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REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 09 Fev 2009, 10:55

Grandes compadres.
Como Vão
Comprei velas resistivas ngk embaladas pela acdelco, segundo o vendedor, e fui numa casa de gnv para regular, entretanto especifiquei que queria o carro bem potente prioritariamente na gasolina, quanto ao gnv não me interessa a potencia, desde que seja economico... e ele regulou as velas acdelco 041LR5XB resistivas para 0,65, o que acham desta medida????
me deem uma luz..
Quero o carro com potência na gasolina, alias, comprei estas velas porque o carro está difícil para dar a partida quente no gás ou frio na gasolina, hehehe, provavelmente deve ser este o problema não é? além do mais, o motor esta falhando nas acelerações... engasgando, e o carburador está limpo e regulado, os cabos de vela, bobina e rotor são novos bosh
abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Fastback » 09 Fev 2009, 11:58

Cara, verificaste também o estado dos cabos de vela??

Quanto à vela, tenho um material aqui a respeito delas:

MEDIDAS E VALORES DO SISTEMA

Velas de ignição

Álcool/E100
Gasolina/E2o

Abertura da vela
R41XLX-ll
R44XLX-ll

1.0 1.1 mm



Ou seja, pelo menos ao que tudo consta, a abertura deve estar entre 1 a 1.1mm, menos do que isso oferece muita resistência para a faísca, o que pode ocasionar falha na mesma e uma folga muito pequena pode deixar a faísa intensa, às vezes até demais.
Não sei lhe precisar com exatidao o que pode acontecer mas já ouvi coisas do tipo esquentar demais a ponto furar pistão, desgaste prematuro do eletrodo e etc.
Eu acho que o bom seria você abrir um pouquinho mais essa folga no eletrodo e ver o comportamento do carro...

Abração!
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 09 Fev 2009, 13:23

daqui a pouco então esatarei saindo pra regular em 1.0 vlw cara abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 09 Fev 2009, 14:04

Voltei de lá agora e o cara me disse que se colocar a regulagem das velas em 1,0 ele vai ficar pipocando no gnv :? por isso ele pôs 0,65, regulagem que segundo ele é a que ele usa em carros 0km em que ele instala o gnv, e me disse que com essa regulagem o carro também não terá problemas na gasolina e terá rendimento igual...
será que procede???????? estou com as velas nas mãos... e devo instalar a noite pois eu só tenho a chave em casa... e ai? o que vcs acvham?
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Fastback » 09 Fev 2009, 17:32

Então cara, realmente, pode ser que 1mm seja muita abertura pro GNV... Mesmo assim, ai você tem que ver o teu uso né? Porque, se for pra rodar muito na gasolina, pelo menos eu faria ai um "meio termo", talvez 0.8 pra evitar algum tipo de problema com bobina, distribuidor ou mesmo algo que possa danificar o motor.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 09 Fev 2009, 22:11

Não entendo muito de motores à gás, mas sempre me ensinaram que qto maior a distância entre os eletrodos das velas, melhor para a queima do combustível (qualquer combustível) na câmara de combustão. Motores de alto desempenho usam 2 velas, para aumentar o tamanho da centelha.
À medida em que se aumenta a folga, paralelamente à melhora na queima, vai-se abrindo caminho para mais problemas de fuga de corrente de alta tensão pelos cabos, isolamento de louça das velas, etc. Nunca problemas para a queima.
Um motor de Monza à gasolina deve ter uma abertura de 1mm para rodar com economia e desempenho. Isso para velas comuns, não as com 'groove', ou corte em V. Nestas a folga é sempre menor, mas não 0,65 :smt018
Já no gás acredito que essa abertura de 1 mm também não traga problemas. Eu tinha uma revista que falava sobre motor à gás, italiana (os italianos são pioneiros nesse tipo de combustível), e recomendavam abrir bem a folga.
Já 0,65 acho muito pouco, para qualquer combustível :smt017
Outra coisa importante é a 'temperatura' da vela, isto é, sua temperatura de trabalho. Cada tipo de vela tem a sua, que é determinada pelo comprimento do eletrodo central, dentro da câmara de combustão.


Abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 10 Fev 2009, 07:18

certo.... acho que vou dar um jeito de aumentar a folga pra 1,0 vou ter que ver outro lugar q faça isso.
O meu principal ideal é deixar o carro com toda a sua vitalidade e força na gasolina, quanto ao gnv só o que me importa é a economia e a estabilidade no rendimento do motor, sem falhas ou rateadas
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Fastback » 10 Fev 2009, 08:05

Luiz Carlos (Rio) escreveu:À medida em que se aumenta a folga, paralelamente à melhora na queima, vai-se abrindo caminho para mais problemas de fuga de corrente de alta tensão pelos cabos, isolamento de louça das velas, etc. Nunca problemas para a queima.

