Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Chegou meu tanque do 96 a alguns dias.... tentei por agua no retorno dele com a ajuda de um litro e saiu borbolha la tmb. kkkk
dai condenei o tanque. mas... uns dias depois abri meu primeiro tanque que eu comprei e comecei os estudos... kkk Meti a enchada nele.. tava nervoso já. kkk

Imagem

Imagem

Liguei uma bomba do monza efi que tenho reserva aqui... e comecei os testes... com 10l e 15lt.
Imagem

Gravei tudo em vídeo:

Posicionei a camera pelo buraco da bóia e consegui ver tudo o que eu precisava... meu cash tank realmente não recebe nada de retorno. da pra ver muito nitidamente nesse vídeo. Detalhe para o outro pre-filtro la dentro do cash. kkkk outro detalhe é que da a entender que meu pescador ta muito alto.. pois tem até espaço pro pré filtro subir e descer... mas isso não interfere tanto como o cashtank nao ser alimentado como deveria.


no segundo vídeo, eu resolvi colocar a mangueira do retorno diretamente por cima do cash tank.. apenas peguei uma mangueira maior que eu tinha e conectei na mangueira de retorno, deixando o retorno atual desabilitado. melhorou muito... poderão ver que o cashtank que esvaziou... ele se manteve no mesmo nível do tanque. o certo era ele se encher e transbordar por cima, mas isso nao acontece porque como eu removi o retorn ooriginal, o sistema fica com um vasamento embaixo.. por onde capta o combustivel externo e oor onde entra o retorno... já melhora 80%, mas poderia ficar melhor se e tivesse feito um T, como vc fez dutra. assim o jato que viria por baixo evitaria do combustivel sair por baixo.


Nesse vídeo já comecou os testes no tanque que eu abri.. de inicio coloquei 10 litros e infelismente o tanque não é capaz de funcionar com 10 litros. 10 litros é o fim da reserva... o volume morto que fica no tanque que ninguem usa. os prociomos 5 litros é o inicio da reserva.. o rafaelo tinha me dito que com 10 litros a boia não marca nada. e com 15 marca reserva. então faz sentido por esses testes que fiz.
Com 15 litros esse tanque q eu pensava que nao prestava, se mostrou funcional. kkkkkkkk ele dava borbolha nos meus tests de ants pq eu soprava, agua e ar ao mesmo tenpo.. dai ele borbulha mesmo la, kkkk


Depois que eu vi, que esse tanque funcionou... dai eu fiquei feliz e imaginei que meu tanque do monza 96 poderia estar bom tmb... dai parti pro teste. coloquei 10 liros pra testar e o resultado me surpriendeu... ele funcionou com 10 litros como se fosse 15. pode ser que ele recebeu uma melhora no retorno.. se observar o cashtank é preto... ainda continua sem a tampinha que o cash do kadett tem, mas funciona muito melhor que o tanque do nmonza 91 que eu abri. outro detalhe é que ele enche em uns 15 segundos... muito rapido comparado ao outro. é como se o buraquinho de entrada fosse mais grande.. pois o jato pe maior... da pra ver que ele cria até uma ondinha ali, e uma das partes dele nem é molhada... ja o outro enche por igual mais suave.. e transborda de igual pra igual tmb.


Esse outro teste ele esta com 15 litros. enche muito mais rapido... uns 8 ou 10 segundos.
então isso quer dizer que estou com um tanque muito bommm!! vo colocar ele no meu monza...


