Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por WizardMaster »

Bom galera ñ pesquisei nem sei se tem este tutorial no fórum, tbm ñ quero saber :smt005 .
O que pretendo aqui é compartilhar com os amigos e ajudar a galera atual e futura em pequeno, médio e longo prazo, e comemorando a minha volta ao fórum (nossa, como sou moleque) depois de algum tempo fora e como primeiro tuto meu em 2012 venho com este que comecei ontem (03/01/12) às 10:00 e pretendo terminar hj às 13:00, ñ sou profissional, apênas leio o rótulo e aplico dedicação, então vamo que vamo ao tuto que é bem descontraído.
=========================================================================
O que?
Rodas de ferro aro 14 (alguem diga o modelo p/ alterar aqui), com pneus Firestone F77 185/70

Material utilizado
Imagem
Esquerda para direita:
Não necessariamente estas marcas porém recomendo pelo menos os sprays.
1- Perol APC flotador universal F05.
2- Detergente Neutro.
3- Spray Colorgyn Decor preto brilhante (cor a sua escolha).
4- Spray Colorgyn Primer universal.
5- Spray Colorgyn Aluminio alta temperatura (cor a sua escolha).
6- Spray Colorgyn Metallik verniz incolor brilhante.
7- Lixas d'água 3M 320, 220 e 400.
8- Copo medição.
9- Escova de roupas.
10- Pulverizador de pressão prévia guarany.
11- Panos de algodão e microfibra.
12- Iron Cut descontaminante de ferro.
13- Secador de cabelos.
14- Luvas de vinil (apênas na lavgem).
15- Fita crepe 3M Tartan.
16- Jornais.
17- Esponja 3M.
18- Paciência.

Não tenho fotos do processo de lixamento (foi gasto um dia devido a chuva e de duas em duas rodas), mas não tem segredo, primeiro podem lixarcom a 220 depois com 320 para tirar os arranhões maiores e dar acabamento, lixei até demais na maior parte retirei tudo, tinha uma tinta prata depois preta porcima do ferro sem primer nem nda, resultado, ficou na "alma de ferro" mas sou enjoado com essas coisas acabo estrapolando :smt005. Depois a lavagem para remoção de sujidades, descontaminação da peça e secagem com panos. Aqui a unica que tirei no dia que lixei as danadas.
Imagem
Aqui ja limpas e como podem ver essa parte cinza não é tinta é ferro :smt005 :lol: , me disseram que ñ preciza lixar tanto assim mas ja sabem como sou né.
Imagem
Imagem
Imagem

Mascaramento dos pneus, da um trabalinho mas é bem legal.Usem os jornais e a fita crepe
Imagem
Esquentei as rodas antes e depois da aplicação do primer e tinta, estavam muito geladas devido a chuva e frio aqui em Goiás que ñ para (graças a Deus), mas tbm por recomendação do rótudo que diz "não aplicar em temperaturas menores de 18ºC ou com alta umidade relativa do ar..." caso o fassam use o secador em posição quente.
Imagem
Aplicada primeira camada do primer spray em movimento cruzado a +/- 20cm de distância.
Imagem
Enquanto seca caso queiram, e eu o fiz, passei primer +/- no tambor de freio, nem lixei, só passei pano úmido mas da próxima farei uma pintura melhor neles.
Imagem
Primer aplicado em duas demãos.
Imagem
Pintados com spray aluminio alta temperatura em duas demãos.
Imagem
Imagem
Voltando as rodas, segunda demão de primer aplicada e pronto para lixar, neste processo usem a lixa 400 como indicado no rótulo, não precisa água aqui e nem força, a ideia é deixar toda a superfície lisa, feito isso limpe cada canto da roda com pano, preferência de micro fibra ou material que não deixe fiapos.
Imagem
Mais uma pausa p/ secagem. Comprei 16 parafusos para subistituir os velhos que eram de tamanhos diferentes e meio espanados.
Imagem
Antigos.
Imagem
Agora vamos a pintura, spray preto brilhante a uns 20cm da roda pintando cruzado na primeira demão, respeitanto o tempo de secagem indicado no rótulo, eu fiz duas demãos, fica a seu critério.
Imagem
Uma roda ja concluida.
Imagem
As duas prontas ( lente da câmera estava suja :smt005 ).
Imagem
Faltando apênas o verniz.
Imagem
Spray verniz aplicado em duas demãos caprichadas também cruzado, aparência esbranquiçada mas é o flash desrregulado.
Imagem
Imagem
Deixei secar no quarto fechado e anoite coloquei no lugar as rodas, na verdade estava com um receio em deixar o carro suspenso por 2 macacos sanfona durante a noite.Mas podem deixar secar conforme tempo indicado no rótulo.
Aqui o tambor de freio ja passado verniz spray em duas demãos.
Imagem
Apliquei WD-40 nos furos dos parafusos e tbm nos mesmos.
Imagem
Obs.: Pintar cruzado é uma técnica que caracterisa-se em pintar uma peça da direita para a esquerda em seguida de baixo para sima assim facilitando a ancoragem (adesão) da tinta aqui o fiz só na primeira demão de tinta, primer e verniz. No site da corlorgin na aba "dicas de uso" tem bastante informação consultem http://www.colorgin.com.br/

Amanha posto fotos de como ficaram as rodas traseiras, e farei a segunda parte do tutorial com as rodas dianteiras e pinças de freio.
E tbm alguns extras que postarei aqui.