Abraços


Luiz, lembro-me de ter ouvido falar sobre alguns problemas referentes à abertura da folga do eletrodo e, ao ver este teu comentário acabei lembrando... Realmente, o que afirmaram (em outro forum...) é que uma abertura maior gera um certo benefício na queima, porém, ao mesmo tempo também pode haver um esforço maior por parte do distribuidor e seus componentes (bobina impulsora, modulo HEI e etc) seria isso mesmo ou estou enganado?

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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 10 Fev 2009, 10:14

será então que o cara tá certo???
pois eu sei que veiculos movidos a gnv tem a vida util reduzida de alguns componentes, tipo velas, cabos de velas, bobina, rotor, bomba de gasolina... será então que reduzindo a folga a vida útil desses componentes aumentaria? se bem que tudo isso que eu mensionei no meu carro é novo... cabos ngk, bobina e rotor boch...
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Rafael Barros » 10 Fev 2009, 10:52

Raphael Ventura escreveu:Voltei de lá agora e o cara me disse que se colocar a regulagem das velas em 1,0 ele vai ficar pipocando no gnv :? por isso ele pôs 0,65, regulagem que segundo ele é a que ele usa em carros 0km em que ele instala o gnv, e me disse que com essa regulagem o carro também não terá problemas na gasolina e terá rendimento igual...
será que procede???????? estou com as velas nas mãos... e devo instalar a noite pois eu só tenho a chave em casa... e ai? o que vcs acvham?


Rafa,

É isso mesmo meu amigo. Vc achou um cara q realmente manja de GNV. Se vc não fizer essa regulagem vai dar aquele estouro no GNV.

Eu vendo peças para carros a GNV sob medida para o seu carro e sempre q alguem compra um peça eu faço essa regulagem pra pessoa q está comprando, principalmente quando o carro tem MAF ou MAV. Sensor de FLUXO e MASSA de ar.

Poder fazer essa regulagem sem medo.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Leonarjoe 2.0 » 10 Fev 2009, 13:50

na boa, eu uso 0,8~0,85 (eu tenho o calibrador) e nunca tive problemas..
no corcel quando eu coloquei a bobina do gol mi, cheguei a usar 0,95.. e o motor funcionou liso. mas no gnv ele ficava bem mais fraco que com 0,8..

há quem diga que quanto maior a folga mais tempo demora pra centrelha se completar "atrasando o ponto"..
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor 500EF » 10 Fev 2009, 21:58

É o seguinte:

- Rodando no GNV, seu sistema de ignição será muito mais exigido do que se fosse com gasolina.

- O mesmo aconteceria se seu carro fosse muito taxado ou sobrealimentado (turbo/supercharger).

- Quanto mais abertas as velas, melhor para a queima (mais torque e mais economia). O limite quem vai determinar é o seu sistema de ignição, pois à medida em que você afasta o eletrodo, mais difícil vai ficando para que a centelha aconteça dentro do cilindro, sob alta pressão e ela vai começar a "procurar" outro lugar para escapar, como pelos cabos, dentro do distribuidor, etc..

- Como seu sistema é original, certamente você terá que usar uma abertura bem menor do que se fosse rodar com gasolina e se fosse rodar só com gasolina, deveria usar a abertura recomendada no manual do carro, que é de 1,0 a 1,1mm.

- Você saberá quando passou um pouco do limite quando perceber que o desempenho piorou e o consumo aumentou. E saberá que passou muito do limite quando começar a falhar muito ou dar "backfire" (estouro pela admissão... cuidado com isso no GNV).
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Rafael Barros » 11 Fev 2009, 00:04

Eduardo,

Digo isso por experiência própria, 100% das pessoas q consertam o MAF ou MAV comigo e não fazem essa regulagem na vela voltam com o mesmo problema de antes.

Que é o MEDIDOR quebrado novamente.

Pode fazer essa regulagem sim sem problemas, não estoura mais.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 11 Fev 2009, 07:17

Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor 500EF » 11 Fev 2009, 08:46

Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Fastback » 11 Fev 2009, 09:08

Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor 500EF » 11 Fev 2009, 12:04

Fastback escreveu:Eduardo, só pra "tirar uma dúvida" referente ao assunto, a abertura "exagerada" das velas pode influenciar na vida útil do distribuidor e seus componentes?
Digo, como citei anteriormente, uma vez ouvi esse negócio de quanto mais aberta a folga do eletrodo, melhor o consumo e o rendimento porém, abertura demais poderia prejudicar, em especial, a bobina impulsora e o modulo HEI. Isso confere?