tava pensando em tentar encaixar a tampinha do cash do kadett nele... é de encaixe.
Dutra, pra tu conseguir ver os vídeos vai ter q ter uma conta no YouTube... pq eles estão privadados.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para informações e contribuir com o tópico, certa vez em uma viagem a cidade de Birigui (530km da capital paulista), na volta a São Paulo-SP, parei no posto para abastecer e completar o tanque do meu Monza GLS 96, onde tinha pedido para completar com gasolina e, quando fui ver estava a mangueira de álcool no tanque. Já tinha ido 20 litros de álcool.
Pedi para esvaziar o tanque e colocar apenas gasolina. Então, colocaram o carro no elevador de troca de óleo e tiraram tudo que foi possível tirar com tanque montado no carro. Soltaram a mangueira de diâmetro maior, que vem do bocal e por lá colocaram a mangueira para remoção do combustível.
Ele comentaram que não tinha como secar o tanque desta forma, e ficaria uma pequena quantidade. Montaram a mangueira e baixaram o elevador. Funcionaram o carro e foi funcionando sem nenhuma falha até a bomba de gasolina, onde abasteceram 54 litros. Eu imaginei que não fosse funcionar, mas funcionou bem e sem falhas e sem engasgos. Ainda tiveram de fazer manobra para sair ala de troca de óleo e mais manobra para alinhar com a bomba de gasolina.
Levando em conta que o manual descreve que são 57 litros a capacidade, havia então 3 litros no tanque ou, se for 61 litros como informa o CepChev, havia apenas 8 litros, ambos abaixo dos testes que foram feitos nesses vídeos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dbzronaldo »

interessante sua história. no vídeo do monza 96 ele conseguiu trabalhar com 10 litros muito bem! então desconfio que o volume morto seja menos que 10 litros. eu vou fazer o teste. colocar a boia e colocar 5 litros... depois 6, 7, 8 pra ver até onde esse tanque do monza 96 consegue captar. e vou ver apartir de quantos litros começa a marcar no painel... quando eu fizer esses testes eu postarei aqui.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

legal ronaldo , amanha irei ver os videos , eu tenho uma conta la mas quase nunca uso ,

pois bem , ronaldo , o fator quantidade nao é o unico ou somente o problema em discussão , voce deveria botar o tanque com esses teste numa plataforma movel simulando nas 4 direçoes a atuaçao do cash etc..... o erro de projeto nisso nao é apenas falhar em movimento é tambem como ja acontecia comigo , com apenas reserva ou meio quarto , eu desligava o carro estando parado numa rampa bem inclinada com (frente pra cima), depois de uns 6 ate 10 minutos eu ia dar partida e nao pescava essa quantidade e nisso eu tinha de deixar o carro com a frente pra baixo pra voltar a puxar o combustivel ( entendeu agora o X da questao ??rsrs) , entao a partir dessa situaçao nao é de se estranhar muitos aqui reclamarem das falhas em curvas com baixa quantidade pois o cash foi mal projetado , nas fotos ,videos aqui ou no meu topico mostra isso ,

a questao maior é arrumar um jeito de nao falhar,,,, mesmo com a minima quantia possivel de combustivel ( pois isso altera a verdade de consumo real do monza )

, porisso o meu cai na boca do pescador dentro do pre filtro e o retorno original é apenas pra dar um apoio pra acumular no cash pois como vimos ao desligar o combustivel nao fica retido dentro do cash e é onde eu suspeito de que ,,,,, ( quem sabe algum da linha tubarao tenha uma valvula retentora)

esse cash do monza é grande por demais pra um pre filtro pequeno e o retorno deveria ja cair no centro e nao viajar pelo vao estando aberto em cima ,

esses dias eu tava me recordando do seu video onde espirra o retorno pra fora do cash, acho mas so acho que o meu tinha 50% desse problema porque dava pra escutar o barulho dentro do carro do retorno , mas quando vi o cash ja logo notei que poderia ser aqueles degrais dentro do vao pois de cara com o retorno ja tem 1 e sao 3 ate chegar no centro do cash e sem contar que o cash é aberto e deveria ser fechado

a reserva da linha tuba acredito que seja 7 litros estando com o carro reto , pois 7 litros nao cabe nesse cash , é muita litragem pra ele e o grafico na escala do painel , a reserva ocupa a metade de 1/4 entao se no manual diz 57l ,

57L /4 : 14,25L por quarto / 2 : 7,125L fora o que tem na linha , portanto eu nao vou voltar a comentar um consumo possivel que o meu ja fez antigamente pra nao me chamarem de mentiroso denovo , mas no modo de como alterei meu retorno pra sugar ate o ultimo meio litro possivel eu diria muito satisfeito , ate por demais , mas no modo original e como diz em reportagem , testes , revistas etc,,, eles nao contam o que possivelmente sobra no tanque e na linha , acredito que é media fazendo conta por tempo em alta, parado e mediçao depois de um tempo andando e parado ,

ai eu pergunto o certo nao seria ate o combustivel secar de verdade ??????????

