uma trava elétrica q tem um motorzinho? É uma adaptação ou manutenção? Se for adaptação, não é apenas a solenóide ou o dispositivo para destravar, tem q trocar a fechadura também.

Abs

Re: Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 02 Fev 2010, 09:29
por bodinho
Bom dia galera, aproveitando o topico.

Estes dias fiz algumas comprinhas e aproveitei e comprei a trava eletrica do porta malas do monza tubarao, estva vendo para colocar no meu caixote, detalhe , minha tranca nao tem aquele puxador q exite . ai fica a duvida consigo abrir a trava e fazer alkguma mudança ou tenho q comprar uma trava nova com este gatilho??? será q vai servi esta trava do tubarao???

abraços galera

Re: Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 20 Fev 2010, 12:49
por LUCIANO LAZZARIN
Eu fui mais alem nessa historia. Como nao encontrei a solenoide original para instalar, fui soh na adaptação, consegui um automático de motor de partida, 1 rele e o interruptor igual ao original. Fiz um suporte para o automatico de modo q ele puxe uma mola de uns 35 mm de comprimento, e a mola por sua vez aciona a fechadura do porta malas, coloquei essa mola para nao correr o risco do automatico quebrar a fechadura, pq tem uma força forra do normal. Na instalação eletrica mais esquemas: liguei dum jeito q nao lembro mais como, de modo q com o motor do carro ligado o porta malas soh abre se o freio de mao estiver acionado, fiz isso na intenção de evitar aberturas inesperadas com o carro andando. Ja com o motor desligado ele abre em qualquer situação.
Tenho esse esquema funcionando á uns 8 meses e nunca deu problema nenhum. Na minha opiniao nao eh gambiarra eh soh uma adaptação e bem feita. Gastei no total uns R$25,00

Re: Esquema de como instalar um solenoide p abrir o porta malas?

Enviado: 20 Fev 2010, 19:00
por José Leal
Belíssimo esquema, heim Luciano!