No mais obrigado pela atenção e desculpem se o tutorial não ficou tão bom é que não tenho muita experiência.
Porém valeu o trabalho tanto com as rodas quanto com a montagem do tutorial e fica a experiência adquirida.
Abs a todos que por aqui passar.


2° Parte do tutorial.(postado 06/01/12)
As fotos a seguir são das duas rodas traseiras ja prontas e secas.
Imagem
Imagem
Imagem
Ao fundo um irmão tuba de São Paulo.
Imagem
Imagem
Aproveitei p/ "jogar" uma tinta alta temp. no escape. :smt023
Imagem
E aqui mais uma escapada do tema, retirei a antiga "antena" e a surpresa, só faltou nascer uma arvore ali.
Imagem
Imagem
Vamos ao que interessa, aqui a limpeza das rodas/pneu.
Imagem
Antes
Imagem
Imagem
Durante
Imagem
Depois
Imagem
Imagem
Imagem
Enquanto seca vamos a arte.Aqui lixei com 220, limpei descontaminei as pinças de freio e todo o conjunto. Sequei e vim com um resto de tinta colorgin metallik dourado que tinha, fiz mais p/ teste p ver se descasca, passei 2 demãos em cada lado e tbm de verniz (até onde ñ precizava).
Imagem
Imagem
Iron cut descontaminante de ferro em ação, precizavam ver a inhaca que saiu.
Imagem
Devolta as rodas, aqui pneus ja mascarados.
Imagem
Primer, tinta e verniz aplicados com os mesmos procedimentos da parte um.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Antena shark ja fixa.
Imagem
Aqui anoite com tudo seco.
Imagem

Ainda ñ conseguí tirar as fotos das rodas juntas e instaladas, mas amanha vou dar um banho daqueles no filhote e tiro as fotos, isso se ñ chover como hj

Até!
Editado pela última vez por WizardMaster em 06 Jan 2012, 01:45, em um total de 5 vezes.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Fred Santos
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 10 Nov 2011, 12:50
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por Fred Santos »

Cara tá de parabens :smt038 :smt038 :smt038 to de olho nesse tuto, não deixa de postar o resultado final e como ficou no monzão
Só uma duvida não entendir, como e isso de pintar cruzado (e que não entendo muito disso de pintura :smt017 :smt017)
Valeu :smt023 :smt023
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por WizardMaster »

Fred Santos
Muito obrigado Fred, é muito motivador!
Estou indo neste momento virar o monza p/ fazer os pneus da frente (garageme streita é canseira).
Quanto a pintar cruzado, li uma vez que usando este método é melhor p/ a ancoragem (adesão) da tinta, acabo de colocar uma observação no fim do tópico explicando como o fazer, realmente havia deixado a desejar essa tecnica, obrigado por me lembrar.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
marmita87
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 91
Registrado em: 07 Jul 2011, 22:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por marmita87 »

Parabéns! Serviço bem feito, porém se fosse eu pintaria as rodas de prata. Volto a repetir, pra mim rodas pretas matam o carro, a não ser que se use calotas por cima!! Questão de gosto. :smt017
Quando as pessoas me perguntavam: Porque você gasta tanto dinheiro no seu carro? Eu olhava p/ eles e apenas sorria!!
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por WizardMaster »

Vlw marmita, ja eu ñ gosto de rodas de ferro prata, mas é questão de gosto mesmo.
Obrigado por comentar pq este tópico a galera só ta olhando, ja foram 125 exibições e nem p/ elogiarem a trabalheira =/
Zueira galera fassam o que bem entender.

Abs.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por gleidson »

parabéns amigo!! sei como é trabalhoso essas coisas kkkk

gostei muito do resultado.... :smt023
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por RicardoDS »

Belo trabalho!

Eu teria pintado de prata lunar. Aí pra fechar o pacote, calotinhas de centro de roda do chevette (aquelas pretinhas pequenas). :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tutorial: Pintura de rodas de ferro.

Mensagem não lida por teste »

Mano que trampo em... a roda fico 0km .. otimo serviço.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Responder