Abraço!


Em um original, acredito que os primeiros a abrir o bico serão os cabos. É o lugar mais fácil da centelha achar um jeito de pular.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Rafael Barros » 13 Fev 2009, 22:02

Raphael Ventura escreveu:Rafael, qual das regulagens vc se refere?
1,0 ou 0,65 ? pq as minhas velas agora estão com 0,65
abraços



Rafa,

Deixa entre 0,6 ou 0,7. Inclusive qdo vc compra VELA pra carro com GNV ela já vem com essa regulagem.

Abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor alquini » 15 Fev 2009, 16:04

Fala amigo.
O meu cheroso está no GNV, coloquei velhas NGK com gap de 1mm como vem de fabrica, anda muito bem no GNV e na mijolina.
Sempre tive essa medida e nunca aconteceu BACK FIRE, nem qualqur tipo do genero, sempre foi economico (14 na estrada) e na gasolina anda normal como de fabrica.
Vc usa qual tipo de variador de avanço?? Por MAP ou por bobina???

Abraços
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Rafael Barros » 15 Fev 2009, 21:03

Cara,

Tenho q ver pq de cabeça não me lembro agora.

Mas acho q eh pela bobina.

Abraços.
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Rafael Barros » 15 Fev 2009, 21:04

500EF escreveu:Acredito que ele esteja se referindo a deixar as velas mais fechadas mesmo, para evitar as falhas e o "backfire", pelos motivos que eu expliquei aí em cima. :wink:


Fala Eduardo,

E isso mesmo. O Backfire se dá única e exclusivamente por causa das velas.

Abraços,
Barros
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor Raphael Ventura » 24 Mar 2009, 10:20

Comprei um cabo de velas, saquei minhas velas e abri mais um pouquinho a distancia. A medida? bem.... o encaixe de uma chave de fenda entre os eletrodos heehe, calibrador é luxo... hehe mas acredito que esteja com mais ou menos 0.9 ou até mesmo 1.0. ficou bem melhor agora, antes, com 0,65 o carro ficava dando solavancos, sabe quando vc engata uma marche vai acelerando e o carro vai dando solavancos?? até a alavanca de cambio ficava mexendo... agora o motor está parecendo mais redondo... em breve eu vou comprar um calibrador de velas e colocar elas em 1.0 no calibrador e ver como vai ficar, mas por hora eu vou deixar assim, a medida da chavinha de fenda funcionou heheheh
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Re: REGULAGEM DAS VELAS GAS/GNV

Mensagempor 500EF » 24 Mar 2009, 18:09

NGK alerta: veículos a GNV podem apresentar fenômeno back fíre

Quando se percebe ba­rulhos no funcionamento do motor, semelhantes a estouros é sinal de pro­blemas no sistema de ignição. A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta que isso pode ser conseqüência do back fire.

Comum em ve­ículos convertidos a GNV (Gás Natural Veicular), o fenômeno é o retorno da chama pelo coletor da admissão durante a sobre­posição das válvulas. O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo e ainda existe queima na câmara de combustão.

Uma das principais causas do back fire é o ponto de ignição atrasado. Como o veículo movido a GNV possui velocidade de queima menor que outro combustível é necessário que o ponto de ignição do veículo seja adiantado. Outra causa do fenômeno são as falhas no sistema de ignição e a instalação e/ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre de ar e gás e na diminuição da velocidade de queima.

Es­sas reações podem gerar danos ao sistema de admissão como alojamento do filtro, coletor de ad­missão de plástico e perda do pleno desempenho do automóvel.

Para evitar que ocorra o back fire no automóvel é recomendável a cons­tante avaliação das velas e cabos de ignição. "A manutenção preventiva do sistema de ignição é a melhor maneira de evitar o problema. Em veículos convertidos a GNV é acon­selhável a troca das velas de ignição a cada 10 mil quilômetros, metade do tempo recomendado para automóveis a gasolina ou a álcool.

Também é importante a instalação do gerenciador de emissões e variador de avanço, além de trabalhar com misturas adequadas, que possibilitam a diminuição da resistência dielétrica do automóvel", explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Outra dica é a instala­ção de velas de ignição com maior ignibilidade, como a vela Green e Plati­na. Para mais informações ou dúvidas, a NGK possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, por meio do número 0800 197 112 (li­gação gratuita).
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