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Só pra informação, uma vez retirei o tanque e antes de retirar gastei o resto que havia até o carro morrer! Quando retirei o tanque haviam apenas 2 litros no tanque, suponho que seja o provável volume morto!
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Na minha humilde opinião, eu acho que depende muito também da posição que o carro se encontra. Por exemplo eu percebo que quando o carro inclina para a direita o ponteiro do medidor abaixa, quando inclina para a esquerda ele sobe. Quando o carro está em declive o ponteiro também sobe e o contrário também abaixa. Isso sempre acontece quando o medidor está apontando abaixo do 1/4. (Classic 90 carburado). Como a cidade que eu moro tem subidas e descidas bem acentuadas é fácil verificar isso. Daí a minha opinião é o que acontece também com o "pescador" dentro do tanque.
Há uns três anos atras eu estava tentando acabar com o álcool do tanque do meu MPFI para voltar na gasolina e saí na Rondon para gastar um pouco do resto que tinha no tanque. Bem andei uns 5 km e o carro parou. (falta de combustível) Passei uma "baita" vergonha por que precisei ser guinchado até a cidade. Com o carro na descida, dei partida, ele funcionou novamente até o posto de abastecimento. (detalhe o guincho deixou o carro na descida).
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Danieldsa15 escreveu: 31 Jul 2018, 19:57 Só pra informação, uma vez retirei o tanque e antes de retirar gastei o resto que havia até o carro morrer! Quando retirei o tanque haviam apenas 2 litros no tanque, suponho que seja o provável volume morto!
eu sempre suspeitei e ate comentei em algum topico porai perdido que é provavel que sobre 2 litros no tanque no fim das contas , se nao for deve chegar perto de 2 litros

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Gilmar Martins escreveu: 31 Jul 2018, 22:37 Na minha humilde opinião, eu acho que depende muito também da posição que o carro se encontra. Por exemplo eu percebo que quando o carro inclina para a direita o ponteiro do medidor abaixa, quando inclina para a esquerda ele sobe. Quando o carro está em declive o ponteiro também sobe e o contrário também abaixa. Isso sempre acontece quando o medidor está apontando abaixo do 1/4. (Classic 90 carburado). Como a cidade que eu moro tem subidas e descidas bem acentuadas é fácil verificar isso. Daí a minha opinião é o que acontece também com o "pescador" dentro do tanque.
Há uns três anos atras eu estava tentando acabar com o álcool do tanque do meu MPFI para voltar na gasolina e saí na Rondon para gastar um pouco do resto que tinha no tanque. Bem andei uns 5 km e o carro parou. (falta de combustível) Passei uma "baita" vergonha por que precisei ser guinchado até a cidade. Com o carro na descida, dei partida, ele funcionou novamente até o posto de abastecimento. (detalhe o guincho deixou o carro na descida).
Abraços,
Gilmar
gilmar , o fato do ponteiro mexer nao é só com o seu ,é com a maioria em razao da boia haver uma haste apontando pra uma direçao fora de centro , com boias de cilindro que apenas sobem e desce as vezes acontece mas é raro pois esta na vertical dentro de um cash-tank moderno do tipo copo e tambem tem o tipo copo com boias de haste so que bem curtas ,

nisso com o movimento e baixa quantidade , dependendo da inclinaçao ira acontecer do ponteiro abaixar ou subir estando abaixo de 4/4 , estranho seria estar com o tanque completo e a boia mexer rsrsrsrsrrsr

poise, comigo era assim mesmo , o carro so pegava com a frente pra baixo , ou seja é a posiçao onde enche o cash com aquele resto

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder