REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Leonarjoe 2.0
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 204
Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

na boa, eu uso 0,8~0,85 (eu tenho o calibrador) e nunca tive problemas..
no corcel quando eu coloquei a bobina do gol mi, cheguei a usar 0,95.. e o motor funcionou liso. mas no gnv ele ficava bem mais fraco que com 0,8..

há quem diga que quanto maior a folga mais tempo demora pra centrelha se completar "atrasando o ponto"..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por 500EF »

É o seguinte:

- Rodando no GNV, seu sistema de ignição será muito mais exigido do que se fosse com gasolina.

- O mesmo aconteceria se seu carro fosse muito taxado ou sobrealimentado (turbo/supercharger).

- Quanto mais abertas as velas, melhor para a queima (mais torque e mais economia). O limite quem vai determinar é o seu sistema de ignição, pois à medida em que você afasta o eletrodo, mais difícil vai ficando para que a centelha aconteça dentro do cilindro, sob alta pressão e ela vai começar a "procurar" outro lugar para escapar, como pelos cabos, dentro do distribuidor, etc..

- Como seu sistema é original, certamente você terá que usar uma abertura bem menor do que se fosse rodar com gasolina e se fosse rodar só com gasolina, deveria usar a abertura recomendada no manual do carro, que é de 1,0 a 1,1mm.

- Você saberá quando passou um pouco do limite quando perceber que o desempenho piorou e o consumo aumentou. E saberá que passou muito do limite quando começar a falhar muito ou dar "backfire" (estouro pela admissão... cuidado com isso no GNV).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafael Barros
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Rafael Barros »

Eduardo,

Digo isso por experiência própria, 100% das pessoas q consertam o MAF ou MAV comigo e não fazem essa regulagem na vela voltam com o mesmo problema de antes.

Que é o MEDIDOR quebrado novamente.

Pode fazer essa regulagem sim sem problemas, não estoura mais.
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por 500EF »

Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Fastback »

Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por 500EF »

Fastback escreveu:Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!
Em um original, acredito que os primeiros a abrir o bico serão os cabos. É o lugar mais fácil da centelha achar um jeito de pular.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafael Barros
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 99
Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagem não lida por Rafael Barros »

Raphael Ventura escreveu:Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços

Rafa,

Deixa entre 0,6 ou 0,7. Inclusive qdo vc compra VELA pra carro com GNV ela já vem com essa regulagem.

Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Responder