REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Mensagens: 204
- Registrado em: 04 Out 2007, 07:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
na boa, eu uso 0,8~0,85 (eu tenho o calibrador) e nunca tive problemas..
no corcel quando eu coloquei a bobina do gol mi, cheguei a usar 0,95.. e o motor funcionou liso. mas no gnv ele ficava bem mais fraco que com 0,8..
há quem diga que quanto maior a folga mais tempo demora pra centrelha se completar "atrasando o ponto"..
no corcel quando eu coloquei a bobina do gol mi, cheguei a usar 0,95.. e o motor funcionou liso. mas no gnv ele ficava bem mais fraco que com 0,8..
há quem diga que quanto maior a folga mais tempo demora pra centrelha se completar "atrasando o ponto"..
93' SL/E completo
2.0 Gas.
2.0 Gas.
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
É o seguinte:
- Rodando no GNV, seu sistema de ignição será muito mais exigido do que se fosse com gasolina.
- O mesmo aconteceria se seu carro fosse muito taxado ou sobrealimentado (turbo/supercharger).
- Quanto mais abertas as velas, melhor para a queima (mais torque e mais economia). O limite quem vai determinar é o seu sistema de ignição, pois à medida em que você afasta o eletrodo, mais difícil vai ficando para que a centelha aconteça dentro do cilindro, sob alta pressão e ela vai começar a "procurar" outro lugar para escapar, como pelos cabos, dentro do distribuidor, etc..
- Como seu sistema é original, certamente você terá que usar uma abertura bem menor do que se fosse rodar com gasolina e se fosse rodar só com gasolina, deveria usar a abertura recomendada no manual do carro, que é de 1,0 a 1,1mm.
- Você saberá quando passou um pouco do limite quando perceber que o desempenho piorou e o consumo aumentou. E saberá que passou muito do limite quando começar a falhar muito ou dar "backfire" (estouro pela admissão... cuidado com isso no GNV).
- Rodando no GNV, seu sistema de ignição será muito mais exigido do que se fosse com gasolina.
- O mesmo aconteceria se seu carro fosse muito taxado ou sobrealimentado (turbo/supercharger).
- Quanto mais abertas as velas, melhor para a queima (mais torque e mais economia). O limite quem vai determinar é o seu sistema de ignição, pois à medida em que você afasta o eletrodo, mais difícil vai ficando para que a centelha aconteça dentro do cilindro, sob alta pressão e ela vai começar a "procurar" outro lugar para escapar, como pelos cabos, dentro do distribuidor, etc..
- Como seu sistema é original, certamente você terá que usar uma abertura bem menor do que se fosse rodar com gasolina e se fosse rodar só com gasolina, deveria usar a abertura recomendada no manual do carro, que é de 1,0 a 1,1mm.
- Você saberá quando passou um pouco do limite quando perceber que o desempenho piorou e o consumo aumentou. E saberá que passou muito do limite quando começar a falhar muito ou dar "backfire" (estouro pela admissão... cuidado com isso no GNV).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 99
- Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Eduardo,
Digo isso por experiência própria, 100% das pessoas q consertam o MAF ou MAV comigo e não fazem essa regulagem na vela voltam com o mesmo problema de antes.
Que é o MEDIDOR quebrado novamente.
Pode fazer essa regulagem sim sem problemas, não estoura mais.
Digo isso por experiência própria, 100% das pessoas q consertam o MAF ou MAV comigo e não fazem essa regulagem na vela voltam com o mesmo problema de antes.
Que é o MEDIDOR quebrado novamente.
Pode fazer essa regulagem sim sem problemas, não estoura mais.
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?
Abraço!
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?
Abraço!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
- 500EF
- MODERADOR
- Mensagens: 6031
- Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
- Cidade: BH
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Em um original, acredito que os primeiros a abrir o bico serão os cabos. É o lugar mais fácil da centelha achar um jeito de pular.Fastback escreveu:Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?
Abraço!
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 99
- Registrado em: 01 Out 2008, 15:33
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV
Raphael Ventura escreveu:Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços
Rafa,
Deixa entre 0,6 ou 0,7. Inclusive qdo vc compra VELA pra carro com GNV ela já vem com essa regulagem.
Abraços
Barros
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133
Ex- Kadett GL 96 e GLS 98
Monza 96 GLS 2.0 EFI completo
Contato: 21-7841-0548 id: 24*81133