Página 1 de 1

Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 20 Mai 2008, 22:00
por Cleber Brogni
Conforme vimos na edição passada, a regulagem correta do ponto de ignição é fundamental para a UCE obter
o melhor desempenho do motor. Vamos conhecer agora o procedimento para ajustes no sistema Multec 700

O sistema denominado Multec 700 pode ser encontrado nos modelos Monza, Kadett e Ipanema produzidos entre 1992 e 1996 com motorização álcool ou gasolina e cilindrada 1.8 ou 2.0 litros. Estes motores possuem ignição mapeada dinâmica com controle pela unidade da injeção eletrônica, ou seja, um mesmo módulo de comando eletrônico (ECU) contém os mapas para controle do mapeamento do combustível (ti = tempo de injeção) e o controle eletrônico da ignição (avanços e ângulo de permanência).

Componentes
Pertencem ao sistema de ignição abordado o sensor MAP, a Bobina impulsora, o Módulo HEI, a Bobina de ignição e a Unidade eletrônica.
• Sensor MAP - informa à unidade da injeção a pressão e depressão no coletor de admissão do motor, valor este correspondente à carga requerida pelo motor;
• Bobina Impulsora - localizada dentro do distribuidor emite impulsos elétricos ao módulo HEI, correspondentes a velocidade de rotação do comando de válvulas = RPM do Motor (resistência elétrica de 500 até 1.500 Ohms);
• Módulo HEI - ligado a bobina impulsora, recebe o sinal de rotação da mesma e transmite este sinal a unidade da injeção, que, por sua vez, retransmite o sinal de pulso de ignição, já mapeado, este sinal será enviado à bobina de ignição. Uma característica importante ocorre na partida, onde a rotação do motor, sendo menor que 450 RPM, o módulo HEI faz o chaveamento da bobina sem mapeamento, após 450 RPM o módulo repassa o sinal vindo da unidade eletrônica à bobina;
• Bobina de Ignição - transforma a baixa tensão da bateria (entre 12 e 14 Volts) em alta tensão requerida pelas velas; é considerado um atuador pois recebe sinais vindos da unidade eletrônica para atuar, enviando a alta tensão aos cabos, rotor e velas do sistema;
• Unidade Eletrônica - é o cérebro eletrônico do sistema; contém o mapeamento da ignição (além da injeção), incluindo os avanços e ângulo de permanência com base nos sinais de rotação e carga do motor; controla constantemente o mapeamento do ponto de ignição, mesmo em marcha lenta, sendo necessário ações externas para o travamento e posterior regulagem do ponto de ignição.


Regulagem
Para realizar os procedimentos da regulagem do ponto de ignição em motores que contam com o sistema Multec 700, acompanhe as etapas a seguir:
1 - Aquecer o motor.
2 - Fazer a ligação (jump) entre os terminais “A” e “B” do conector ALDL (localizado embaixo do porta-luvas) ou com um Scanner entrar na função “Ajustes”. Neste momento, a luz de anomalia deverá acender e o eletroventilador do radiador será acionado; caso isto não ocorra, porém a luz de anomalia esteja piscando, isso indica que o motor ainda não está devidamente aquecido.
3 - Conferir o ponto de ignição com a lâmpada estroboscópica (pistola para regulagem do ponto de ignição), que deverá ser de 10o APMS. Caso negativo, proceda os ajustes do ponto, alterando o distribuidor.
4 - Retirar o “Jump” ou desligar o Scanner.

Dica de reparador para reparador
É comum o rotor de ignição apresentar defeito de falta de isolação ao eixo do distribuidor, ou seja, a centelha não chega as velas de ignição, fazendo com que o motor não funcione, pois antes é descarregada no eixo do distribuidor, após passar por trinca quase que impercebível no rotor.

Re: Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 05 Ago 2009, 12:02
por G L O C K
O que seria necessário para eu instalar o distribuidor hall num monza carburado ?

Teria que se manter o módulo de ignição do carburado ou seria usado somente o modulo HEy do distribuidor injetado ?

Alguem tem algum esquem ade ligações a serem feitas ?

Alguém poderia me ajudar pois quero instalar um distribuidor hall no meu carro porque meu aranha não está muito "católico" não.

Desde já agradeço,

Re: Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 07 Ago 2009, 16:51
por TheRipper
G L O C K escreveu:O que seria necessário para eu instalar o distribuidor hall num monza carburado ?

Teria que se manter o módulo de ignição do carburado ou seria usado somente o modulo HEy do distribuidor injetado ?

Alguem tem algum esquem ade ligações a serem feitas ?

Alguém poderia me ajudar pois quero instalar um distribuidor hall no meu carro porque meu aranha não está muito "católico" não.

Desde já agradeço,
Hall só o distribuidor do Kadett GSI, os do Monza EFI usam sensor indutivo, supostamente o módulo HEI converte o sinal senoidal do sensor para uma onda quadrada de 5v. O que você quer fazer exatamente? Usar injeção programável com outro tipo de distribuidor? Ou continuar no carburador?
Porque tanto o distribuidor do Kadett GSI quanto o de Monza/Kadett EFI são fixos, precisam de um módulo para calcular o avanço.

Re: Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 07 Ago 2009, 18:05
por 500EF
Verdade. GM com sensor hall e avanço à vácuo e centrífugo acho que não tem (o meu também é aranha e os dos GSi e MPFI tubarão têm o avanço comandado pelo módulo EKZ).

Nos VW saiu distribuidor hall com avanço à vácuo (exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... avanco-_JM ). Não sei como seria para adaptar nem que vantagem teria...

O seu está ruim em que?

Re: Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 23 Abr 2011, 21:54
por f0lster
Eu queria saber tipo o ponto a 800 850 rpm que deve ser de 10º e um ponto em altas rotações, para eu calcular uma proporção para dar ponto na minha fuel tech. Alguém sabe um valor padrão ou coisa assim? tipo, rotação a 7000 ou 8000 rpm

Re: Como acertar o ponto de ignição Multec 700

Enviado: 24 Abr 2011, 08:01
por Carlos A. Freire
f0lster escreveu:Eu queria saber tipo o ponto a 800 850 rpm que deve ser de 10º e um ponto em altas rotações, para eu calcular uma proporção para dar ponto na minha fuel tech. Alguém sabe um valor padrão ou coisa assim? tipo, rotação a 7000 ou 8000 rpm

No Monza EFI, ao colocar o jumper no conector de diagnóstico para fazer a leitura e ajuste de ponto, caso seja necessário, não haverá mudança no ponto em virtude da rotação. Sem o jumper, o ponto terá correção conforme a situação de carga e rotação do motor, coisa que não temos como prever.

Abs,

Carlos Freire