Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A Fiat está com dois novos motores. São os Firefly (vagalumes)
Um tem 3 cilindros (nova tendência em motores mil) e o outro 4 cilindros (1.3 de cilindrada). Ambos não têm mais correia dentada.
Usa agora corrente dupla (da BorgWarner), cuja duração é a mesma do motor. Adeus troca de correia!
O motor de 3 cilindros fornece mais torque em baixa rotação que o motor Fire atual. A potência máxima não impressiona.
Já o motor de 4 cilindros e 1.3l de cilindrada fornece 109 cavalos! É a maior potência dos motores atuais com cilindrada parecida.
Esse de 1.3 tem o tal start/stop, que desliga o motor quando se para o carro. Haja bateria.
O Alternador parece que também é modernoso. Dizem que aproveita a força de inércia do carro. Não imagino como pode ser isso. :?:
O óleo usado, pasmem, é um 0W20!

Se eu gostasse um pouquinho mais do Uno Way (tenho um 2012), acho que até poderia trocar por esse novo Uno que sai agora.
Mas tem algumas características desse carrinho que não me agradam. Uma delas é o barulho do motor. Dizem que esses novos são mais silenciosos e econômicos :(

Abs

Nota: Aí vcs poderiam me perguntar: se não gosta, por que comprou? Era da minha filha, que foi para o exterior e comprei o carro dela, mais para ajudar do que para usar. Fiquei com ele até agora porque é o único carro aqui em casa com o ar condicionado funcionando. 8)
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 29 Set 2016, 12:35, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por Leocastro »

Já o motor de 4 cilindros e 1.3l de cilindrada fornece 109 cavalos! É a maior potência dos motores mil atuais
Mas ai já não é mil, é mil e trezentos! Rs.

Eficiência, mas, vamos ver por quanto tempo a Fiat mantém o motor e as peças.

Vi esses dias um tópico, que a Strada 1.4, tem 3 aplicações diferentes de homocinéticas, para o mesmo ano! Vai entender!?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por José Leal »

É a modernidade.
E a GM continua moscando com esse Família 1...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Mas ai já não é mil, é mil e trezentos! Rs.
Foi maus, Leo! Mas já corrigi. :lol:

Esse motor tem muito mais novidades. Uma delas é o avanço variável de válvulas, que em certas situações, segundo andei lendo, atrasa a abertura ou fechamento em 40 graus!
Isso torna o motor, originalmente de ciclo Otto para ciclo Miller.
Não sei exatamente o que é isso mas dizem que é para melhorar o desempenho ou a economia ou ainda o nível de poluição.
O ruim vai ser achar um mecânico que saiba o que faz pra mexer num treco desses.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por 500EF »

Na verdade comandos variáveis já existem faz muito tempo.

Só que agora é que finalmente está chegando nos carros mais básicos (não dá para chamar um uno que começa em 40.000 dinheiros de popular).

Isso faz muita diferença no funcionamento do motor. É como se ele tivesse um comando super brocha quando quiser economia e comandão esportivo quando quiser desempenho.

Com isso a curva de torque fica bem mais plana.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por vrsilva »

Não me empolgou nem um pouco com esses lançamentos...

Único que estou curioso é um que vi no acelerados em que falaram que reformularam o motor 1.8 do Monza pra usar no novo Cobalt.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por 500EF »

1.8 do cobalt é familia 1...

Não mexeram muita coisa.

Afinaram ainda mais o óleo, parece que subiram a taxa e algumas coisas pequenas do tipo.

Tudo visando economia, para atender o inovar-auto e não perder o "benefício" de não ser mais tributado ainda.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Sobre o "start/stop" fico um pouco na dúvida sobre a utilidade, já que visa a economia, deve ser mais acionado no transito principalmente em congestionamentos, no arranca e para de grandes cidades onde as pessoas estão procurando carros com AC por causa do calor e segurança no transito (parado com muitos carros próximos o calor aumenta). E AÍ COM O MOTOR DESLIGADO O AC PARA DE FUNCIONAR A CADA PARADA? Como manter uma temperatura agradável com esse liga e desliga? O motor de partida vai aguentar?
Entra no centro de BH até a região hospitalar (trajeto que frequentei por muito tempo) você vai arrancar e para pelo menos MIL vezes. Economiza combustível massss troca-se o motor de partida prematuramente? Será!
Monza 91 automático (o melhor)
Responder